Festas de fim de ano X Animal: Veja como anfitriões e visitas devem se portar

No fim de ano temos muitas festas para participar. Tem a festa de amigo oculto da empresa, amigo oculto da faculdade, festa da noite de natal, do dia 25, festa de ano novo, enfim, Dezembro é um mês de deliciosas comemorações.

Mas como os anfitriões devem receber seus convidados e ao mesmo tempo respeitar o espaço do peludinho de estimação? E a visita, como se comportar visitando um amigo que tem um bichinho?

Existem umas regras de boa convivência que todos podem seguir para que as festas de fim de ano sejam sempre mais divertidas, vamos conferir? 

As festas de fim de ano são uma ótima ocasião para rever os amigos, juntar a família e rir muito. Sempre surgem boas histórias dessas reuniões, não é verdade? Mas o que fazer com os peludinhos quando a casa está cheia de gente?

Vamos dividir em duas situações. A primeira quando você é o anfitrião, e a segunda quando é a visita.

Como ser um bom anfitrião respeitando seu peludinho

animal

Normalmente as pessoas que tem um peludinho em casa pensam da seguinte forma: “O meu gato/cachorro mora aqui, fulano não, portanto meu gato/cachorro vai ficar onde quiser e se fulano não gostar problema dele.”

E se todos pudessem ficar no mesmo ambiente de forma harmônica?

Existem umas dicas que você pode seguir para o próprio bem estar do seu peludinho.

1- O bem estar do animal

Se você vai dar uma festa e seu cachorro ou gato tem muito medo de barulho ou medo do movimento devido ao número de pessoas, o melhor é colocá-lo em um lugar da casa mais tranquilo e que ele se sinta seguro.

Deixe com ele, sua cama, água, comida e brinquedos que ele gosta. Não esqueça de verificar a ventilação e segurança do lugar escolhido. Se ele sente medo, não existem motivos para você o deixar circulando pela casa assustado.

2- Esconderijo do gatinho

A maioria dos gatos não gosta muito de visitas e normalmente eles tem um esconderijo próprio. Respeite o esconderijo do seu pequeno. O ato de tirá-lo de seu esconderijo é entendido como invasão, ele vai ficar com medo e não vai mais se sentir seguro ali. Pode ser que procurando um lugar tranquilo até tente fugir. Respeito é fundamental.

3- Uma visita com fobia

Além do bem estar do seu bichinho é claro que você também quer que sua visita se sinta em casa. Se você sabe que vai receber alguém com fobia a gatos ou cachorros, procure deixar seu peludinho em local distante dessa visita. Assim sua visita vai se sentir segura e seu peludinho pode ficar bem em outro local da casa.

4- Música muito alta

Toda festa precisa de música, mas não precisa ser no último volume. Seu peludinho, tem uma audição muito mais aguçada que a sua, o que pra você seria um batidão, pra ele se parece com algo torturante que o deixa desnorteado. As pessoas vão estar conversando, rindo, gargalhando, isso já é barulho o suficiente para ele. Procure colocar apenas um som ambiente e o deixar o mais longe possível das caixas de som, claro, um local que seja seguro.

5- Fogos de artifício

Soltar fogos de artifício é uma tradição por todo o país, mas por favor, NÃO SOLTE FOGOS DE ARTIFÍCIOS!! Os animais ficam desnorteados, isso fere sua audição a ponto de eles tentarem fugir. Eles só querem sair desse lugar barulhento para um local em que se sintam seguros. Nós falamos detalhadamente sobre fogos de artifícios aqui.

6- Pet “sem vergonha”

Se você tem um peludinho sem vergonha em casa, que não tem medo de ninguém, não se incomoda com pessoas e com um certo barulho,  o deixe aproveitar da festa também. Permita que ele ande por todos os cômodos e deixe sempre uma porta aberta de um local sem movimento, caso ele se canse, provavelmente vai procurar um cantinho gostoso para tirar uma sonequinha sozinho.

Não se distraia, vez ou outra procure por ele, veja se esta bem, se ainda tem comida, água, faça um carinho, brinque, dê um pouco de atenção à ele também.

Seja uma boa visita

natal

Para você ser uma boa visita em uma casa que tem animal, você nem precisa gostar de animais, basta ter em mente que respeito é fundamental para qualquer espécie. Lembre-se, ao ser convidado para uma festa você tem a opção de negar, uma vez aceito o convite, seja simpático.

1- Todos amam um presente

Tendo em vista que você vai à uma festa numa casa que tem animais, você pode levar um presente para os peludinhos também. Leve uma comida em sachê, ou uma bolinha, um ratinho. Você nem precisa ir à uma pet shop, muitos super mercados hoje em dia tem setores só para os pets. Com certeza os anfitriões ficarão muito felizes com sua atitude.

2- Respeite as normas da casa

Respeitar as normas da casa é fundamento para você sempre ser lembrado como uma visita maravilhosa. Se o anfitrião falou para não alimentar os animais, não os alimente. Não ofereça bebidas alcoólicas, refrigerantes, ossos e doces, pois conforme falamos aqui, esses alimentos são extremamente tóxicos e podem levar até a morte.

3- Respeite o espaço do animal

Quase todo mundo ama um peludinho, aí chega em uma casa que tem um cachorrinho fofinho, peludinho, quer ir logo passando a mão, pegar no colo. Mas só faça isso se tiver muita intimidade com o animal. Deixe que o animal vá até você, não force um contato, pois em situações de estresse eles podem surpreender. Em caso de se sentir ameaçados, eles podem morder ou arranhar e a culpa será sua e não do animal, pense nisso.

4- Sofá que amo

Alguns animais elegem um sofá específico como sendo deles e alguns são tão desinibidos que não se importam se a casa esta cheia de gente ou não. O sofá é dele, então, ele vai deitar e dormir. Simples assim! Se você der de cara com um folgadinho delicioso assim, procure uma cadeira para sentar. Isso é o mais educado e simpático a fazer, lembre-se, você é visita.

 

O bom das festas de fim de ano é que podemos nos unir e confraternizar em harmonia. Quando oferecemos nosso lar para nossos amigos queremos que sejam bem recebidos, é o mesmo sentimento que temos quando somos a visita.

Animais e pessoas, todos unidos em prol de mais alegrias, união, respeito e amor.

Desejo que 2016 seja repleto de excelentes momentos de integração entre humanos e animais. Que possamos viver em um mundo onde os direitos dos animais sejam respeitados e as notícias sejam sempre positivas!

E aí, que quais as suas dicas para anfitriões e visitas para as festas de fim de ano? Deixe nos comentários, vamos adorar ler!

Então é isso, espero que tenham gostado. Semana que vem a gene volta com mais dicas e cuidados para vocês, até lá! 🎅🎄
Banner Amigo adotar

Leave a Reply

Next ArticlePor que cães e gatos gostam de comer grama?