5 vezes em que os animais deram exemplos de humanidade
Os animais são considerados seres irracionais, mas isso não os torna seres menos sencientes (resumidamente: capacidade de sofrer, sentir prazer ou felicidade).
Apesar da classificação de irracionalidade, o que observamos nos dias atuais são animais cada vez mais inteligentes e com uma capacidade de sentimentos que alguns humanos não são capazes. Veja a seguir algumas situações em que os animais foram mais humanos que muitas pessoas.
“O que mais me atrai nos animais é que eles não usam palavras, eles usam sentimentos!”
Essa frase dita por Chico Xavier traduz muito o mundo animal e porque temos tanto a aprender com eles. Nós somos os seres que raciocinam aqui, somos nós que devemos treiná-los e ensinar truques de como eles podem ser melhores, mas o que acontece na grande parte das vezes é que ao observamos essas bolinhas pelos lindas, aprendemos infinitamente mais.
Veja 7 vezes em que os animais nos deram exemplos e nos mostraram como podemos ser melhores!
1-Empatia
Quem nunca passou por uma situação difícil na vida? Em muitas dessas situações eu garanto que mesmo você que tem mais de mil amigos no Facebook não quis ou não pode contar com a ajuda de ninguém.
Os animais têm uma capacidade incrível de perceber quando alguma coisa não vai bem com a gente. Eles se achegam mais, ficam mais dóceis e é comprovado que o próprio contato com o animal tem ação terapêutica.
A maioria das pessoas não pergunta como você está, nem está disposta a ouvir seus problemas e em muitas vezes, menos propensa ainda em ajudar, mas aquele peludo quase fala com você, não é incrível? A demonstração de afeto faz parte do ser humano, mas por algum motivo estamos perdendo essa capacidade de nos colocar no lugar do outro e os animais têm se achegado cada vez mais.
2-Fidelidade
Quem é mais fiel: homem ou mulher?
Pense nessa frase, sem conotação sexual porque fidelidade vai muito além disso. Já conviveu com uma pessoa e depois descobriu que ela nunca foi sua amiga e estava convivendo com você por algum interesse? Já abriu o peito pra um amigo e ele jogou todas as suas intimidades no ventilador? Alguém já falou “conte sempre comigo” mas na hora H, fingiu que nem era com ele?
Eu tenho certeza que pelo menos em uma dessas situações ou você presenciou ou viveu na pele! Fora tantas outras que você deve ter guardadinha só pra você.
Em contra partida, você já visitou algum abrigo de animais? Por um acaso viu um cachorro morder outro para que ele não fosse escolhido na adoção? Muitas pessoas simplesmente abandonam seus bichos quando eles ficam velhos ou doentes. Descartam como jornal lido no dia anterior mesmo, mas você já viu algum animal ir embora de casa porque cansou das manias malucas de seus donos? E se você falar que os gatos gostam da casa e não das pessoas, você precisa ler muito nosso blog pra entender de uma vez por todas que isso é um mito deslavado!
Um cachorro não abandona o outro na rua, por exemplo. Os gatos de rua dividem seus alimentos, que poucos hein.
Então, em resposta a minha pergunta eu digo: os animais são mais fiéis.
3-Doação
Doar coisas é muito fácil, até porque só damos aquilo que não queremos mais. Doar tempo, carinho, afeto, principalmente se for à um desconhecido é que é difícil. Mas sabe o que anda acontecendo por aí? Tem peludinho se doando a tal ponto, que tem adotado filhotinhos de outras raças como sendo seus!
Conversei com a médica veterinária, Drª Leticia Maria Ciani de Medeiros Anraku sobre isso e o que dizer? É simplesmente lindo! Algumas fêmeas castradas há anos chegam a produzir leite para alimentar o filhote adotado e mesmo sendo animais de raças diferentes, esse leite é muito bom para o bebê e contém nutrientes fundamentais para seu desenvolvimento. Se foi a própria fêmea que demonstrou interesse, pode e deve ser incentivado sem problemas.
Veja esse vídeo de uma cadelinha que adotou dois gatinhos que foram abandonados na rua.
4-Pacificidade
Já notou como as pessoas andam violentas? E não estou falando só dos altos índices de assaltos e crimes gerais que tem aumentado no país não, na própria internet estamos vivendo uma era que você só pode falar se for para concordar com alguém. Se você tiver algum pensamento contrário, sai de baixo! É xingamento, é preconceito, é racismo, ameaça de morte, tem páginas tirando print e fazendo novo post pra zombar e denegrir o próprio seguidor, são tantos casos que foram classificados de haters da internet.
Agora me diz, em que momento um gato ou cachorro agrediu alguém furtivamente por diversão? E olha que os ditos humanos fazem isso direto hein. Basta abrir nosso site e ler os históricos dos peludos que estão para adoção. A grande maioria sofreu agressão física, muitas vezes severas, ficando cego, tendo que ser amputado, enfim, os humanos não tem limites quanto a isso.
Ah, mas eles também brigam, caçam. Ok. Demarcação de território, busca por fêmeas e… Não tem mais. E os humanos, agridem por quais motivos? Algumas pessoas excluem outras porque as outras por sua cor, estado, aparência, vocês podem completar a lista. O que eu nunca vi foi um animal excluir outros por motivos de diferenças, nem de raça como vimos no vídeo acima.
5-Inocência
Será que seria tão ruim assim a gente se tornar um pouco mais puro? Nenhuma criança nasce com sentimentos ruins, alguns dirão que a vida a torna assim, outros que somos o reflexo do todo ou ainda que nos tornamos o resultado do contexto geral da sociedade. Seja lá o que for, não quero entrar em questões políticas, econômicas e sociais (apesar de estar ciente de ter levantado essa bola, rs) Somos seres racionais ou não? Esse rumo que estamos seguindo, claramente não está dando certo. Por que não dar um voto de confiança e esperar o melhor? Por que não ser menos maldoso.
Que linda a inocência daquele gatinho que dorme de barriguinha peludinha pra cima (a espera de um humano que vai cair na cilada), que lindo aquele cachorrinho brincando com as crianças. A pergunta que fica realmente é, por que não? Vamos sim nos permitir esperar o melhor do outro, assim como os peludos esperam de nós.
Seja a pessoa que seu bicho acha que você é!
Certeza que vou já ouviu essa frase em algum lugar, mas é isso. Os animais estão cada vez nos mostrando os caminho certo, o caminho do bem, vamos pegar essa carona e ir com tudo. Vamos ser melhores, praticar o bem, ajudar, mudar! Vamos ser humanos!
E aí gostou do post de hoje?
Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados, até lá! ❤