Encontrei um animal abandonado. O que fazer?
Antes de mais nada, parabéns por se importar e tomar uma atitude para ajudar um ser indefeso. O animal abandonado sofre como nós sofreríamos, e você está prestes mudar a vida dele!
O primeiro passo
Primeiramente, certifique-se de que o animal está realmente abandonado. Algumas vezes, eles podem estar apenas perdidos e procurando o caminho de volta para casa. Verifique se o animal tem uma coleira ou alguma identificação que possa ajudar a encontrar a pessoa responsável por ele. Se estiver realmente abandonado, o animal pode estar precisando de cuidados e de um lar temporário até encontrar um lar permanente.
Os animais resgatados geralmente estão famintos, então dê ração e água a ele. Se não tiver ração, pode dar um pouco de arroz ou carne não temperada que você tenha em casa mesmo. Depois, logo que puder, leve-o a uma Clínica Veterinária para checar a saúde do animal. Se ele estiver com alguma ferida ou problema visível, leve-o diretamente para o veterinário.
Existe algum abrigo ou ONG aonde eu possa levar o meu animal?
Infelizmente, não! Os abrigos existentes além de estarem lotados estão sempre precisando de ajuda, pois o abandono de animais é muito maior que as adoções. A conta não fecha, e o resultado são protetores de animais desesperados tentando dar o máximo de si, porém já cheios de dívidas e sem condições de dar uma vida digna aos bichinhos.
Então, provavelmente os abrigos que você ligar te dirão que já estão sem espaço. Ou, mesmo se um protetor aceitar o animal, existe uma grande chance de ele viver confinado em pequenos espaços, ou sofrendo com doenças ou brigas por conta da superlotação. É um cenário muito, muito triste!
O ideal é você abrigá-lo em sua casa até que consiga um lar definitivo para ele. Separe um espaço no quintal ou um cômodo dentro de casa para que ele possa ficar seguro e abrigado e, caso você já tenha outros animais em casa, evite deixar o recém-chegado em contato com eles.
Eu não tenho onde deixar esse animal. Aonde posso levá-lo?
Tente ver com algum amigo, parente ou vizinho se eles poderiam abrigar o bichinho temporariamente até ser adotado. Também há clínicas, pet shops e hoteizinhos onde o bichinho pode ficar hospedado até ir para a nova casa. O importante é deixá-lo em um lugar seguro e depois partir para a divulgação. Para pagar os custos com hospedagem, tratamento e ração, uma dica é tentar fazer uma vaquinha entre seus amigos e parentes. Pode-se também fazer rifas.
Onde e como divulgar o animal para adoção?
Você pode divulgá-lo aqui no site do Amigo Não se Compra. É só você se cadastrar e depois divulgar fotos e informações sobre o animal. Feito isso, você poderá compartilhar esse link no Twitter, Facebook ou em qualquer outra rede social. Você também pode divulgar aos seus amigos através de e-mail. Aproveite e veja algumas dicas para aumentar as chances de adoção.
Dica: Para evitar que a divulgação continue ocorrendo mesmo depois que ele foi adotado, evite fazer diferentes postagens em diferentes redes sociais. No lugar disso, divulgue sempre o mesmo link da página do animal aqui no Amigo, tanto por whatsapp quanto nas redes sociais. Assim, quando o animalzinho for adotado, é só atualizar a informação aqui no site e pronto, as pessoas saberão que não precisam mais divulgar. Isso é importante porque cada divulgação de um bicho já adotado desvia a atenção dos animais que ainda precisam de um lar.
Onde posso divulgá-lo?
- Distribuir cartazes em lugares de bastante movimento (supermercados, pet shops, padarias, farmácias, bancas de jornal, ponto de ônibus etc.)
- Anunciar em jornais do bairro
O que deve constar no cartaz?
- Foto do bichinho
- Dados do animal (nome, raça, sexo, idade, porte, cor, temperamento, estado de saúde)
- Seus contatos (nome, whatsapp, e-mail e região em que você mora)
Escolhendo a futura família do animal
Um animal não é um objeto que pode ser descartado. Ao adquirir um animal, a pessoa deve ter a responsabilidade de analisar se poderá ficar com ele até o fim da vida, proporcionando bem estar, alimentação, abrigo e assistência veterinária. Converse com a pessoa interessada, pergunte que experiência ela teve com animais anteriores, tente perceber as intenções da pessoa que pretende adotá-lo. Veja mais detalhes sobre como identificar um bom adotante.
Elisangela
Encontrei 4 gatinhos abandonados mais não posso ficar com eles. Queria muito doar …
Roberta Teixeira
Olá Elisangela,
Tudo bem?
Você pode divulgar os gatinhos aqui nesse link : https://www.amigonaosecompra.com.br/login
Espero ter ajudado!