Como se proteger de golpes envolvendo adoção de animais
Como vocês sabem, o Amigo Não se Compra é uma plataforma de adoção de animais. Ou seja: nós conectamos cães e gatos que estão nos abrigos de todo o Brasil com pessoas que querem ter um animalzinho.
Em mais de 10 anos de atividade, já vimos muita gente tentar aplicar golpes envolvendo adoção de animais – não só tentando usar nosso site, mas também redes sociais e outras plataformas. Por isso, aqui vão algumas dicas pra você não cair nessa cilada.
Pra começar, conheça os tipos de golpe mais comuns:
1) O cachorrinho da filha que morreu
A pessoa anuncia um cachorrinho, geralmente filhote e de uma raça que esteja na moda: pug, spitz etc dizendo que está para doação. Quando o adotante faz contato, o golpista conta uma história triste, dizendo que o cãozinho era de sua filha que faleceu e que por isso ele quer doar para alguém que vá cuidar muito bem. Continuando a história, a pessoa alega que está em uma cidade longe (às vezes em outro país) e que por isso a pessoa interessada precisará pagar o transporte aéreo do animalzinho.
Resumo da história: não existe cachorro, não existe filha, não existe avião. Depois que a pessoa interessada transfere o valor do suposto vôo, o golpista desaparece. Esse golpe é bem comum não só no Brasil, mas em outros países também. E muitas vezes é possível até notar uma linguagem tosca, claramente escrita pelo google tradutor.
2) Os cachorrinhos de um canil que está fechando
A pessoa anuncia um cachorro, alegando que é dono de um canil que tem parceria com o Amigo Não se Compra e que está doando os animais porque o canil irá encerrar suas atividades. Quando aparece um interessado em adotar, o golpista diz que haverá uma feira de adoção no shopping da cidade e que o cachorro será entregue no evento; mas que, para garantir a reserva do cachorro, é necessário pagar as custas do pedigree ou algumas outras.
A pessoa faz o PIX e, quando chega no shopping, descobre que não tem feira nenhuma. A essa altura o golpista já bloqueou a vítima, afinal, também não existia nenhum cachorro.
3) A solicitação de dados cadastrais ou códigos via Whatsapp
Uma pessoa faz contato pelo Whatsapp dizendo ser do Amigo Não se Compra, e alegando que precisa checar ou atualizar alguns dados, ou que estamos fazendo alguma atualização no sistema. Em seguida, começa a pedir dados pessoais ou mesmo bancários da ONG ou protetor, inclusive códigos e senhas. Nossa equipe jamais faria isso! Quando fazemos contato com adotantes ou com os protetores que anunciam em nosso site, é para falar especificamente sobre algum caso de adoção e nunca para pedir códigos ou senhas.
Aliás, SEMPRE desconfie quando informarem ser de qualquer empresa e pedirem dados sensíveis sobre você. Nenhuma ONG nem empresa séria faz isso!
Como se proteger deste tipo de golpe:
- Caso haja alguma taxa de adoção (que geralmente é um valor baixo, quando existe), pague somente no ato da entrega do animalzinho. Algumas ONGs de fato cobram taxas de adoção, cujo valor serve para cobrir as despesas com vacinas, castração, ração etc. Geralmente é um valor relativamente baixo, que chega mais como uma contribuição mesmo. De qualquer forma, não aceite pagar a taxa sem antes você ter certeza de que o animal existe, vendo ele ao vivo.
- Verifique a reputação desta ONG ou protetor no Google e nas redes sociais. Faça uma busca pelo nome da pessoa ou ONG, email e telefone de contato, e veja o que aparece. Se for uma ONG maior, você também pode conversar com outras pessoas que já adotaram com ela.
- Tenha atenção especialmente no caso de animais de raça, principalmente filhotes, pois os golpistas sabem que são os mais procurados. Aliás, esse é mais um motivo para você dar preferência aos vira-latinhas. Além de não serem usados para aplicar golpes, eles são a imensa maioria nos abrigos e nas ruas, e são os que mais precisam de adoção!
- Nunca informe dados bancários, códigos de verificação ou senhas a desconhecidos. Seja por e-mail, whatsapp ou ligação, se alguém te pede esse tipo de informação, tem grandes chances de ser uma cilada!
- Em nosso site, temos verificações automáticas e também manuais para evitar que este tipo de gente utilize nossa plataforma. No entanto, as pessoas são criativas e estão sempre inventando novas formas de dar uma rasteira nos outros. Então, se ao utilizar nossa plataforma você estiver em dúvida se uma divulgação é legítima ou não, entre em contato com nossa equipe pelo fale@amigonaosecompra.com.br que a gente investiga por aqui e te ajuda a esclarecer a situação.
E você, conhece algum outro golpe envolvendo adoção de animais? Conta pra gente nos comentários, assim podemos melhorar esse texto cada vez mais!