Aprenda como evitar o mau cheiro do xixi e cocô do gato

Todo mundo que está acostumado com gatinhos sabe como é simples cuidar de um, mas pra quem está começando nesse mundo felino tudo parece muito estranho.

Coisas que parecem simples como cuidar de uma mera caixa de areia pode ter seus segredos para os novatos. Então vamos lá, desvendar esse mundo a princípio tão novo e diferente. Vamos aprender como deixar a casa cheirosinha livre da “essência” de cocô de gato e como deixar o lar bem leve repleto da alegria felina! Ah sim, acho válida a leitura mesmo pra quem já tem seus peludinhos, pois temos dicas fresquinhas, vem conferir!

Quando a gente adota um gatinho, independente da idade, nossos primeiros pensamentos são: comprar ração, potes de água e comida, uma cama, brinquedos e caixa de areia. Só que a partir do momento em que os dias vão passando, algumas dificuldades podem aparecer, por exemplo: como limpar a casa? O que fazer com tanto pelo que fica no ar? Como me livrar do cheiro de cocô e xixi que pode ficar no ar? Então, vamos responder essas dúvidas!

Como tirar os pelos dos gatos da casa

Se você observar contra o sol deve ver uns pelinhos voando pela casa, varrer só levanta mais os pelos e aspirador de pó até funciona mas dá preguiça de usar todo dia, “peraí” se eu tiver um gato, vou ter que varrer a casa todos os dias?

Não, até porque ninguém tem tempo de varrer a casa todos os dias. Então vamos às dicas!

  • Escove seu gatinho com frequência (Isso evita que ele engula muitos pelos. Engolir muitos pelos pode atrapalhar o fluxo intestinal e/ou provocar vômitos. Existem várias escovas no mercado de vários materiais, mas pelo que observei a melhor se chama Furminator. Você encontra dela em várias pet shops por uma média de R$150,00.);
  • Caso não tenha condições de comprar um Furminator, passar um pano macio e seco no gatinho também reduz muito os pelos voadores (risos);
  • Forre os pelos da vassoura com um pedaço de meias calças usadas (Elas retiram não só a poeira mas também os pelos que ficam grudados no tecido. Você pode inclusive usar a meia calça em um cabide que ficam ótimos para retirar aquelas teias de aranha que ficam lá no alto.);
  • Use luvas de borracha, essas amarelas de limpeza pesada, para retirar os pelos de almofadas, estofados, tapetes, sofás, cama e onde mais tiver pelos (Basta vestir as luvas e com as próprias mãos ir passando nos locais onde tem pelos que irão sair como mágica!).

Sobre as luvas de borracha, eu sinto uma alegria tão grande assistindo esse vídeo! Não consigo nem mensurar! Hahaha… Assistam!

https://youtu.be/4sOw1fZ0P-Y

Aqui tem mais umas dicas de como tirar os pelos dos bichinhos da casa e aqui mais umas dicas de como limpar a casa,  como por exemplo, falamos sobre a importância em separar os panos de chão por cômodo. Vale muito a pena a leitura também.

Receitas caseiras para reduzir o cheiro de xixi

Então, eu participo de alguns grupos nas redes sociais e nessa troca de informações descobri umas coisas bem legais que podem abafar o cheiro do xixi e cocô, vejam:

  • Aplique um pouco de bicarbonato de sódio na areia para não deixar cheiro principalmente nos dias de chuva pois a areia fica úmida. Salpique o bicarbonato por cima da areia;
  • Use água oxigenada com bicarbonato de sódio na limpeza da casa e bandeja de areia, é ótimo pra eliminar o cheiro de xixi e pode usar até em tecidos;
  • Vinagre diluído em água, ou bicarbonato de sódio, água e vinagre (Cuidado, porque vinagre e bicarbonato fervem um pouco, mas tiram manchas, cheiro e limpam);
  • Água sanitária ou cloro diluído em água.

Agora, observe essa lindeza de foto:
farinha mandiocaEssa foto foi gentilmente doada por um amigo chamado Felipe Lopes. Ele utiliza farinha de mandioca no lugar de areia higiênica e garante que não fica com cheiro algum, já os torrões, está claro que ficam bem fáceis de serem retirados.

Há também quem faça uma mistura de farinha de mandioca grossa com areia higiênica e garante que além de formar torrões de xixi, como mostra a foto, o cheio reduz muito!

Nesse caso deve-se colocar um quilo de farinha de mandioca grossa no fundo da bandeja e depois joga por cima a areia higiênica. Quando o gato fizer xixi, a mandioca do fundo da bandeja vai formar os torrões e sem contar que ao tapar a urina, o gatinho mesmo vai fazendo a mistura da areia com a mandioca.

