Bastidores de uma castração felina
Hoje vou contar para vocês como foi todo o processo de castração da minha gatinha Ruby. Vou falar de todos os procedimentos que tivemos de fazer antes de castrar, das dúvidas que tivemos durante a recuperação e de como ela ficou após a cirurgia.
Esse é um assunto muito sério e já fizemos algumas matérias aqui sobre A importância da castração e explicamos vários motivos do porquê castrar aqui. Nesse momento você deve estar se perguntando, mas quanto custa isso? Aqui você vai encontrar vários endereços com castração gratuita ou a preço popular.
Todo mundo fala que a gente tem que castrar para evitar filhotes indesejados e para os gatos criados em casa não terem vontade de fugir, mas será que é só isso?
Antes de começar contar minha história vamos saber como é a castração e da importância de se castrar?
Como é a castração?
A castração das fêmeas consiste na retirada do útero, tubas uterinas e ovários. Todo o procedimento leva cerca de 40 minutos e é totalmente indolor. Os animais são anestesiados e a clínica precisa ser equipada com toda a aparelhagem caso haja alguma emergência.
A castração evita um monte de doenças e vários transtornos, tais como:
- Infecção de útero
- Cio
- Crias indesejadas
- Diminui a agressividade
- Evita que a gata tente fugir para acasalar
- Câncer de ovário, colo do útero e mama
- Aumenta a expectativa de vida
Derrubando um mito
Os gatos castrados não engordam por perdas de hormônios, engordam porque ficam mais quietos e com isso pode ser que brinquem menos, logo queimam menos energias e acabam engordando. Existe no mercado uma série de rações próprias para gatos castrados e é claro, não deixe de estimular seu animal com brinquedos que o façam queimar calorias. As pet shops estão repletas de ratos que andam sozinhos para os gatos correm atrás, varinhas com penas que os fazem ficar loucos para pegar e os forçam a pular, você pode colocar a ração em algum lugar que os faça pular para comer e por aí vai.
A história de Ruby
Nós adotamos Ruby com 2 meses, o veterinário já na primeira consulta aconselhou a castração após 5 meses (esse período varia de acordo com o profissional, alguns vão dizer 4 meses, outros 6 meses).
No entanto quando ela estava com 5 meses antecipou o cio esperado para os 6 meses (normalmente o cio antecipa quando eles tem contato com outros gatos o que com ela foi exceção pois aqui em casa é tudo telado e ela não tem acesso a rua), precisamos esperar a fase passar porque os exames teriam alteração hormonal.
Procedimento pré-castração
Foi solicitada uma bateria de exames:
- Exame de FIV: Também conhecida com AIDS Felina, não tem cura e não é transmissível aos humanos. Existem medicamentos que fazem o controle da doença melhorando a qualidade de vida do animal. Normalmente eles se contaminam no parto, pela amamentação, contato com saliva ou em alguns casos com brigas territoriais onde um gato com alguma ferida aberta entra em contato com o sangue de outro gato contaminado.
- Exame de FELV: Também conhecida como Leucemia Felina, não tem cura e também não é contagiosa ao ser humano. São tratados apenas os sintomas para que o animal tenha uma qualidade de vida melhor. Existe uma vacina que previne a FELV mas ainda assim eles podem se contaminar através da saliva, no parto, na amamentação ou contato com a secreção de outro animal contaminado.
- Exame de Função Hepática e Renal: Nesses exames são avaliados basicamente os rins, bexiga, fígado e os ácidos biliares.
- Hemograma completo: Esse exame é igual ao que realizamos ou deveríamos realizar uma vez ao ano. Verificam os glóbulos, colesterol, nível glicêmico, essas coisas.
Um dia antes da cirurgia foi preciso fazer jejum total de 12 horas. E isso foi terrível!Depois de uma certa hora Ruby queria comer desesperadamente e pulava e corria para todos os lados. Dica: Deixe seu animal em um cômodo fechado! Foi o que fizemos. Ficamos no quarto e a trancamos com a gente, assim ficamos de olho para ela não se machucar e nem quebrar nada.
Dia da castração
Todos os exames deram um ótimo resultado, então a levamos à clínica para fazer a castração. Embora a cirurgia leve 40 minutos ela ficou na clínica por 2 dias para observação. A deixamos no sábado pela manhã e a retiramos na segunda também pela manhã. Nos ligaram para informar quando acabou.
