Como escolher um bom adotante

Você resgatou aquele cão ou gato, cuidou dele até ficar saudável e agora quer garantir que ele seja feliz para o resto da vida, certo? Então estamos aqui pra te ajudar!

Não dá pra garantir 100%, mas separamos 8 dicas que vão facilitar a escolha de um adotante que dê ao bichinho o carinho e os cuidados que ele merece:

 

1) Faça uma entrevista com o candidato à adoção.

Pergunte por que ele pretende adotá-lo, se já tem ou teve outros animais, se possui recursos financeiros pra arcar com um eventual tratamento. Veja aqui algumas boas perguntas a se fazer.

 

2) Observe o modo como a pessoa trata o animal.

Se pega com cuidado, se parece ter nojo, se expressa carinho. A linguagem não-verbal muitas vezes mostra se a pessoa está sendo sincera.

 

3) Peça ao adotante que assine um Termo de Responsabilidade

Clique aqui para baixar um modelo. Se ele se recusar a assiná-lo, desconfie!

 

4) Peça documento e comprovante de residência do adotante.

Essa medida garante que as informações do Termo de Responsabilidade estejam corretas, e realmente fazem o adotante se sentir mais comprometido.

 

5) Se possível, visite o local onde o bicho irá viver.

Assim você pode ver se há espaço e ambiente apropriados. Caso o ambiente seja inapropriado, explique ao adotante o que ele precisa adaptar (espaço, higiene do local, segurança) para garantir o bem-estar do bichinho. Se o adotante se negar a receber sua visita, desconfie! Ele pode estar querendo adotar um animal para rinhas, procriação e venda (especialmente os de raça), rituais etc.

 

6) Antes de doar, providencie a castração do animal.

Ou, se o animal ainda não estiver na idade certa, o adotante deverá se comprometer a fazê-lo quando chegar o momento. Se o candidato à adoção desejar um animal não castrado, explique a importância da esterilização. Caso contrário, ele poderá deixar a gata ou cadela terem filhotes, o que invariavelmente aumenta o número de animais abandonados. Ou pior: ele pode estar buscando animais para procriar, atividade que comumente implica maus-tratos.

 

7) Tenha cuidado especial com pedidos para filhotes de gato preto.

Eles são comumente usados em rituais religiosos, especialmente os não-castrados. Parece exagero, mas até as ONGs e CCZs evitam doar animais às vésperas de sexta-feira 13, porque o risco realmente existe!

Cartaz de conscientização sobre gatos pretos

 

8) Faça um acompanhamento dos animais adotados.

Ligue periodicamente para saber como foi a adaptação do animal, se está bem de saúde e se o animal foi castrado ao atingir 6 meses (no caso dos que foram doados com menos idade).

 

Se você está achando que todas essas dicas são um exagero, acredite: não são! Casais que desejam adotar uma criança humana são avaliados por mais de 1 ano até estarem aptos a ser pais adotivos. Então, gastar algumas horinhas pra garantir uma boa família para o cão ou gato não custa nada, né?

Fonte: http://www.institutoninarosa.org.br

 

Leave a Reply

20 Comentários

  1. Luciane Paraiso Rocha

    Gostaria de divulgar essas dicas pelo face, como faço. gostaria de divulgá-las assim na íntegra e não somente o site. Por favor consertem o arquivo com as perguntas tentei acessá-lo e não consegui.
    Obrigada pela atenção.

    • admin

      Oi Luciane, obrigada por avisar! O link já foi corrigido.

      Obrigado também por ajudar a divulgar essas dicas, elas são muito importante principalmente para os “resgatantes” de primeira viagem… :o)

    • Simone Gomes da Silva

      Tem uma cachorra que foi jogada aqui no prédio não temos condições de ficar com ela uma moça passou de carro e jogou aqui ela teve cria de 5cachrrihos graças a Deus conceguimos doa mas ela continua aqui e uma cachorra mansa carinhosa e brincalhona queremos ajudar um dono pra ela pra ela não pegar cria e. Nem sofrer nas mãos dos outro porque tem gente aqui do prédio que não gosta dela