Se desejar, ainda pode acrescentar a essa mistura de areia e mandioca, o bicarbonato. Mais ou menos uma colher de sopa sobre essa mistura por caixa de areia.

Existem outros tipos de areia sanitária também, como as sílicas, granulados de argila, madeira e outros. Confira  aqui os diversos tipos de areia higiênica e veja quais são as melhores tanto para você e seu gatinho.

Cuidados de sempre

Todo mundo ama uma casa cheirosa! Nada melhor que entrar em um banheiro perfumado!

Imagina, sentar em um vaso sujo, fedido e se limpar com papel higiênico usado? Não dá né? O mesmo sente um gato quando a caixa de areia está suja.

A gente já explicou aqui o motivo do gato esconder suas fezes e sabendo desse hábito, precisamos deixar areia em quantidade suficiente para que ele consiga fazer isso. Não basta ter areia na caixinha, é precisa que tenha bastante e mais:

  • Sempre verifique se caixa de areia tem alguma sujeirinha (urina ou cocô) e limpe. Não deixe as fezes e urina acumulando na caixa, pois isso pode fazer com eles procurem outros locais limpos na casa para fazer suas necessidades, como tapetes e carpetes;
  • Certifique-se de que a caixa de areia tenha bastante areia. Isso é importante porque eles gostam de tapar suas necessidades e com pouca areia ficam incomodados;
  • Retire a sujeira logo que perceber que está suja, assim como não é legal usar um vaso sujo, os gatos também não gostam de usar a caixa suja. Alguns animais até se recusam a usar a caixa quando tem muita sujeira e isso pode causar alguns problemas de saúde como problemas renais, fora o cheiro forte que vai ficar na sua casa;
  • Retirar e trocar toda a areia pelo menos uma vez na semana e lavar com sabão neutro e cloro a caixinha. Não esqueça de secar bem antes de colocar nova areia e deixar a caixa livre para seu gatinho.

Algumas coisas parecem besteira mas não são. Fiquei uma semana fazendo uma pequena reforma aqui em casa e tive que mudar a caixa de areia da minha Ruby do lugar. Foi terrível! Ela simplesmente não conseguia fazer nem xixi com a caixa em lugar diferente do de costume. Eu tive que colocar caixa de areia no lugar de sempre na hora do almoço dos pedreiros para ela conseguir fazer xixi no meio do dia. Foi assim a semana toda! No meu caso, foi só por uns dias e eu estava em casa observando, mas imagina quando precisam ficar em um lugar diferente por motivo de viagem por exemplo?

Não acho a situação chata nem cansativa, acho preocupante em relação a eles. Precisamos sempre estar atentos a todos os sinais que eles apresentam. No meu caso foi apenas um gato, mais fácil observar se fez ou não xixi, mas quando são dois ou três? O truque? Espalhe caixas de areia por toda a casa e observe quais estão sendo mais usadas e depois retire as que sempre estão limpas, afinal, é sinal de que não gostaram do lugar escolhido.

Opte por ter pelo menos uma caixa a mais em relação ao número de gatos na casa. Exemplo, tem um gato, tenha ao menos duas caixas de areia. Se você tem dois gatos tenha pelo menos três caixas de areia e assim segue.

Mas assim, se você for colher a urina ou as fezes na hora que eles tiverem acabado fazer, vai ser ruim retirar pois não dará tempo de se formar os torrões, mas não deixe lá acumulando. Aguarde uns minutos e recolha. Mas aí você deve estar pensando: “não tenho esse tempo todo, saio cedinho e chego somente a noite.” Sem problemas, siga as orientações da quantidade de caixas de areia e limpe antes de ir trabalhar e assim que chegar. Antes de dormir deixe a caixa limpa também e nos dias que estiver em casa, como fim de semana, limpe sempre que observar que está suja.

Não esqueça de lavar bem as mãos com sabão após manusear a caixa. Esfregue entre os dedos, palma e costas das mãos e punho. Fique tranquilo, é mais fácil você contrair toxoplasmose comendo carne mal passada do que através do seu gato. Cuide da sua higiene, da higiene da sua casa que você não correrá nenhuma chance de contaminação.

Espero que tenham gostado do post de hoje!

Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados para vocês!

E aí, tem algum truque que você usa que não citamos para abafar o cheiro do pipi do seu gatinho? Conta pra gente aqui nos comentários!

Até semana que vem! 😉

Leave a Reply

55 Comentários

  1. Mariana

    E quando vc faz TUDO isso e mesmo assim a gatinha só faz xixi fora da caixinha??