Saída da clínica
Na segunda de manhã fomos buscá-la e nos foi passado um antibiótico, um anti-inflamatório e um outro remédio para passar nos pontos. Como ela estava boazinha veio para casa sem a roupa pós cirúrgica.
O médico recomendou repouso absoluto de 3 dias, ou seja, sem correr, pular ou fazer qualquer outro esforço. Caso ela ficasse muito agitada, recomendou deixá-la na casa de transporte, mas não foi preciso. Minha mocinha se comportou bem.
Chegando em casa, ela estava calminha, mas a faixa que colocaram nela para proteger os pontos começou a sair do lugar então nós mesmos tivemos que colocar a roupinha nela. Segue mais um ¨pulo do gato¨:
Como ela estava com um pouco de dor, queria nos arranhar, então com micropore largo improvisamos uma luva para as quatro patas. É fácil de tirar e eles não nos arranham.
Para dar os comprimidos, não teve jeito, tive que misturar na comida úmida. Cerca de uma colher de chá, ela tomou todos os medicamentos sem reclamar e super feliz!
Três dias após a cirurgia Ruby ainda não tinha feito cocô, estava meio irritada com isso. Li várias coisas na internet, mas em conversa com o veterinário, de tudo que li apenas o que era verdade é que uma colher de chá de azeite doce pode ajudar na constipação do animal desde que não seja algo recorrente. No caso dela estava assim por causa da anestesia, ele recomendou aguardar e pouco tempo depois tudo fluiu normal, se é que me entendem!
Dia de retirada dos pontos
10 dias após a cirurgia voltamos a clínica para a retirada dos pontos. Estava tudo bem sequinho e continuamos apenas com o curativo. Já podia correr e brincar normalmente e assim foi.
Hoje já tem quase um mês da cirurgia e só percebemos a castração pois os pelinhos ainda estão crescendo pois já voltou a ser mestre na arte de travessura, está comendo, correndo e brincando normalmente.
Tudo muito simples, rápido e tranquilo. Não tenha medo! Quem ama castra!
Semana que vem voltamos com mais dicas e cuidados para vocês!
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!
Até mais!
Ana Carolina
Olá……sua pequena é uma fofa…..estou passando esta mesma fase da castração com a Nina…..quase morri do coração….. pior de tudo foram os medicamentos e curativos…..ela ficou super agressiva……era um sofrimento ter que pegá-la a força para limpar o ferimento e colocar o spray indicado…..no próximo sábado completa 10 dias e vamos retirar os pontos…..estou ansiosa para tudo dar certo…..amo gatos….e depois de muito tempo ter perdido minha gatinha resolvi adotar a Nina….e se algo desse errado acho que eu ia pirar…..Agora é esperar e dar muito carinho para nossas pequenas……
Um abraço e lambeijos,
Ana Carolina e Nina.
Fabiana Xavierr
Oi Ana, como esta a Nina?
Já tiraram os curativos? É normal eles ficarem por um período um pouco diferentes, mas fique tranquila que depois volta tudo ao normal com o bônus de agora além de não engravidar ela terá um monte de doenças evitadas pela castração.
Abraços e lambeijos,
Fabiana e Ruby!
angela
Olá! A minha princesa é tigrada igual a sua e hoje faz 4 dias que castrou.
Lendo seu post ficaram umas dúvida em relação a procedimentos antes e pós operatório.
Levei a uma clínica conceituada na cidade e não foi pedido nenhum exame de sangue para o pré operatório e não foi passado nenhum procedimento de limpeza dos pontos.
Peguei ela no mesmo dia por minha vontade, chegou em casa ainda com efeito da anestesia e demorou cerca de 12h para passar o efeito.
Estava com a roupinha e me foi expressamente proibido tirar a roupa, e fiquei de levá-la dia sim dia não para tomar injeção de antibiótico por 3 x.
Ela operou na quarta dia 17, levei sexta aplicaram o antibiótico e vi que ela não estava com gaze, os pontos estavam direto em contato com a roupinha, não passaram pomada ou spray para desinfecção, mas pelo menos os pontos estavam sequinhos…e estranhei também que deram só dois pontos, sendo que no meu ver havia necessidade de 4. Fiquei preocupada lendo o seu post…será que estão agindo da forma correta? Obrigada! E bjinhos pra vocês!
angela
Ah, esqueci de perguntar…vendo a penúltima foto parece que a Ruby esta anestesiada ou é impressão? Não gostaria que a minha tomasse anestesia novamente. Bjinhos e obrigada!!!
