Veja 6 ideias para incentivar a adoção de animais

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estipula que no Brasil existem cerca de 30 milhões de animais abandonados (segundo dados de 2013), desses, estima-se que 10 milhões são gatos e 20 milhões são cães.

Como solucionar esse problema gigantesco que só tende a aumentar?

É obvio que a castração é a melhor solução para evitar que tenhamos novos animais vivendo nas ruas, mas como resolver o problema dos animais que já estão nos abrigos super lotados? Como acolher os animas das ruas? São 30 milhões, existe lar para todos?

Nós já demos neste post aqui 8 sugestões tanto para empresários quanto para pessoas físicas, de como incentivar a adoção. Hoje vamos dar mais 6 novas sugestões para que cada um consiga fazer sua parte.

1-Casamento também é lugar de cachorro

adoção

Vai se casar? Que tal substituir as tradicionais fotos com o buquê por fotos com cães fofinhos disponíveis para adoção?

Você pode entrar em contato com ONGs e protetores e eles podem escolher alguns peludos sociáveis com estranhos para levar no dia do casamento.

No momento das fotos com as madrinhas, padrinhos, noivos, vocês podem segurar alguns peludos. Eu tenho certeza que você vai ter o álbum de fotos mais bonito do mundo!

O convidado que se interessar por um peludo, pode conversar com o protetor da ONG responsável e levar para casa no mesmo dia.

2-Troque os presentes de aniversário por ração para animais carentes

Já parou para pensar em quantos presentes desnecessários ganhamos? Alguns que nunca vamos usar, outros que temos que trocar porque é simplesmente impossível usar! (risos)

Enquanto isso, vários abrigos passam por problemas sérios de manutenção. O custo é sempre muito alto, porque não se trata apenas de dar ração e água limpa. Normalmente os animais chegam muito debilitados e os custos com as clínicas veterinárias são bem altos.

Pensa que legal no convite de aniversário, você pedir para as pessoas levarem ração ao invés de presente? O processo de entrega é bem simples, você pode entrar em contato com a ONG e eles podem ir buscar ou se você mesmo pode levar até a ONG escolhida. Com certeza encher a barriguinha de muitos peludos vai te fazer mais feliz do que ganhar mais um par de meias ou outra caneca.

3-Faça uma ação com uma ONG

Para fazer uma ação igual, converse com um protetor e com o administrador de um shopping. Mas o local pode ser ajustado, vocês podem realizar em um parque por exemplo. O importante é fazer com que vários peludos consigam uma adoção de humano que se comprometa a amar e cuidar dos pequenos para sempre!

Essa ação linda foi realizada pela ONG Viva Bicho, não é de emocionar? ❤

4-Empresário, dê uma folga em caso de morte do animal do colaborador

Só quem teve um peludo sabe a dor que é quando eles se vão. É muito difícil ir trabalhar sabendo que seu melhor amigo acabou de partir, as vezes de forma muito dolorosa.

Você que é empresário, podia ceder um dia de folga para que o seu colaborador se recupere dessa perda e possa ir trabalhar no dia seguinte com as emoções mais em ordem. E olha, não é ideia exclusiva minha não, em Curitiba já existe um projeto do vereador Professor Galdino (PSDB) aguardando para ver votado.

5-Empresário, permita um animal uma vez por mês no escritório

Trabalhar com metas, juros, prazos, muitas vezes pode ser algo estressante. Que tal mudar o ambiente, pode ser numa sexta-feira, e permitir que algum colega leve seu peludo para passar o dia no escritório?

Eu tenho certeza que o ambiente vai ficar leve e afinal, o que pode aliviar o estresse do que passar a mão em peludo? Você não terá gastos e o contato com animais pode despertar o interesse em alguém adotar um cachorro.

6-Faça o “mural dos focinhos”

Seja na faculdade ou no trabalho, você pode colocar umas fotos de cães e gatos que estão disponíveis para adoção juntamente com o contato do protetor responsável pelo animal. Você pode imprimir fotos dos peludos do nosso site.

O importante é que as fotos fiquem em um local onde todos tenham acesso, pode ser na cozinha, na área do café, onde a empresa permitir.

Todos podemos fazer a diferença na vida desses pequenos. É preciso se comprometer, buscar um pouco da responsabilidade pra si. Além das dicas que demos hoje, apadrinhe um animal em um abrigo, castre um animal de rua e evite novas ninhadas sem lar, compartilhe os peludos nas redes sociais, faça sua parte!

Todos juntos, podemos mais!
Banner Amigo adotar

Leave a Reply

3 Comentários

  1. Claudia

    Que surpresa agradável este blog! Há 30 anos na causa animal, sempre adotando e tentando recolocar lindos peludos que buscam uma família; ótimas sua idéias, iniciativa genial, me sinto feliz em cada vez mais sentir que nossa causa não é mais tão solitária. Obrigada e muito sucesso!!!

    • Fabiana Xavier

      Claudia, você não está sozinha!
      Nós estamos há 4 anos fazendo um trabalho onde divulgamos animais para adoção, damos dicas de como cuidar e socializar para que a devolução dos peludos seja cada vez menor.
      Nos orgulhamos em ter ao longo desse tempo, mais de 600 peludos adotados através da nossa página!
      Parabéns por estar há 30 anos nessa causa, que sabemos que não é fácil!
      Divulgue com a gente também! :)))
      Um abraço!

  2. Fabiana Xavier

    Claudia, você não está sozinha!
    Nós estamos há 4 anos fazendo um trabalho onde divulgamos animais para adoção, damos dicas de como cuidar e socializar para que a devolução dos peludos seja cada vez menor.
    Nos orgulhamos em ter ao longo desse tempo, mais de 600 peludos adotados através da nossa página!
    Parabéns por estar há 30 anos nessa causa, que sabemos que não é fácil!
    Divulgue com a gente também! :)))
    Um abraço!

Next ArticleVeja o resultado da campanha "Adote pelo Amigo e ganhe um brinde Cat Club"