    • Fabiana Xavierr

      Oi Mari,

      A gatinha em questão é filha única ou tem outros irmãos? É castrada?
      Abs

      • Eliel Gonçalves

        Olá. Estou com um gato de em média 2 meses de idade. E gostaria de saber qual alimento e ideal para ele.
        E também como faço pra ele fazer as necessidades dele em local apropriado.
        Desde já agradeço a atenção.

        • Emeli

          Eu tô com dois gatinhos de 1 mês, comprei sachê para filhote, amasso bem e dou pra eles, já estão ficando pesadinhos. Comprei o leite pra desmama (não é o leite vaca) que se encontra em qualquer loja para pets, no caso os meus não gostaram. Alguns minutos depois de dá comida colocava eles na caixa de areia, depois de algumas vezes eles já estavam indo sozinhos

    • ROSEMBERG

      Gostaria se saber como eu fasso pra desinfeguita a coxa da cama que o Kato fez cocô?

    • Lucineide

      Olá Mariana, quando ela fizer xixi no chão , você coloca um papel absorvente no xixi depois coloca o papel dentro da caixinha , cobre com um pouco de areia, depois coloca a gatinha pra cheirar
      Espero que der certo

  2. Tiago Miguel

    Me mudei e agora estou sozinho com a minha gatinha, a casa é menor e não foi problema pra ela usar a caixinha de areia, o ruim é o cheiro que fica e percebi que usar pinos de madeira específico para gatos é melhor que a areia, mas o cheiro ainda não está 100% livre de odor, queria saber se você ou alguém sabe se aqueles ozonizadores e ionizadores de ar são eficazes pra purificar o ar. Obrigado!

    • Fabiana Xavier

      Olá Tiago, tudo bem?
      Vou ficar te devendo essa, desculpa! Eu nunca usei e não posso opinar sobre esse assunto. Mas envie um e-mail para os fabricantes, explique sua situação e veja o que eles te indicam.
      O que posso fazer no momento, é te dar uma receitinha caseira que ajuda a eliminar esse cheiro, anota aí:
      1 litro de água
      1/2 copo de vinagre de álcool
      1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
      1/4 de álcool líquido
      1 colher de sopa de amaciante
      Misture tudo em um recipiente e passe no local que deseja eliminar o cheiro com a ajuda de um pano. Pode ser utilizado em toda a casa, incluindo área externa.
      Depois nos conte se ajudou.
      Abraços!

  3. Marlene

    Obrigada pelas dicas. Após experimentá-las, te dou retorno.

    Abraço,

    Marlene

    • Fabiana Xavier

      Isso Marlene, não deixe de contar pra gente os resultados!

      Abraços!

  4. ROSANGELA ADUSINDA MARCANDALLI

    Eu uso o Fresh Litter da EasyPet e House, pode colocar um pouco embaixo ou em cima da areia normal… Tenho 2 gatas e uma Persa é uma Maine Coon, a Persa tem uma desinteria crônica dá p imaginar? foi o único produto q resolveu o problema… Super indico….

    • Fabiana Xavier

      Olá Rosangela,
      Que legal seu comentário, tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas!
      Valeu pela dica! 🙂

      Um abraço!

  5. Leila Brandalise

    Temos dois gatinhos filhotes uma menina é um menino, a gatinha desde o começa faz suas necessidades na caixa de madeira, e o gatinho no tapete o coco e a urina no tapete da cozinha. Pergunto como ajudar ele a fazer no lugar correto? Será que tenho que comprar outra caixa para ele? Qual a sugestão de vcs.

    • Fabiana Xavier

      Olá Leila, tudo bem?
      Primeiro precisamos saber quantas caixas de areia você tem em casa, o ideal é que seja sempre o número de gatos mais uma ou o dobro.
      2 gatos= 3 ou 4 caixas de areia.
      Outra dica é você colocar as caixas em locais diferentes para ver onde ele mais gosta de usar. Pode ser que onde está a gatinha se sente segura para usar mas o gatinho não. Depois é só observar quais caixas foram mais usadas e deixar nos locais mais usados.
      Deixar a areia sempre limpa também é importante, gatos não gostam de usar a caixinha suja, então se ele chegar e já tiver com xixi ou coco pode preferir fazer no tapete, que é o lugar que você limpa toda hora.
      É importante também, que você pegue o coco dele e coloque na caixa de areia e deixe lá pra ele sentir o cheiro e assimilar que é ali que ele deve fazer.
      Não bata, não grite e não esfregue o gatinho no xixi ou coco, agressividade só gera traumas e não soluciona o problema.
      Tente essas dicas por um dias e depois nos diga se funcionou!
      Se tiver mais dúvidas, é só escrever pra gente!
      Um abraço!

