Como ter um pet em um micro espaço
Acho que desde que o ex- presidente Fernando Collor de Mello sofreu impeachment não temos tantas mudanças tanto na política, quanto na economia. Isso tem gerado um número de desemprego preocupante. Aí você me pergunta: “mas não é um blog sobre animais?” Sim, mas com o número de desempregos, aumento da ração e dos custos gerais de medicamentos, das consultas nas clínicas veterinárias, muitas pessoas simplesmente estão abandonando seus animais.
Muitas pessoas têm sido obrigadas a se mudar e na maioria das vezes, para lugares menores e alegam que não tem como levar seus bichos. Hoje vamos dar dicas de como mudar mas sem deixar seus peludos para trás. Nossas dicas serão sobre como ter um peludo em pequenos espaços, fique ligado!
O processo de mudança é sempre complicado, principalmente pra quem precisar ir para um lugar menor. Agora imagina mudar para um lugar menor e ainda levar 4 gatos, 2 cachorros ou mais bichos! Eu sei que não é fácil, mas vamos ajudar nesse processo para que toda família possa continuar unida!
Eu sei que na hora de se mudar, principalmente se o motivo da mudança for financeiro, é bem provável que o novo endereço mais barato seja também menor, mas isso não impede que todos possam viver em harmonia, ao contrário, quanto menor mais aconchegante!
Como aconchegar um gato ao novo lar
Os gatos não amam as casas como uns dizem, é que eles não gostam mesmo é de mudanças. Tanto é que basta lavar a caminha deles e já levam um certo pra dormir tranquilamente lá.
Gatos tem verdadeira adoração por arranhadores e em casas pequenas realmente fica difícil colocar um arranhador na sala. Mas isso não quer dizer que seu gatinho não mereça ter um. Aí vão alguns modelos verticais para você se inspirar!
Ao lado esquerdo temos um modelo que fica preso na quina da parede, já ao lado direito é um modelo que fica fixado nos móveis.
Ao lado esquerdo temos um modelo de canto para sofás e ao lado direito um modelo pode até ficar dependurado na maçaneta da porta.
Achei esse modelo de arranhador super fofo porque além da finalidade básica, ele fica lindo na decoração.
Outra coisa que você pode fazer numa casa pequena, é utilizar prateleiras. Gatos amam ficar no alto, e se eles tiverem um lugarzinho só para eles, não vão mexer nas suas coisas. Até porque, sei bem que em casas pequenas usamos a parte de cima dos armários para guardar umas coisas que usamos com pouca frequência. Veja a seguir umas dicas de como colocar prateleiras!
Você pode colar na área de serviço, lateral de alguma escada, corredor, enfim, qualquer cantinho! O que mais me chamou atenção foi a última foto, à direita, as prateleiras tem gavetas! Achei muito bom! Já dá pra guardar uns sachês, petiscos, cartão de vacinação ou o que mais você quizer.
Caixas de areia costumam ser pequenas, mas pra quem tem mais de um gatinho, as vezes fica difícil organizar em pequenos espaços. Esses modelos solucionam muitos problemas.
Essas caixas de areia são perfeitas para pouco espaço! São com cantoneira, então, você pode colocar em qualquer cantinho. Aqui tem mais modelos de caixas de areia, modelos lindos e funcionais!
Cuidando do cachorro na casa nova
Os cachorros são bem mais fáceis de adaptar no quesito espaço. Mesmo que eles sejam grandes, não costumam pular nas coisas e almejar os lugares altos. Alguns ficam super tranquilos deitados no sofá enquanto aguardam sua chegada.
Mas não é por isso que não mereçam atenção. Se ele for filho único então, pode ficar muito entediado em um local pequeno sem espaço para correr. Por isso alguns cuidados são necessários.
É super importante separar um cantinho que pode ser na varanda, área de serviço, cozinha ou até mesmo banheiro para colocar o tapete higiênico.
Esse modelo à esquerda como vocês podem ver, você pode colocar ou não um cone. As vezes o cachorro estranha o lugar e pode fazer xixi fora do tapete, esse cone estimula urinar no lugar certo. Fora que, os machos normalmente fazem o xixi de pé, então essa é uma forma mais barata de ter sempre um cone em casa.
