Celebrando o Dia Nacional do Veterinário com uma entrevista especial

No dia 09 de Setembro, nós celebramos o Dia Nacional do Médico Veterinário. Para nós aqui no Amigo Não se Compra esta é uma data muito importante, por isso, convidamos uma médica veterinária muito querida para uma entrevista especial.

Drª Daniela Mol Valle é médica veterinária que atua em São Paulo/SP, CRMV- SP 19822 e é muito apaixonada pela profissão! Mas antes de começarmos a entrevista eu gostaria de trazer uma curiosidade:

A profissão de Medicina Veterinária é regulada no Brasil desde 1933 e o médico veterinário é visto como um dos principais profissionais na interseção entre a saúde humana, animal e ambiental, reforçando o conceito de “Saúde Única”. Esse conceito tem sido cada vez mais defendido por organizações globais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), reforçando a ideia de que a saúde de todos os seres vivos e do planeta é interdependente.

Outra prática que tem sido muito difundida nos últimos anos é o atendimento humanizado no exercício da medicina veterinária. Neste ponto, gostaria de inserir nossa querida e super atenciosa, a Dra Daniela Mol Valle.

Há anos ela vem difundindo em seu Instagram a prática do atendimento Fear Free, Sem Medo, em tradução livre e Cat Friendly Practice, Prática de Gato Amigável, em tradução livre. Isso significa que o paciente é atendido com o mínimo de estresse possível e com muito respeito e atenção às suas necessidades.

Ao longo dos seus 19 anos de formada, a Dra Daniela nos confidencializou que sempre amou os animais e sempre gostou do ato de cuidar, então nunca houve um plano B. A paixão pela medicina veterinária sempre esteve em seu coração.

Draª, houve algum caso específico que tenha te marcado ao longo da sua trajetória?

E como é lidar com a eutanásia?

Em algum momento você já se arrependeu da escolha de ser veterinária?

Ao longo desses quase 20 anos de atendimento, você notou alguma mudança na relação entre humanos e animais?

Hoje em dia, no pós-pandemia principalmente, nós temos observado o teleatendimento como ferramenta de cuidado. Como você enxerga esse movimento?

Com tantos anos atuando, me conta uma curiosidade: se você pudesse fazer uma pergunta para um animal, qual seria?

Gente, que atire a primeira pedra o gateiro que não dá uma amassadinha sem motivos no seu gatinho! (risos)

Como vimos, a medicina veterinária não é só conhecer muitos bichinhos e cuidar. Como em todas as profissões, há um lado difícil e para mim, o mais doído deles deve mesmo ser a eutanásia.

Mas eu também acredito que o trabalho do veterinário faz muita diferença nesse mundo! Por causa deles, nossos amigos podem ter uma qualidade de vida melhor e podemos desfrutar dessa deliciosa companhia por muito mais tempo, ainda que para mim, seja pouco.

Agradeço imensamente a Dra Daniela Mol Valle por sempre nos apoiar aqui no Amigo Não se Compra, com a revisão de diversos conteúdos e também por compartilhar seu dia de clínica conosco através do seu instagram, aprendemos muito sobre como cuidar melhor dos nossos amigos.

Com vocês, um pouquinho mais da Dra Daniela!

E antes de eu me despedir, eu gostaria de saber de vocês o mesmo que eu perguntei a Dra Daniela: se você pudesse fazer uma pergunta para o seu bichinho, o que seria?

Até a próxima!

Leave a Reply