Não vai ter cachorro na copa da Rússia
Sempre que eu viajo fico reparando se a cidade tem animais nas ruas. Até pouco tempo quando eu não via, ficava feliz, afinal significa que é uma cidade responsável que cuida dos mais necessitados, mas aí começou a copa na Rússia.Um pouco antes da copa começar, o Governo russo tinha a preocupação com os cachorros de rua, que atualmente são cerca de 2 milhões, segundo o vice-primeiro ministro da Federação Russa, Vitaly Mutko.
Uma das cidades-sede que deve receber os jogos, contratou uma empresa para capturar 4.600 animais. O contrato dizia que 4.050 deveriam ser mantidos em abrigos e se, no período de no máximo 14 dias, nenhum animal fosse reclamado, os que ficassem seriam eutanasiados.
A ideia inicial era, segundo o site esporte uol: criar alguns abrigos, acomodar esses animais, vacinar, castrar e depois que a copa terminasse, os que não tivessem sido adotados ou eutanasiados, seriam devolvidos para as ruas. No entanto, foram capturados 900 animais, 654 foram mortos e, segundo relatos de diversos jornais como anda e portal do dog, o que aconteceu foi um verdadeiro massacre, extremamente cruel. Não quero replicar aqui as imagens que encontrei, mas digo que são fortes e desumanas.
Sabe o nosso Instagram? Ele é atualizado voluntariamente por nossa amiga Renata Bonito. Ela esteve recentemente na Rússia, um pouco antes da copa iniciar, e eu perguntei se ela viu animais na ruas. Ela disse que de fato não observou animais nas ruas, mas também não havia muitas pessoas passeando com seus cachorros como vemos nos calçadões do Rio de Janeiro ou em alguns parques famosos de São Paulo, por exemplo.
Os russos têm a fama de ser um povo sério, que riem pouco, mas até mesmo por seu histórico, conseguimos compreender o porquê. O que não podemos apoiar é esse massacre desumano que vem acontecendo. Não culpo toda a população e nem poderia, pois há muitas pessoas engajadas em salvar esses animais.
Há muitos ativistas engajados na causa e não abandonaram os cachorros! Você também pode se juntar a eles, mesmo aqui do Brasil! Assine o abaixo-assinado, se junte ao grupo do Facebook e Instagram e seja mais uma força nessa luta contra os maus-tratos!
Animais de rua no Brasil
Não diferente da Rússia, o Brasil também tem muitos animais vivendo nas ruas: são 30 milhões, segundo o site Amor aos Pets.
Só no Amigo Não se Compra são mais de 6 mil animais cadastrados!, ou seja, mais de 6 mil animais em lares temporários ou em abrigos, que provavelmente estão lotados. Para vocês terem uma ideia do quadro real: eu sou voluntária em uma feira de adoção que tem uma protetora que cuida sozinha de mais de 250 gatos!!!
Sabe a triste realiadade? A conta não vai fechar enquanto nós (claro, me incluo) não assumirmos a responsabilidade. A nossa união pode e vai fazer diferença!
E como fazer a nossa parte?
Se cada um fizer um pouco, vamos ter de fato um quadro muito diferente. Eu acredito que o nosso maior problema atualmente é a falta de castração em massa, mas também há outros fatores não menos importantes que podemos falar em outro momento. A boa notícia é que dá para você contribuir de várias formas:
- Adote um animal de rua
- Castre um animal em situação de rua
- Ajude com a castração de um animal de um abrigo
- Doe alimentos e materiais de higiene para as ONG’s e protetores
- Não abandone seu animal ao se mudar, quando ele adoecer ou ficar velhinho
- Faça a sua parte!
Quando cada um faz a sua parte, todos somos beneficiados, mas principalmente o animal que não tem culpa alguma de ter sido abandonado ou já ter nascido na rua.
Eu sei que o tema de hoje não foi leve, mas não podemos nos calar perante tanta crueldade.
Até a próxima!