O segundo modelo, à direita, o cone é totalmente móvel. E se você notar a parte de cima do tapete é encaixada. Se você deixar o tapete no banheiro, pode até ir trocando essa parte de cima por outras cores e ir combinando com o tapetinho do banheiro.
Outra coisa importante é que você deve levar o seu cachorro para passear pelo menos uma vez ao dia, o ideal seriam três vezes. Essas caminhadas são importantes para ele se exercitar, fazer seu cocozinho e se distrair um pouco.
Uma dica super legal para pouco espaço, é aproveitar seus móveis para fazer de caminha para seu cachorro. Se ele for de porte pequeno, tudo bem, qualquer caminha cabe em qualquer espaço, mas os maiores e em caso de ter mais de um, qualquer economia de espaço já está valendo!
Confesso que amei essa caminha do aparador vermelho! Fofa demais! Com bom gosto e boa vontade, cabe todo mundo e confortavelmente!
Vale lembrar que abandono de animais é crime passível de pena! Pense bem antes de se mudar, se o novo lar não tem espaço para seus peludos, procure outras opções, tenho certeza que você vai conseguir encontrar uma casa bacana que caibam todos.
Sem contar que a maioria dos animais que são deixados em abrigos, nunca são adotados. Quase todo mundo prefere os bebês, o que resta para eles são micro cabine divididas com outras dezenas de animais e a lembrança dos belos dias que estiveram juntos. O animal não vai conseguir entender o que aconteceu para ele ter parado ali, pode desenvolver várias doenças devido a depressão e pode vir a falecer por isso.
Nunca abandone quem só te trás alegrias! Seja leal ao seu melhor amigo, como ele sempre foi a você!
Se mesmo assim ainda tiver dúvidas de como as pessoas fazem essa transição, leia esse lindo depoimento da Ana Maria Lobo. Ela se mudou de Manaus para o Rio de Janeiro e levou consigo seu melhor amigo, um cachorro fila enorme!
Tudo termina bem quando é feito com amor, carinho e dedicação!
Nós não podemos perder a esperança e independente de partidos políticos, vamos superar essa crise!
E aí, já passou por algo semelhante? Conta pra gente sua história aqui nos comentários!
Espero que tenham gostado do post de hoje!
Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados, até lá! ✈🏡
Fontes:
- http://www.petcompre.com.br/produtos_det.asp?cod_produto=14741&r=1&p=produtos&c=82&od=R&a1=lanc
- http://naoesqueci.com.br/?p=11315
- http://lili-gata.blogspot.com.br/2013/11/o-que-voce-deve-levar-em-consideracao.html?m=1
- http://sosanimalcomamor.blogspot.com.br/2015_08_01_archive.html
- http://bichoamado.blogspot.com.br/2015/12/5-brinquedos-para-seu-gato-que-voce.html
- http://maesdefelinos.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html
- http://mariliamoscoublog.blogspot.com.br/2013_01_01_archive.html
- http://www.detalhesmagicos.com.br/loucos-por-gatos/
- https://www.smartpet.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_categoria=42&codigo_produto=7417
- http://www.petix.com.br/liteira-gatos-triangular-rosa-atacado
- http://www.caesonline.com/por-que-meu-cao-nao-gosta-de-tapete-higienico/
- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-741012714-sanitario-canino-kit-macho-sanitario-hidrante-pipi-pode-_JM
- http://morarkallas.com.br/index.php/2016/02/adapte-seu-apartamento-para-oferecer-mais-conforto-aos-pets/
- http://gnt.globo.com/casa-e-decoracao/materias/moveis-de-casa-viram-cama-de-cachorro.htm#galeria_3179=1
Paty
Nossa, acho um absurdo gente que se muda e abandona os animais, eles são parte da família!
Acho que esse é o abandono mais cruel.
Amei as dicas dos arranhadores.
bj
Fabiana Xavier
Olá Paty!
Realmente, é muito cruel! Mas infelizmente é uma prática mais comum do que se pode imaginar, por isso falamos tanto na responsabilidade ao adotar. Abandono de animais é crime, passível a multa e detenção.
Sobre os arranhadores, são mesmo muito fofos! Lindos e funcionais! Mesmo quem tem a casa grande mas não quer colocar aqueles modelos enormes, esses atendem bem as necessidades dos gatinhos!
Fico muito feliz por seu comentário! Continue acompanhando nosso blog!
Abraços!