  6. Maria

    Boa tarde.
    A pesquisar sobre o assunto.
    Não tenho pets, até gosto mas não tenho tempo para eles.
    Preciso de ajuda, meu vizinho tem meia dúzia de gatos, até aí tudo bem. Acontece que nossas casas são germinada e os pelos e o cheiro invadem minha casa de forma a ficar insuportável. Não quero ter problemas com os vizinho mas tô vendo a hora que terei que falar. Já enchie a casa de desodorizador, bom ar tudo que posso, mas o cheiro está impregnado em casa. Socorro o que faço?

    • Fabiana Xavier

      Olá Maria,
      Entendo que sua situação seja bem delicada, converse com seu vizinho com calma, paciência e explique que o cheiro dos peludos dele está indo para sua casa.
      Sugira que ele lave a área interna e externa com essa misturinha:
      1 litro de água
      1/2 copo de vinagre de álcool
      1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
      1/4 de álcool líquido
      1 colher de sopa de amaciante
      Misture tudo em um recipiente e passe no local que deseja eliminar o cheiro com a ajuda de um pano. Pode ser utilizado em toda a casa, incluindo área externa.
      Tenho certeza que vai ajudar! 🙂
      Um abraço!

      • Suzana Soares

        Posso utilizar essa mistura em um borrifador como se fosse bom ar?
        É que já uso a caixa de areia com farinha de mandioca, ajuda, mas as vezes meus dois gatinhos empesteiam o ar, e se usar o bom ar normal, aquele de mercado, só se misturam os cheiros ficando ainda pior.
        Será que essa misturinha resolveria?

        • Fabiana Xavier

          Olá, Suzana!

          Eu não testei essa misturinha com essa finalidade, mas se você testar, depois volta pra nos contar se deu certo. 😉

          Um abraço!

      • RIAN BATISTA

        Boa tarde essa dica até me ajuda um pouco tendo em vista que não tenho gatos sou muito alérgico mais minha avó se mudou para a casa de meus tios em outra cidade deixou a casa para eu tomar conta junto um brinde de pelo menos 20 gatos como ela estava bem doentinha pediu para que eu cuidasse da casa mais estou passando um sufuco preciso de uma ajuda urgente os gatos ainda não arrumei alguém para ficar mais alguns já foram embora devido a ausencia dela

  7. alessandra

    Amei as dicas! Vou testar a da farinha de mandioca amanha mesmo!
    Eu tenho tres gatos adultos, todos castrados e 3 caixas de areia o problema é que eles queriam usar a mesma caixa pra fazer as necessidades e usar as outras 2 só pra ficarem deitados lá (eles tem cama). Deixei só uma caixa. Voce acha que isso pode trazer algum problema de saude pra eles? Moro em apartamento.

    • Fabiana Xavier

      Olá Alessandra,
      Os gatinhos tem dessas mesmo, rs.
      Onde você mora faz calor? Muitas vezes eles optam pela caixa para dormir porque a areia está limpa e fica mais fresca.
      De qualquer forma eu indicaria você a manter as 3 caixas. Eles são muito independentes e hoje só usam uma, mas amanhã podem resolver que não querem mais dividir a caixinha e se começarem a segurar a urina aguardando você limpar a caixa para eles usarem, pode causar uma infecção urinária.
      Um abraço!

  8. Rosemary

    Olá,a pedido do marido para “economizar ” areia,pediu para por menos….alguns dias depois a gata ficou estranha e adoeceu (urina insuportável).Levamos ela para ver o que houve,infecção urinária.Nao economise areia e limpe sempre a caixa.Bicabornato é aprovado.

    • Fabiana Xavier

      Olá Rosemary,
      Os gatos gostam de enterrar sua urina e fezes, por isso é muito importante que a caixa tenha bastante areiam, conforme falamos no texto.
      Mas a infecção urinária também pode advir de vários fatores, um dos principais é a pouca ingestão de água.
      Espero que sua gatinha tenha ficado bem.
      Um abraço!

  9. Daiane

    Oii.. Tenho uma gata adultae um casal de filhotes..Vou testar usar o bicarbonato e a farinha de mandioca nas areias.. Tenho usado um produto em spray da sanol.. Pra gatos mesmo, passo perto das caixas de areias e coloco um pouco quando passo pano no ambiente deles.. ele disfarça bem o cheio e ate fica por bastante tempo.. Mais acho forte nao da pra passar muito.. Vou consiliar com a farinha bicarbonato e o spray.. Bjs

    • Fabiana Xavier

      Olá, Daiane!

      Depois nos conte qual foi o resultado! 🙂

      Um abraço!

