Tobias, a calopsita que mudou o mundo de um humano

Hoje nós vamos fugir um pouquinho do nosso tema sobre dicas e cuidados com cães e gatos e vamos contar, ou melhor, vamos deixar nosso amigo Charles contar, a história de como uma calopsita que apareceu em sua vida, mudou tudo ao seu redor e deixou seu lar muito mais feliz!

O Charles já era muito feliz com sua linda esposa, mas um dia uma calopsita entrou em suas vidas sem pedir licença e olha só o que aconteceu:

“O Tobias, é assim como eu o chamo, ele apareceu na minha vida de repente, foi um presente pra mim, nosso primeiro contato foi bem tímido. Nas primeiras horas ele ficava no canto dele, não queria muito papo, mas insisti, simplesmente fiquei sentado perto, só observando se iria comer ou beber o que deixei pra ele, demorou um pouco e ele foi. Ele estava com muita sede e bem faminto, se acostumou comigo, subiu no meu ombro e não queria sair, me cagou todo (Risos), ele estava com medo da casa nova e eu com medo dele me bicar, foi até engraçado.

No início eu não tinha muita estrutura em casa pra abrigá-lo, mas aos poucos fui colocando rede na janela, providenciando um playground pra ele ficar e me organizando na rotina nova que apareceu. O Tobias vive solto dentro de casa, não tem sua penas das asas cortadas e voa por tudo, quer ficar sempre perto, é uma ave muito dependente, gosta muito de companhia.

Tobias a calopsita

Tobias em seu playground

Minha rotina mudou, Tobias acorda cedo, umas 6:00h, as vezes 7:00h, quando vai dormir tarde (Risos). Acorda muito alegre, nossa, tão alegre que canta na sala, na cozinha e no quarto, não tem como não sorrir, é uma explosão de alegria vinda de um bichinho tão pequeno, ainda mais quando nos acorda cantando suas músicas que é uma mistura de tudo que tento ensinar pra ele e no final da melodia encerra com o clássico “fiiiuuu-fiiiuuu”, é de acordar rindo!

Sempre que ele se sente sozinho ele chama, já identifiquei alguns tipos de “pius”. Tem o piu de dengo, o piu de “o que é isso?”, o piu de “estou feliz, você chegou”, o piu de resmungão e o piu mais famoso, que ele mais usa, o de “Cade você?”.

Com o tempo fui lendo e aprendendo sobre as calopsitas e elas tem hábitos muito peculiares, por exemplo, a noite, quando vão dormir, precisam de um cantinho pra elas ficarem sozinhas, quietas, no escuro, sem serem perturbadas, tanto é que eu brinco que o Tobias são dois passarinhos em um só: de dia ele é super alegre e de noite se transforma em um “angry bird”. Não dá nem pra encostar, ele bica, quer ficar quietinho na dele.

Outra característica das calopsitas é que elas se assustam muito com tudo que não estão acostumadas, por exemplo, se ver alguém novo na casa ou se ouvir um barulho que não esta habituado ou até mesmo um objeto grande como uma sacola ou toalha, ele se assusta de tal forma que é impossível pará-lo até a adrenalina do bichinho passar. Ele voa igual a um louco, quere sair da casa a qualquer custo ou se proteger atrás de algum lugar, o peitinho dele chega a pulsar de tanto que respira rápido, mas passa, é questão de segundos pra ele voltar ao normal e agir como se nada tivesse acontecido.

O Tobias só come sementes, já tentei fruta mas ele tem medo, aí eu dou uma ração própria pra ele, que é um mix balanceado de sementes e umas vitaminas que vem junto. Ah, e nunca, mas nunca se deve comprar sementes a granel porque pode ser uma fonte de doença por ficarem expostas e podem estar contaminadas com urina de rato, bactérias, etc… Vale comprar um pacotinho fechado de uma ração de qualidade, não é caro e dura bastante. Outra coisa importante é o osso de siba, que é para afiar o bico e também tem minerais que eles precisam.

calopsitatobias

Tobias recebendo um carinho de seu humano de estimação.

Se o Tobias pede comida? Sim, fica o tempo todo querendo saber o que tem pra comer. O Tobias já reconhece o barulho de quando abre uma embalagem, vem voando pra saber o que é. Já sabe também reconhecer quando estamos comendo, se for café da manhã, ele pula até no prato se deixar!  Não sobra uma migalha no sofá, só não deixamos ele comer com frequência as migalhas porque não faz parte da dieta própria de pássaros, aí pode fazer mal à ele. Existe um picolé de sementes que vendem nas petshops, ele adora, da segunda vez que me viu abrindo a caixa, ele pulou na minha mão e queria devorar com embalagem e tudo, hehehe.

É muito bom ler bastante sobre o bichinho antes de tê-lo, pra cuidar dele bem, senão ele pode adoecer e morrer. A calopsita é um pássaro muito frágil, muito dependente, mas muito companheira, muito mesmo, que se tratada com carinho sabe reconhecer, canta de alegria e tudo pra você, dá pra ver a felicidade estampada.

Eu estou adorando minha rotina com o Tobias, ele se diverte com todos da casa, brinca muito, é super curioso e dá muito amor, do jeitinho dele, estou muito feliz! Ahh, agora tenho que ir, Tobias está piando.”

É isso aí pessoal! Todo bichinho quando tratado com amor e carinho retribui da mesma forma! Hoje o Tobias e o Charles são grandes amigos!

E você, tem algum bichinho em casa? Como se conheceram? Conta pra gente aqui nos comentários!

Espero que tenham gostado do post de hoje!

Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados, até lá! 🐦

 Banner Amigo adotar

Leave a Reply

Next ArticleOs gatos estão no alvo da moda