Enforcadores com garras de metal: um instrumento desnecessário

Já falamos aqui sobre a importância de usar coleiras com guia nos passeios com seu cãozinho. Entre os diversos tipos de coleiras disponíveis no mercado, existem vários modelos de enforcadores, sendo o mais tradicional feito de metal, com garras do mesmo material.

O enforcador é uma espécie de coleira com guia já acoplada, com um dispositivo tipo nó falso, cujo objetivo é travar o cachorro. Quando ele puxa a guia, o dispositivo aperta ao redor do pescoço e, por instinto, o cão deveria parar.

Quando possuem garras, os enforcadores são considerados mais eficientes, pois a pressão destas contra a pele do cão causa um desconforto maior que apenas o estrangulamento, teoricamente impedindo que ele insista em puxar. Mas na verdade, o enforcador com garras de metal não foi pensado pra ser usado desta forma. A maneira correta de usá-lo seria com as garras para fora, de modo a proteger o cão do ataque de lobos e onças, que mordem diretamente o pescoço. Hoje em dia essa utilidade já não existe mais nos centros urbanos, então as garras transformaram-se em meros enfeites. Mas muitas pessoas desavisadas acreditam que elas devem ser usadas viradas para dentro, para aumentar o controle sobre o animal. E é aí que começa o problema.

Se o cão continuar a puxar, as garras irão cravar em sua pele, causando ferimentos. E, em alguns casos, a dor pode não ser suficiente para fazer o cão parar.

Por mais que possuam instinto de proteção e autopreservação, cães são como crianças, ou seja, nem sempre têm capacidade de avaliar todos os riscos e envolvidos numa situação e muito menos prever as consequências. Sob um estímulo suficientemente forte – por exemplo, a presença de outro animal, um susto causado por barulho alto ou a visão de alguém querido a distância – um cão pode puxar a guia com todas as suas forças, mesmo sentindo desconforto ou dor.

Olha como esse cão se machucou por conta do enforcador com garras

Neste caso, se estiver usando um enforcador com garras de metal, quanto mais o cão puxar, mais fundo elas penetrarão em sua pele, podendo causar sérias lesões. Além das feridas já serem graves o suficiente, podem infeccionar se não forem tratadas, causando outros problemas. E, se uma área é continuamente lesionada, pode acabar criando chagas permanentes que, certamente, tornarão o problema mais grave.

É fato que alguns cachorros, principalmente de grande porte, são difíceis de controlar. Mas utilizando técnicas de adestramento e reforço positivo você pode conseguir bons resultados sem comprometer a integridade física do seu cão.

E, se não houver outra maneira, utilize enforcadores sem garras – e sempre com a indicação e orientação de um adestrador, nunca por conta própria. Porém, tome muito cuidado: a guia do enforcador nunca pode ser puxada para cima, pois pode causar morte por estrangulamento. Quando puxar a guia, o faça sempre para a frente ou a lateral. E nunca use nada que possa ferir seu animal. Afinal, você não precisa de um instrumento de tortura para controlar seu amigo.

Agora que você já sabe que não deve usar enforcadores com garras, que tal ver aqui qual o melhor tipo de coleira para o seu cãozinho?

 

 

Leave a Reply

18 Comentários

  1. Pingback: Qual o melhor tipo de coleira para o meu cão? | Amigo não se compra

  2. Juliana

    -
    -12

    Bom, gostaria de corrigir a matéria e quem utiliza esse modelo de enforcador. As garras desse modelo são apenas como “enfeite”, se assim podemos dizer, sendo utilizadas para o LADO DE FORA do pescoço do seu cachorro.
    Muitas pessoas se enganam utilizando-as com as garras para dentro e é claro que isso vai machucar, e muito, o pobre cão que só está indo passear ou sendo adestrado.
    Antes de utilizar qualquer produto em seu cão procure saber o seu uso correto para não machucá-lo.

  3. Olá Juliana, você tem razão! As garras foram criadas para protegerem o cão do ataque de outros animais, e não para serem usadas para dentro. Atualmente, elas são totalmente desnecessárias. Editamos o texto e acrescentamos essa informação, para evitar qualquer dúvida. Obrigada pelo comentário!

  4. Pingback: Depoimento: uma grande mudança no passeio com os cães! | Amigo não se compra

  5. WILLIAM

    O famoso: MIMIMI. O meu cão sem esse tipo de enforcador sai arrastando qualquer um que o leve para passear. Como o enforcador, ele anda bonitinho do seu lado. O simples fato de existir a chance dele puxar com toda força não torna esse enforcador inútil. Se assim fosse, os remédios que tem risco de causar efeitos colaterais graves com chance de 0,01% não deveriam ser usados, pois há o risco. NADA A VER!