  10. Viviane Santos

    Tenho um gato de 9 anos castrado. Ele dorme na área da frente da casa. Tem caminha e caixa de areia. Mas alguns gatos de rua entram na área na madrugada e fazem xixi na porta da sala e perto da caixa de areia dele. O cheiro é insuportável. Já tentei de tudo. Estou pensando em colocar tela no meu portão. O que posso colocar no muro pra evitar que eles entrem? Sei que cerca concertina não resolve.Por favor, me ajude.

    • Fabiana Xavier

      Olá, Viviane!

      Algumas pessoas colocam garrafas pet presas no topo do muro. Você pode fazer um furo no fundo da garrafa e passar um arame ou cordão pela boca. As garrafas devem cobrir toda superfície do muro, assim o gato não conseguirá passar porque as garrafas vão girar e ele perderá o equilíbrio.

      Depois nos conte se deu certo com os intrusos.
      Um abraço!

  11. Erica

    olá tenho um gato persa ele tem 3 aninhos, e não sei o que fazer mais !!
    ele simplesmente faz fezes fora da caixa (como por exemplo na cozinha…) já troquei de areias, já comprei produtos para colocar nos sitios onde ele faz as fezes, troco a areia de 2 em 2 dias, já perguntei ao veterinário, ele disse que era melhor castrar (ele foi castrado e não resultou) … nada resulta!! ESTOU DESESPERADA!!! o meu pai já o coloca no terraço, e eu sou contra isso!
    pff ajudem-me !!!!

    • Fabiana Xavier

      Olá, Erica!

      Para acostumar o gatinho a fazer xixi ou cocô no lugar certo, vai dar um trabalhinho. Mas vale a pena. Quando ele fizer o cocoô fora do lugar, você deve pegar e colocar dentro da caixa de areia para que ele veja e comesse a assimilar aquele local como banheiro.
      Também é possível que ele faça fora do local por não gostar de onde a caixa está. Compre outras caixas, coloque em locais diferetes e observe quais lugares ele mais usa. Esse deverá ser o local fixo da caixinha.

      Teste essa ideia e depois nos conte o rsultado.

      Um abraço!

  12. Izabella

    Oi.. Eu tenho 4 gatas fêmeas, as duas mais novas fazem suas necessidades sempre na caixinha, mas as duas mais velhas não. As mais velhas vivem brigando uma com a outra, nisso uma faz xixi em um canto e a outra vai e faz cocô em cima do xixi dela. Como eu não ficava em casa o dia todo, eu chegava e a casa estava um terror. Agora que fico eu comecei a ver quem faz a sujeira toda e eu chego a limpar a sala de jantar onde elas fazem as sujeiras até 3 vezes por dia. Eu ja não To aguentando mais isso e to quase surtando.
    Ontem eu decidi colocar uma caixa de areia pra dentro de casa (as minhas caixas ficam no quintal que é grande) pra ver se resolveria o problema. Até agora não teve mais sujeira no chão, porém o cheiro dentro de casa tá horrível. Eu limpo a areia constantemente e ja limpei o ambiente mas continua um cheiro muito forte. A sala de jantar ficou inutilizavel.
    Você teria alguma dica de mistura pra passar no ambiente que elimine o odor e de algum odorizador de ambiente que eu possa fazer pra aliviar esse cheiro?
    Eu não gostaria que. Caixa ficasse na sala mas foi o único jeito delas pararem com a sujeira.

    • Fabiana Xavier

      Olá, Izabella!

      Sempre indico essa receitinha caseira, costuma dar muito certo:
      1 litro de água
      1/2 copo de vinagre de álcool
      1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
      1/4 de álcool líquido
      1 colher de sopa de amaciante
      Misture tudo em um recipiente e passe no local que deseja eliminar o cheiro com a ajuda de um pano. Pode ser utilizado em toda a casa, incluindo área externa.

      Para o ambiente, tem uma vela perfumada na Loja Granado que custa hoje, cerca de 90 reais que realmente perfuma o ambiente. Mas é claro que se for um ambiente grande não vai dar vasão. Para ambientes maiores indico o difusor de ambientes de Bamboo da Casa Moyses, custa cerca de 150 reais. Mas o que vejo que esta acontecendo aí é uma disputa territorial, por isso uma faz xixi sobre o xixi da outra. Tente colocar as caixas mais separadas, para que cada uma possa escolher a sua. Aumente o número de caixas, indicamos sempre uma a mais em relação ao número de animais. No caso de estresse entre eles, indico o uso do feliway gatos, deve acalmar o ambiente e reduzir esse xixi fora do lugar por briga territorial.
      Tente também essa mistura de mandioca, que todo mundo fala muito bem. Tente outra areia, a Helo Kitty tem umas próprias para ambientes pequenos, abafam mesmo o cheiro.
      Para trocar mais experiências, faça parte do nosso grupo secreto no Facebook: https://www.facebook.com/groups/amigonaosecompra/
      Vamos tentar mais ideias e soluções?
      Um abraço!