  2. Alvaro Ferreira

    Oi professora Luciane, boa tarde.
    Preciso de um HELP!
    Agradeço contato.
    Abç.
    Alvaro L. Ferreira
    Graduando/História/UFES
    af1340@hotmail.com

  3. Daniela

    Olá, meu nome é Daniela, tenho uma vira-latas adulta com uns cinco anos de idade.
    Estou desesperada porque não tenho mais condições de ficar com ela.
    Antes que me julguem, eu estou tentando fazer o que posso, mas sem êxito.
    Eu era casada quando adotamos a Preta, ela era novinha, mas o destino não foi tão feliz assim.
    Quando me divorciei, vim pra casa de minha mãe( que é casa alugada e com muitas pessoas vivendo dentro), também não tinha espaço, Preta ficou com meu ex marido por 6 meses, depois ele não a quis mais e como nosso relacionamento não estava bem eu tive que pegá-la novamente.
    Nesse tempo minha mãe conseguiu alugar uma casinha com um espaço a mais então eu pude ficar tranquila por um bom tempo.
    Mas agora a casa em que moramos a dona pediu pois irá vendê-la, então mais uma vez minha mãe alugou uma pequena casa sem espaço.
    Estamos para nos mudar Sexta-feira 30/06/17 e ninguém quer ficar com ela.
    Não sei o que fazer, não quero abandoná-la, mas não sei o que fazer. Me ajudem por favor.
    Moro aqui em Recife.
    Se alguém tiver como adotá-la vou me sentir Félix, pois realmente estou desesperada.
    Preta é uma cadela muito animada, gosta de brincar como qualquer cão e é carinhosa tbm.
    Ela nunca pariu

    • Olá, Daniela!

      Realmente é uma situação muito complicada, mas gostaria de salientar que abandono de animais é crime passível desde pagamento de cesta básica a prisão.
      Há alternativas, como você está com a posse da cadelinha é responsável por ela. Então deve ser a responsável por encontrar um novo lar. Você pode divulgá-la aqui no nosso blog: http://www.amigonaosecompra.com.br. Há também a opção de conseguir um lar temporário até que consiga um lar definitivo, você também pode hospedá-la em um hotelzinho para animais ou mesmo combinar com uma babá de animais um preço especial até que ela consiga um lar definitivo.
      Vamos ficar na torcida por vocês.
      Um abraço!

    • Fábio Oliveira

      Conseguiu doar?
      Acontece algo parecido comigo, o que mais incomoda eh que se meus cachorros fossem de raca ia chover gente, ja que o pessoal ate paga bem em cachorro de raca

      • Mara Salete Mendes

        Quero doar minha Shitzu de 4 anos. Ela é preto e branco. Foi castrada há um ano. Ela é obediente , gosta de brincar com seus bichinhos , meias mas comigo. Não tenho condições de leva lá a rua e moramos num apartamento sem varanda. Ela fica triste e entediada. Me sinto mal de vê lá sofrer.

  4. Thais

    Oi Gosteria de doar um cãozinho que achei na rua pois na minha residencia não posso ficar com ele,colocamos nome ele se chama Max é macho porte médio raça vira lata,ele é muito dócil e tem 7meses,por favor desejo alguém que cuide dele com todo carinho e amor

    • Amigo Não se Compra

      Olá, Thais!

      Parabéns por resgatá-lo e possibibilitar à ele uma vida digna!
      Você pode colocá-lo para adoção em nosso site: http://www.amigonaosecompra.com.br.
      Não esqueça de seguir nossas dicas antes de entregá-lo para a pessoa definitivamente.