Fabiana Xavierr
Não está anestesiada não, está só dormindo mesmo! Hahaha…
Bjs
Fabiana Xavierr
Olá Angela,
Eu não sou veterinária, mas desconheço castração sem exames de sangue prévio. Até para evitar possíveis problemas durante a cirurgia. Também desconheço o uso de antibiótico injetável, não vejo essa necessidade. Pelo menos todos que conheço usaram apenas os comprimidos. Mesmo você tendo ido em uma clínica bem conceituada, sugeriria consultar outro especialista e pedir uma segunda opinião. De qualquer forma, sua sua gatinha passou pelos procedimentos e já está em processo de recuperação. Espero que ela fique bem e não haja qualquer sequela. Mas depois que ela já estiver recuperada, veja com outro especialista os exames que citei na matéria, algumas doenças são silenciosas. Prevenção é sempre a melhor solução.
E não nos deixe sem notícias, depois nos diga como ela ficou!
Abraços!
angela
Bom dia!
Entendi…ela está bem sim, hoje se estiver tudo ok com a cicatrização vai tirar os pontos e a roupinha.
Comentei na última visita sobre o antibiótico, foi dito que é dado em dias alternados por se tratar de ser de amplo espectro…hoje vou ver qual o nome, pois nem me atentei a isso.
Após cirurgia notei que está bem tranquila, não fica mais correndo pra todos os lados, é praticamente outra gata. Desde então ela come e bebe normalmente, apesar de estar mais manhosa, tenho que colocar ela perto da comida, mia para fazer xixi e tenho que por ela na caixa…rs…tá um bebezinho! Mas acredito que isso se dê um pouco pelo fato de estar com a roupa, após tirar vai voltar a ser traquina como é…rs
Obrigada!!! Abraços e bjinhos na Ruby!
Fabiana Xavierr
A Ruby também ficou manhosinha uns dias, mas depois voltou a ser a mesma espoleta de sempre. Corre atrás da gente, se esconde nos cantos da casa pra dar bote, uma verdeira levada da breca! hahaha…
Vai ficar tudo bem com a sua bebezinha também, fique tranquila!
Abraços!
Ursula
Nossa estou com o coração na mão para castrar nossa gatinha.
Vocês são de qual cidade? Pode indicar a clínica? A veterinária pediu Hemograma completo e um outro exame acho que foi bioquimico. Fiv e Felv ela não pediu. Essa roupinha parecendo uma fralda que está na primeira foto fica só no primeiro dia?
Fabiana Xavier
Olá, Ursula!
Nossa equipe está no Rio de Janeiro, mas não contamos com um espaço físico. Essa roupinha que parece uma fralda ela veio da clínica, mas eu achei que não estava comoda, por isso troquei pela outra branca que pega todo corpo. A roupinha é só pra evitar que ela tire o ponto (porque fica lambendo e querendo coçar).
Sobre o exame de FIV e FELV, cada médico tem seu critério, convese com sua veterinária sobre a importância desses exames. É bem simples e ela pode realizar com o mesmo sangue colhido para fazer o hemograma.
Vou ficar na torcida para que sua gatinha fique bem!
Um abraço!
Luana
Olá
Minha gatinha castrou hoje e parece estar bem, mas não fica com a roupa cirúrgica de jeito nenhum. Já tentei duas diferentes, a última bem apertada e mesmo assim arrumou um jeito e tirou. Ela está bem agressiva e não deixa por novamente e de vez em quando ela lambe os pontos. O que devo fazer? Estou muito preocupada!
Natalia - Amigo Não se Compra
Ahhh esses gatinhos são safados pra tirar a roupinha cirúrgica! O ideal é sempre tentar recolocar, mas se não der, dá pra colocar também aquele colar em volta do pescoço (aquele que parece um abajur) assim ela não alcança para lamber os pontos.
Taina
Bom dia!
Quantos pontos sua bebê teve? Parece pequenos
Fabiana Xavier
Olá, Taina!