  13. Liliana santos

    Olá pessoal… Não sei mais o que fazer… A minha gata tem 9 anos e mesmo esterilizada faz xixi e coco fora da caixa….já experimentei de tudo e o cheiro continua… Nem carpetes eu tenho em casa….

    • Fabiana Xavier

      Olá, Liliana!

      Você tem mais de um gato em casa? Ela pode estar demarcando o território. Já verificou com o médico se ela sofre de algum problema renal? É muito comum os gatos terem esse problema por beberem pouca água, ela pode não estar conseguindo segurar até chegar na caixa.
      Tente também, recolher um pouco do xixi com papel toalha ou guardanapo e colocar na caixa de areia para que fique com o cheiro dela e ela entenda onde é o banheiro. Troque a caixa de lugar, ela pode não gostar de onde a caixa está localizada.
      Conheça nosso grupo secreto no facebook e troque experiências com outras pessoas! Quem sabe não tem alguém que passou por isso e teve uma solução mara?
      https://www.facebook.com/groups/amigonaosecompra/

      Um abraço!

  14. Eliane Batista

    Noossa quanta dica boa!!! Eu tenho só uma gata, Sara, em casa que vivia na casa do meu noivo. Quando casamos ela veio junto para nosso apê. Ela começou muito bem fazendo as necessidades dentro da caixa.. inicialmente deixei a caixa na varanda porem chove e ai pus para dentro da sala embaixo do raque resultado a dança de jogar agua todo dia no espaço já que ela faz xixi fora da caixa a noite.. vi varias dicas nesse post q não fazia talvez seja isso que esteja prejudicando a higiene dela. Estamos adaptando uma parede para ela ficar mais a vontade explorando os territórios e ver se ela fica menos arisca e mais integrada.

    • Fabiana Xavier

      Olá, Eliane!

      Adoro essa ideia de prateleira nas paredes! Os gatos amam ficar pulando e do alto se sentem os reis da selva (devem um sangue leonino, rs).
      Coloque nossas dicas em prática e depois nos retorne dizendo se melhorou e como foi com a parede adaptada!
      Já estou asiosa pra saber!

      Só uma observação: como vocês acabaram de se mudar, é normal que ela fique um pouco inquieta sim. Ainda está se acostumando com a nova casa, afinal, são novos cheiros e sons. Se nós precisamos de um tempo, imagina eles?!
      Felicidades pro casamento e pela casa nova! <3

      Um abraço!

  15. Fátima

    Eu descobri que por as cxs no sol, além de eliminar o cheiro reduz a troca da areia, tiro as fezes e o xixi seca sem cheiro, como tenho 4 gatos adotados e o custo ser muito alto tive que dar um jeitinho kkk. Quero uma ração que inibe o cheio, gostei da Royal canin só que os pelos caíram por demais, e fora o custo que é alto.

    • Fabiana Xavier

      Olá, Fátima!

      Que legal seu comentário, tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas!
      Valeu pela dica!

      Um abraço!

  16. Marcia

    Eu coloquei farinha de mandioca na caixinha, realmente facilita um pouco pra se retirar o xixi, porém, a farinha mesmo sendo da grossa, vai ficando fina e acaba levantando muito pó. E percebi que meu gato ficou com uma respiração dificil (com chiado no narizinho)…
    Troquei pela areinha media e ele melhorou! Farinhas ou “pós”, não mais! Fica a dica!

    • Fabiana Xavier

      Olá, Marcia!

      Obrigada pelo seu comentário! Sua experiência vai ajudar muitas pessoas.

      Um abraço!

    • Fabiana Xavier

      Olá, Daniela!

      Ficamos muito felizes em saber que gostou!

      Um abraço!

  17. Oi, tenho a bandeja de areia pequena. Da muito trabalho, sempre tinha algo espalhado, comprei o sanitário para cão. To aqui testando, mas ela só faz xixi 2 x por dia e coco só a noite. Mas minha mae n gostou da ideia.

  18. Wanderléia Laabs

    Oi, tenho 3gatos adultos castrados machos. Cada um veio em diferentes situações e épocas, no início meu mais velho ficou triste, parecia depressivo, com a chegada do segundo, quando veio o terceiro ele nem ligou!

  19. CARMEN

    Bom dia! Essas dicas também podem ser utilizada com filhotes? Água oxigenada, bicarbonato de sódio, vinagre, farinha de mandioca?

