30 plantas seguras para cães e gatos
Se você ainda não surtou neste 2020, não esta vivendo este ano direito! Dito isso, fica o questionamento: o que fez de diferente neste período de distanciamento social?
Cortou a franja? Viu todos os vídeos DIY (do it yourself – faça você mesmo) no YouTube? Fez um jardim? Opa, que plantas você pôs lá? Vamos conferir se elas convivem com cães e gatos?
Nem toda planta pode ser cultivada em locais onde os cães e gatos têm acesso, pelo risco de intoxicação. Algumas podem inclusive ser fatais para eles. Outras, podem até não intoxicar, mas podem causar doenças, como as roseiras que apesar de não serem tóxicas, podem causar esporotricose nos gatos. O risco esta no caule e espinhos das roseiras e não as rosas. Por isso é muito importante ficar atento na escolha das plantas.
Mas como a gente quer todo mundo com jardim lindo e convivendo muito bem com gatinhos e catioríenos, listamos aqui algumas plantas seguras, de acordo com o site ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals – Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade com os Animais). Confira a lista das 30 plantas mais comuns!
1- Violeta

2- Peperomia obtusifolia

3- Areca bambu

4- planta confete

5- Pata de elefante

6- Marantas

7- Clorofito

8- Suculentas

9- Cacto zebra

10- Pellionia pulchra

11- Rabo de burro

12- Pilea Microphylla

13- Pilea involucrata P

14- Cissus rhombifolia (cipó uva)

15- Camedórea-elegante

Achou que tinha acabado? Claro que não! Essas 15 são as mais conhecidas e é provável que você até tenha no jardim de casa.
- Rhapis flabelliformis
- Renda portuguesa
- Bananeira
- samambaia
- Bromelias
- Gérbera
- Platycerium bifurcatum
- Veludo roxo
- Morango selvagem
- Girassol
- Laranja Calamondin
- Columnea (gold fish)
- Samambaia de botão
- Calatheas
- Orquídeas
Sobre as orquídeas, sabemos que existem diversas classificações e o site ASPA não informa se é apenas a “Phalaenopsis sp” ou outros tipos. Se não se sentir seguro, não tenha essa espécie, mas caso contrário, vale seguir essa classificação específica.
Importante:
Quando digo que essas plantas não fazem mal aos cães e gatos, ainda assim é importante você observar o comportamento do seu bichinho. Se o seu amigo peludo tem o hábito de comer muitas plantinhas, recomendo que não tenha de fácil acesso a eles. Essas plantas não são tóxicas, mas também não fazem parte do cardápio alimentar de cães e gatos e comer em excesso, podem causar problemas de saúde para eles.
Se você ficou curioso para saber quais outras plantas a ASPCA catalogou como não tóxicas, basta clicar aqui no caso da listagem dos gatos e aqui para saber dos cachorros. Na listagem acima, eu fiz o match entre as duas listas e são plantas comuns a cães e gatos.
No próprio link tem a listagem de plantas tóxicas também. De qualquer forma, reforço que também temos um resumo das plantas comuns TÓXICAS para cães e gatos, que você confere clicando aqui.
Dica bônus: planos de saúde pet
Quando acontecem intoxicações ou acidentes, às vezes o tratamento pode sair bastante oneroso, incluindo até diárias de internação. Por isso, além de prevenir, pode ser interessante também ter um Plano de Saúde Pet para contar nestes casos. Neste link a gente lista alguns parceiros que, além de oferecer descontos, também doam parte da renda para o Amigo Não se Compra.
Ou seja: você protege a saúde do seu bichinho, economiza no bolso e ainda ajuda os peludinhos do Amigo Não se Compra a conseguirem um lar para chamar de seu!
E aí, animou de montar um jardim agora? Tem algumas dessas plantinhas na sua casa? Me conta aqui nos comentários!
Até a próxima! 🌱
Texto editado em 21/01/2021

Eliane S.M Cascais
Ótima matéria gostei muito as minhas gato e cachorro adoram comer erva cidreira.
Fabiana Xavier
Olá, Eliane!
Fico muito feliz em saber que ajudamos! Até onde tenho conhecimento, a erva cidreira também não é tóxica para cães e gatos, mas sugiro conferir na lista ASPCA se realmente não tem risco. 😉
Um abraço!
Ana C.
Nós outros sites que eu vi a orquidea está citada como altamente tóxica para gatos 😐
Fabiana Xavier
Oi, Ana!
Será que é pelo tipo da orquídea? O site ASPCA informa que não é tóxica: https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/toxic-and-non-toxic-plants/phalaenopsis-orchid
Eles não especificam, mas pode ser este típo específico. Na dúvida, vou editar o texto e acrescentar a informação.
Um abraço!
Claudia
Samambaia é bem tóxica…
Amigo Não se Compra
Oi, Claudia!
Seguimos as informações do site ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals – Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade com os Animais) e segundo eles, não é tóxica: https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/toxic-and-non-toxic-plants/boston-fern
Mas caso não se sinta confortável em ter samambaias em casa, o melhor é evitar mesmo ou ter e deixar longe do alcance dos seus amigos peludos. 🙂
Um abraço!
Janaina
A samambaia americana é a única não tóxica, talvez por isso tenha sido listada na sua fonte. As demais são tóxicas… E se não me engano a violeta comum também é tóxica, mas existe uma espécie que tem nome científico de violeta e é segura, infelizmente não me lembro o nome.
Fabiana Xavier
Olá, Janaina!
Na dúvida, a recomendação é essa mesma de manter longe, onde os bichinhos não tenham acesso ou em apartamento, que é mais difícil mantê-los longe, o negócio é optar por outras espécies. 🙂
Obrigada pela contribuição!
Um abraço!
Ingrid
Somente a samambaia americana.nao é tóxica
Priscila
Olá
Ótimo artigo.
Meu gato sempre come as pontinhas da minha samambaia…
Alguns dizem que é tóxico outros dizem que não….
Tenho uma enorme duvida sobre isso já pensei em até me desfazer de minhas samambaias…
Poderia me dizer se há algum perigo de intoxicação?
Muito obrigada.
Fabiana Xavier
Olá, Priscila!
O artigo diz que não há risco de intoxicação (https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/toxic-and-non-toxic-plants/boston-fern), no entanto, uma usuária comentou acima que acredita que sim, é tóxico. Eu recomendaria consultar seu veterinário de confiança, caso fique muito na dúvida.
Mas assim, folha de milho não é tóxico para gatos e eu tenho 3 aqui em casa. 2 deles, quando comem passam mal. Então, mesmo sem ser considerado tóxico, eu não os deixo comer porque sei que são intolerantes a folhas de milho.
Um abraço!
Pingback: 10 dicas para segurança do seu gato - Redes de Proteção em Curitiba
tefa raro
Há alguns equivocos aí.. ao generalizar suculentas e samambaia (que são tóxicas) e violeta também, consta em todas as listagens que já vi, como tóxica.
Acho que não pode generalizar uma especie como liberada, se é somente uma variedade que não é tóxica.
É só um alerta.
Eliane Tavares
Cuidado!! Li em outros sites (o da Petz por exemplo) que a violeta é bastante tóxica para gatos. Acho que vale a pena revisar esse artigo em nome do bem estar dos bichanos ⬛.
Juliana
A suculenta colar-de-pérolas também é tóxica e está listada acima como se não fosse…
Adriana
Uma dúvida,acabei de comprar um lírio da paz para por no quarto porém vi que é tóxica para cachorro.A toxidade é feita pelo ar ou só ingerindo?
Coloquei uma mudas na lada também,dois lugares que ela dorme o tempo todo.