      Um abraço,

  5. Elizabeth

    Bom dia! Apareceu aqui na loja uuns 15 dias um cachorro arrastando uma corrente e esta muito apertada no pescoço sem coleira!Magro fraco com diarreia vomitando simplesmente olhou para mim e deitou pedobdo ajuda.
    Eu não posso ver estas coisas corri ajudei pedi para uma vizinha da loja me ajudar cuidamos dele tiramos todos as dezenas de carrapatos esta forte deve ter no máximo 1ano e meio.
    Eu não posso ficar com ele tenho vários gatos em casa e cachorros e fico o dia aqui naloja
    A Katia que esta me ajudando tem 14 gatos e 4 cachorros .
    Ele esta dormingo numa garagem próximo da loja e durante o dia fica aqui mas não da pra ele ficar aqui dentro amarrado o dia todo tem cliente que gista mas outros não mesmo ele sendo um fofo é meigo fica quietinho só chora para ir fazer a necessidades ele não faz se agente não levar fica pedindo muito inteligente
    Por favor me ajudem achar um.lar responsável ele merece.
    Muito Grata!

  6. Regiane

    Olá, boa noite!
    Moro na zona leste /SP e gostaria de doar o meu cachorro , ele já está comigo há 6 anos, eu resgatei da rua, era para ter um lar temporário e no fim acabou ficando.
    No entanto, eu precisei me mudar, engravidei e ele ficou na casa térrea da minha mãe.
    Ela é muito ciumento em relação a mim e a minha mãe e qq oportunidade q ele tem ele escapa pelo portão, e fica rondando a rua por alguns minutos e depois entra. Isso acabou ficando rotineiro, a ponto de quem passar por perto do portão ou se aproximar da minha mãe ele começa a latir e esbravejar, obviamente as pessoas ficam com muito medo.
    E minha mãe, por já de uma certa idade não consegue impor com ele e não deixar sair.
    Ele tem porte médio, sem raça definida, é peludo parece até da família de um poodle, mas qdo tosamos ele, lembra até um pouco um Pitbull, mas não é.
    Ele adora brincar com garrafas pet, toma muita água, ração da marca Chips Magnus e recebe petiscos.
    Recebeu vacina das campanhas, mas minha mãe como tutora nos últimos anos, não teve coragem de levar ele para castrar.
    Gostaria de saber se alguém q goste de cachorros sem raça definida e com paciência de adaptá-lo em um novo lar e tomar as devidas providências para que ele seja bem cuidado e não passe frio, fome e sede.
    Nome dele é Bob.

    Regiane

  7. Simone Gomes da Silva

    Onde moramos e prédio SDhu essa cachorra e grande já procurei pessoas pra ficar com ela e difícil porque aqui e mas prédio do que casa ela já tem nome e Lindinha por favor nos ajuda arrumar uma família pra ela obrigado que Deus abençoe a todos

  8. Lúcia Silva

    José Ricardo é dócil, preto, grande, é castrado e tem saúde. Mas está perdendo peso porque estou sem condições de comprar a ração dele. Come muito. Tenho 50 anos sem renda e sem perspectiva de emprego. Só eu e Deus sabe o que sinto sabendo que Zé está passando fome. Moramos em Recife, no cordeiro.

  9. PATRICIA BONASSIO MANUEL

    Boa Tarde! estou com uma cadelinha que esta com 10 meses e no Cio, colocamos o nome de fufu, cuidamos dela para não ser abandonada e agora precisamos doar, ficaremos em um apto e não tenho condição de cuidar

    Como pode ajudar?

    Grata

  10. Lissandra

    Olá tenho um pastor suíço, ele se chama zeus tem 7 anos e não posso ficar com ele mais , estou morando em apartamento e por não poder pegar sol esta vindo a ter problemas na pele como deu mo exame q seria fungos, ja fiz tratamento ficou curado , mais por não pode levo- lo durante o dia para pegar um sol esta voltando ,preciso de alguém q desse amor e carinho

  11. Valdenire Santos

    Boa noite
    Preciso urgente doar uma cadela Chow Chow. Ela deve ter uns cinco anos e é cega.
    A família que está com ela não tem condições de cuidar, estão desempregados e vivem de bico.
    Eu compro a ração, dou água, mas estou perto de me mudar e meu coração dói em pensar em deixar ela aqui morrendo de fome e sede.
    Não tenho como levar pois a casa da minha mãe já tem três cachorros. Sei que ela já ficou longos períodos sem comer e estava pelo e osso.
    Ela é muito dócil e nem late, não recebe nenhuma atenção e fica jogada no canto.

Next ArticlePerguntas para entrevistar um adotante