  20. Bella_Bell

    Gente, estou desesperada
    Eu peguei uma gatinha que perdeu a mãe (a mãe dela foi atropelada) e ela sequer terminou de mamar.
    São 4 filhotes e geralmente quando fico sabendo de algo assim eu busco adoções para os pets que necessitam de um lar. Não trabalho para nenhuma ONG nem nada, apenas me sensibilizo porque eles merecem muito amor.

    Porém, eu nunca tive nenhum pet. Eu sou alérgica e minha rotina sempre foi muito preenchida, então sobre a alergia eu não ligo muito porque tem o antialérgico sempre salvando, mas o fator rotina sempre foi mais presente porque eu nunca achei correto criar um animalzinho como se fosse um bibêlo.
    Apesar disso, meu pai (meus pais são divorciados) sempre criou cachorros e eu quer queira quer não sempre tive uma aproximação muito maior dos caninos.
    Tenho uma tia que já cria gatas e ela ama e disse que se eu sentir que está difícil demais, então eu posso deixar a gatinha com ela. Mas eu me afeiçoei muito a essa filhote. Ela tem uns 2 meses mais ou menos.

    Minha rotina é tão pesada que infelizmente eu sequer consegui levá-la ao veterinário ainda e sei que isso é primordial para a saúde dela, mas infelizmente tudo também é dinheiro e estou completamente sem condição financeira e não confio nos veterinários gratuitos da minha cidade porque eu vi inúmeras avaliações negativas em todos que pesquisei e não quero que ela seja machucada ou saia de lá sem vida.

    Eu comprei ração (Cat Chown) para filhotes e ela gostou muito, já comprei até brinquedos…tudo para garantir uma boa adaptação dela no lar.
    Comprei uma areia adequada e que facilita bastante a remoção dos resíduos…a caixinha ela já está acostumada a ir sempre no mesmo local…no entanto, ela no início estava escondendo bem, estava fazendo tudo certo. De repente ela parou de cobrir as fezes!
    Ela é muito manhosa ainda, antes miava demais e graças a Deus eu apliquei a técnica de ignorar e ela reduziu bastante. Mas continua bastante carente de atenção.
    Os banhos dela só foram 2 porque eu soube que precisa do intervalo de 15 dias, mas sempre minha mãe que faz isso porque quando ela nasceu, até se desenvolver um pouco mais os olhos dela não abriam por nada, então minha mãe quem cuidou (ela parecia uma leoazinha brava) e minha mãe pegava mesmo e cuidava e graças a isso que hoje ela enxerga muito bem e somente minha mãe que faz a higienização dela, porque ela aceita sem querer arranhar ou fugir mais.

    Eu pretendo levá-la logo ao veterinário, vou só juntar mais um dinheirinho. Pois eu percebo que ela come muito, mas não engorda. Ela é magrinha ainda e quase não possui pêlos. Ela tem muita disposição, brinca, corre pela casa, pula e é muito carinhosa.
    O único porém está sendo essa questão das fezes que do nada ela parou de cobrir e o cheiro na casa fica horrível, porque eu moro em apartamento. As vezes fico até com receio de receber alguém. Não era assim no início, eu mal sentia odores, mas de repente eu comecei a notar que estão fortes e ela ainda é somente uma filhote. s
    Sem contar que aliado a isto ela as vezes está com gases nocivos e tem sido frequente. Tanto que minha mãe parou de colocar ela no colo porque o cheiro é absurdamente forte.
    Eu peço que me desculpem caso eu tenha usado alguma palavra inadequada, mas compreendam a minha situação.
    Eu não tenho costume com nada disso e eu amo ela, tanto que diante a qualquer situação eu quero continuar com ela. Contudo, eu preciso saber o que fazer.
    Porque no condominio no qual resido eu vejo que são muitos gatos que foram adotados e só escuto elogios, vejo que os animais estão bem cuidados, os pêlos até brilham.
    E eu quero sim poder fazer o mesmo por ela, acima da questão estética, pela saúde dela.