    • Sara

      -
      -10

      Se o seu cão sai arrastando qualquer um que leve ele para passear sem o enfocador. É porque você não adestrou ele, então a culpa dele andar puxando e não andar bonitinho é sua.

    • Você não deveria ter cão, melhor não sair com ele a usar esse tipo de coleira… Existem enforcadores sem dentes e de tecido, que não machucam…

  6. Bruna Letícia

    é cada uma que aparece na internet.. Procurem se informar mais, está é uma coleira fabricada na Alemanha cujo seu funcionamento é ADESTRAR E EDUCAR seu cão, seu nome é Prong Collar ou Training Collar, ela usada inversamente perde total função de apertar o pescoço do cão pois ela trava, se tornando inútil apenas para enfeite como alguns citaram ai, ela é feita sim para ser usada com as garras para dentro, porém ela é utilizada para adestramento e passeios com os cães, e não pra ficar de coleira. No caso do cão da imagem como estão dizendo que foi um enforcador com garras que fez isso o que pode ter ocorrido com esse cão é ele ter ficado preso com parte da guia para baixo (onde a corrente fica presa) por muito tempo e sozinho, e na tentativa de se livrar do enforcador ele acabou se ferindo… Porém, não foi isso que aconteceu, pois essa imagem está em sites japoneses (se não sabem a língua japonesa, peça alguém que saiba para ler para vocês), onde lá eles utilizam outros meios de tortura para cães, pois se vocês não sabem, lá eles comem a carne dos cães e utilizam todo o tipo de maus tratos que vocês nem sonham.

    • Antônio Oliveira

      Exatamente Bruna Letícia, essa matéria é de pessoas que desconhecem o material da Herm Sprenger, não sabem sua funcionalidade e como utilizar corretamente, deveriam procurar conhecer sua funcionalidade para melhor citar o caso, essa foto não parece de forma alguma ter sido com uso da Prong Collar Herm Sprenger, e sim uma outra qualquer paralela de qualidade bem inferior e utilizada da forma errada e no momento errado, pois a original não tem pontas ou quinas vivas para fazer isso, é arredondada provocando apenas desconforto, menos até que enforcador ou guia unificada se utilizada da forma correta e não essa carnificina como na imagem.

  7. PAULO ENRICO PRADO CAVALLINI

    Ow, sério fora cães selecionados.para serem chuchus oque vc cria?

  8. Fábio

    nas mãos de quem não sabe usar da maneira certa isso acaba machucando o cão mesmo.

  9. claudio

    meu cão é de porte médio, muito forte american buly. foi adestrado durante um ano ele só caminha com esse colar, basta dar toque na guia e ele para e volta a caminhar ao lado da pessoa, tudo é questão de saber como lidar com o teu cão. por mais que seja adestrado eu não arrisco em sair com ele na rua sem guia. vamos nos informar mais antes de dizer qualquer coisa.

  10. Pedro Passe

    Meus dois pastores utilizam a carrana, do jeito que é para ser usada, com os grampos virados para dentro, nenhum deles nunca se machucou, pois são educados e acostumados a andar nas ruas ao meu lado ou atrás de mim, sem puxar a guia. Qualquer coleira pode machucar ou matar um cão, afinal são ferramentas, tudo depende da habilidade de quem as utiliza, na minha opinião o artigo é desinformativo e preconceituoso.

    • Antônio Oliveira

      Concordo plenamente Pedro Passe, ótimo comentário, também tenho um pastor alemão fêmea e uso da mesma forma.

  11. dadad

    quanta desinformação propagada ,meu deus.

  12. Marco

    Tenho a leve impressão de que o criador deste conteúdo não pesquisou o suficiente. O colar para dentro não é utilizado para ferir o cão, ele serve como educador , em especial para raças de grande porte, suas pontas não perfuram,apenas causam um leve desconforto que impõe limites no cão. Não utilize imagens sensacionalistas para propagar o “politicamente correto”, o enforcador SEM garras feriu meu Pastor Alemão, pois o atrito com a pelagem estava causando a queda da mesma, o enforcador COM garras além de me dar mais controle , ele também é estático, o que impede o atrito com a pele e possíveis feridas.

Next ArticleQual o melhor tipo de coleira para o meu cão?