Tá frio pra cachorro, gato e humanos!

Nessas últimas duas semanas estamos vivenciando um frio que há muito tempo não sentíamos. No Rio de Janeiro chegamos a ter 5ºC, em São Paulo houve uma noite em que a temperatura chegou a 0ºC, em Minas Gerais teve cidade chegando a -3ºC, por isso precisamos conversar sobre o frio e como ajudar os animais de rua.
Mesmo sendo um país tropical com a maior parte do tempo fazendo calor, nessas últimas semanas o frio nos pegou de surpresa! Eu li que em São Paulo 4 moradores de rua morreram por conta do frio e eu vi uma foto em que um cachorro havia morrido no quintal de uma casa. Então, mesmo esse assunto não sendo algo novo aqui no blog, acho que podemos dar novas dicas sobre como ajudar os animais a passarem por esse frio.

Roupas de frio

A gente já falou aqui no blog que animais não precisam de roupas, afinal, eles têm pelos que os aquecem e protegem, mas a temperatura anda tão baixa que essa pelagem natural não tem sido o suficiente e tem animais passando muito frio.

Eu estava conversando com uma pessoa na nossa página do Facebook (que é muito tímida e não quer ser identificada) que percebeu que tinham muitos animais passando frio e tomou uma atitude, começou a fazer roupinhas como essas para doar.

frio

Roupas feitas com mangas de casacos usados.

Ela simplesmente foi para o computador e começou a pesquisar formas de aquecer os animais e encontrou essa dica. É muito simples fazer. Você vai cortar a manga de casacos que não servem mais e fazer dois cortes para passar as patas da frente. Na parte de baixo fica aberto mesmo.

Com o restante do casaco, você pode fazer novas peças ou usar para colocar dentro das casinhas de cachorros de rua ou doar para abrigos de animais. Não jogue nada fora! Esse modelinho de roupa serve tanto para gatos quanto para cachorros.

Casinhas

Como eu falei lá em cima, tem muito bicho morrendo por causa do frio! Então, você pode ajudá-los fazendo casinhas com bacias, como essa do vídeo abaixo.

Outra opção boa para gatos ou cães de porte pequeno, são essas casinhas feitas com latas de tinta:

animais-de-estimacao-casinha-lata-de-tinta

Foto do blog www.protecaoanimaljk.blogspot.com.br

Tem alguém fazendo uma reforma aí? Que tal pegar as latas que seriam jogadas fora para confeccionar essas casinhas para doar? Não esqueça de lavar para tirar o cheiro da tinta.

Ainda nesse contexto, tem essa outra opção feita com caixinhas de leite:

animais-de-estimacao-casinha-caixa-de-leite-2

Foto do blog www.protecaoanimaljk.blogspot.com.br

Essa casinha foi feita com caixinha de leite, mas você pode usar garrafas pet ou caixas de sucos. Mas não esqueça de lavar bem, aguardar secar antes de usar, ok? Uma ideia bacana é chamar os vizinhos e pedir o material para confeccionar. É reciclagem, é barato, é útil e os animais agradecem!

Alimentação

Já reparou que no inverno a gente sente mais fome? Agora imagina, para os bichinhos que moram nas ruas alimento não é fácil, mas em tempos frios, fica mais escasso ainda e os pobrezinhos não tem nem capa de gordura para ajudar a aquecer.

Animais de rua comem qualquer coisa, mas a gente sabe que o ideal seria ração. Que tal comprar ração de gato e cachorro e colocar em saquinhos plásticos? Você pode também, usar aquelas embalagens descartáveis de isopor para colocar um pouco de ração ou ainda fazer trouxinhas com folhas de papel absorvente, desses que usamos para secar batata frita, sabe? O importante é, deixe sempre um pouquinho de ração na bolsa ou no carro, assim, quando se deparar com um animal de rua terá um pouco de alimento para ajudá-lo a enfrentar essa vida difícil.

Doação

O que você faz com as caixas de papelão que embalam os produtos que você compra? Não jogue fora! Deixe esse papelão em locais onde sabe que tem animais de rua, pois quase sempre eles usam para dormir. O papelão ajuda a aquecer. De preferência coloquem em locais onde não molhará com a chuva.

Caso você não observe nenhum animal de rua onde mora, doe esse papelão para ONGs e Protetores. Normalmente eles trabalham com a lotação acima do máximo e não tem caminha para todos os animais, o papelão ajuda muito. Assim como roupas, toalhas e lençóis  velhos. Não se incomode se estiver rasgado, o importante é, não jogue fora, doe!

Lugar de cachorro é no quintal

Ou você pensa assim ou conhece alguém que pensa não é? Vamos mudar esse conceito? Não estamos acostumados com essa baixa temperatura e nossos peludos também não!

Gente, tem cachorro morrendo no quintal por causa do frio!

Eu sei que muitas pessoas moram em casas com quintal (o que é uma delícia) e acabam deixando seus peludos lá com espaço para correr e brincar. Muitos tem casinhas e até dormem no quintal. Só que com esse frio intenso, tem bicho morrendo! Tem bicho literalmente congelando!

Se você ama seu cachorrinho, deixe que ele fique dentro de casa. Separe um cantinho mesmo que na área de serviço. Coloque uma caminha quentinha, água e comida. Não deixe seu melhor amigo morrer de frio.

Amor ao próximo

Amar ao próximo significa tornar nosso mundo um lugar melhor para todos. Lá no topo do texto eu falei que morreram algumas pessoas por conta do frio. Essas dicas que estamos dando sobre como ajudar os animais, não impede que ajudemos também os humanos. Então, se você puder, deixe no seu carro um cobertor que não usa mais, roupas de frio, meias, gorros, luvas, qualquer coisa que possa aquecer um morador de rua e quando passar por algum, ajude. Pegue as roupinhas de frio do seu filho, sobrinho ou afilhado que já ficaram pequenas e doe também.

Esse Outono está sendo muito frio, mas o pior é quando o coração, a alma esfria. Vamos ajudar, vamos nos aquecer! E não esqueça que não existe pouco, qualquer coisa que você fizer, fará a diferença. Não espere por ONG, abrigo ou protetor não, faça! Juntos podemos muito mais!

Quer mais dicas? Clica aqui e veja como proteger os animais no inverno.

E aí, tem mais alguma dica pra dividir com a gente? Escreva aqui nos comentários!

Espero que tenham gostado!

Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados para vocês, até lá! ☃

 Banner Amigo adotar

Leave a Reply

Next Article18 Opções de tatuagens para você fazer hoje