    Mas eu peço que por favor vocês me deem dicas de ração para deixar os pêlos mais bonitos (que cresçam mais) e rações para evitar essas flatulências, eliminar bolas de pêlos.
    E me digam: O que faço quanto a situação das fezes que ela simplesmente parou de cobrir? porque eu realmente não sei nada e estou fazendo o possível para dar o melhor para ela, mas eu não estou conseguindo ser uma boa irmã humana
    Infelizmente estou sentindo muita dificuldade em exercitar todas essas tarefas, porque minha mãe também tem uma rotina muito pesada e precisa de descanso. E como irmã humana a maior parte das tarefas está comigo. Eu não quero ter que entregá -la para a minha tia por me sentir incapaz de não poder fazer o mínimo, sendo que eu me comprometi a cuidar dela.
    Agradeço antecipadamente a atenção de todos que leram até aqui e peço que por favor, me orientem. Porque eu quero que ela se sinta bem

    • Bella_Bell

      ps.Me desculpem pelos erros.
      E apenas uma observação: Ela mesmo sem ter passado ainda pelo veterinário, já tomou o medicamento para verme e o outro para pulgas, carrapatos etc
      Não foram orientados por um profissional veterinário, mas foram orientados por donos de pet shops. A consulta com veterinário eu pretendo marcar o quanto antes porque quero levá-la na profissional mais bem avaliada da região

  21. cleia

    Bom dia!

    Moro em apartamento e tenho apenas 1 gato. Como trabalho o dia todo, faço a limpeza pela manha e a noite.
    Mas ainda assim fica um cheiro muito forte.
    Já usei areia fina com farinha de mandioca, já troquei de areia por uma mais grossa e no entanto não consegui resolver esse odor ainda.

    Não sei mais o que fazer.

    • Fabiana

      Oi, Cleia!

      Você já experimentou “aditivo antiodor”? Tem a opção para pôr embaixo da areia e em cima da areia. Existem as opções perfumadas e sem perfume, eu indicaria a sem perfume para evitar do gatinho estranhar a areia e fazer xixi em outro lugar.
      Existem diversas marcas e rendem bem. Eu já usei da marca Pipicat e Ketz e gostei. Acho que deixa a areia mais sequinha também e realmente abafam o cheio.
      Mas não esqueça de deixar uns 5cm de areia na bandeja para que ele tenha o suficiente para tapar os dejetos. Quando eles não tapam, mesmo com os aditivos não adianta e o mau cheiro permanece.

      Um abraço!

  22. Antes da pandemia adotei dois gatos machos e castrados. Eles são muito bonzinhos, brincalhões e carinhosos.
    Ao instalar as caixas de areia, escolhi o aglomerado de madeira, o qual é bastante prático. Um gato faz suas necessidades tranquilamente porém o outro gato prefere fazer xixi no chão do meu banheiro ou na sacada do apartamento.
    Eu já tentei diversas coisas: forrei o chão do banheiro com jornal, usei repelente nos locais onde não deve fazer, espalhei mais caixas nos locais onde ocorre, sem falar na limpeza das caixas, nada funcionou!
    As vezes o mesmo faz o cocô também!
    Não sei se alguém já passou por este problema: ter de lavar 4 a 6 vezes por dia banheiro e sacada de apartamento!
    Não sei mais o que fazer.
    Estou prestes a colocar o gato problemático para adoção.
    Se alguém tiver alguma sugestão, gostaria de saber.

    • Natalia - Amigo Não se Compra

      Oi Rachel, procure um adestrador! Ele pode te orientar em relação a essas questões comportamentais. Seu gato pode estar com algum problema de saúde ou alguma questão emocional.

  23. ana lucia

    gostei de encontrar esses abrigo porque estou muito preocupada moro no apartamento meu gato
    esta mim dando muito trabalho não sei o quer fazer pois ele esta agressivo esta fazendo xixi em todo canto não sei o quer fazer preciso de ajuda

    • Natalia - Amigo Não se Compra

      oi Ana, procure um adestrador! Ele pode te orientar em relação a essas questões comportamentais. Seu gato pode estar com algum problema de saúde ou alguma questão emocional.

  24. Crem Cremilda

    Bom dia meu nome é Cremilda Eu tenho 7 gatos tudo convive dentro de casa só que ultimamente Eles não estão fazendo xixi nem cocô dentro da Areia fica fazendo fora da Areia a minha casa fica impregnada de fedor de xixi mesmo limpando o que eu devo fazer como é que eu faço para eles botar fazer cocô e xixi na areia o que eu devo usar para tirar odor do xixi e do cocô dentro da minha casa

  25. Sueli

    Olá, tenho 10 gatos sendo 6 resgate, pelo que entendi tenho que ter 11 caixinhas de areia, já uso a farinha de mandioca grossa e ajuda mesmo. Porém ainda está o cheiro. Vou aproveitar a idéia do bicarbonato, só tenho dúvidas se não faz mau a eles, são todos castrados. E não dão voltinhas. Para segurança deles. Pode me dar mais idéias!!
    Grata!!

    • Natalia - Amigo Não se Compra

      oi Sueli, para além dessas dicas, sugerimos que você converse com um veterinário, que poderá te dar informações mais detalhadas.

Next ArticleH1N1: gatos e cães podem contrair essa doença?