Foram 9 pontos bem pequeninos, hoje ela está com 5 anos e não tem nem cicatriz mais.
Um abraço! 🙂
Fatima
A minha gata castrou no sábado numa campanha da prefeitura da minha cidade e até ontem quarta-feira ela não tinha feito cocô. Levei num veterinário e fizeram US. E detectaram as fezes acumuladas. Ficou mal e resolveram internar. Fizeram 2 x o laxante enema nela e ainda não conseguiu…Se até amanhã não fizer vai ter que operar de novo para remover as fezes… Essa castração está traumatizante. Não sabem dizer se o problema foi durante a cirurgia ♀️ Tô até com medo de perder minha gata…fora os custos todos…se arrependimento matasse viu…nao a teria levado na campanha
Natalia - Amigo Não se Compra
Poxa Fátima, sinto muito pelo que aconteceu! Espero que tenha ficado tudo bem com sua gatinha!
Maira
Boa noite,
Castrei minha segunda gata que tem 6 anos. Tenteinoutras vezes, mas como ela tem os rins menores e uma fibrose pulmonar que acarretou algumas questões respiratórias, só agora conseguimos estabilizar essas questões e castra-la. Estamos no 3 dia. Os dois primeiros foram tensos, sem dormir e tive que voltar com ela na clínica. Ela fazia xixi onde estivesse porque não segurava. O médico disse que poderia ser pela roupinha, dor e o estresse da cirurgia e estranhamento da outra gatinha que tenho de 9 anos. Elas se estranharam muito, rosnam e tive que isolar uma da outra porque quase brigaram e não posso arriscar pelos pontos. Estou com o coração na mão, porque elas são muito carinhosas, a mais velha adotou a nova desde os primeiros dias de vida dela e essa situação me deixa apreensiva. Tenho que vigiar a Agatha por causa dos pontos, e não tenho escolha de deixar Gaia longe. Não sei se estou agindo bem, se deveria deixá-las mais perto, se acostumando. Mas, estou com muito medo. Pela porta rosnam muito. Meu receio realmente é eu não conseguir segurar e elas brigarem e abrirem os pontos.
Mariana
Estou com o mesmo problema. Tenho 2 gatinhas de 6 meses, elas sao irmas e castrei as duas no mesmo dia. Hoje é o 2 dia e desde que voltaram do vet nao podem ficar juntas de jeito nenhum pq brigam e elas eram muito unidas. tive que separa-las. A vet disse que é por causa da roupinha e que o comportamento muda mesmo. A relação das suas gatas melhorou dps desse periodo?
CLAUDIA FERREIRA
Oi, aqui esta o mesmo problema. Podem me dizer se melhora?
Natalia - Amigo Não se Compra
Só um veterinário vai poder dizer com certeza, mas pode ser que esse estranhamento venha do cheiro que a gatinha voltou do vet, por conta da medicação, anestesia, curativos etc. Sendo o cheiro diferente, os gatos podem estranhar e voltarem a socializar depois que passar esse processo. Importante manter isolada mesmo!
Cintia
Oi tudo bem castrei a minha gata sábado hj faz segundo dia q ela castrou e só come não bebe água nem faz cocô só xixi devo me preocupar
Fabiana Xavier
Oi, Cintia!
A Ruby levou muito tempo para fazer cocô depois da castração, eu estava bem preocupada. Fiz contato telefônico com o veterinário depois de 3 dias sem cocô, ele me passou alguma coisa caseira, que hoje, não lembro com certeza, acho que foi uma colher de chá de azeite. Repito: não tenho certeza. Com uns 5 dias ela fez cocô.
Eu indicaria que fizesse o mesmo, após 3 dias sem cocô, que fizesse contato com o veterinário. Existem alguns medicamentos que podem ajudar. Mas beber água é fundamental. Se ela não beber, dê água na seringa e ofereça sachê. Isso ajuda tanto na hidratação, quanto na evacuação.
Ana k
Estou passando pelo mesmo com minha gata, ela não toma água, não fez cocô e nem quer comer ração. O que vc fez pra que ela melhorasse ??
Dayana
Boa tarde, minha gatinha castrou tem 7 dias tem 2 dias que ela não faz cocô o que posso dar a ela ?.Fora isso ela tá comendo bebendo água fazendo xixi normal.
Natalia - Amigo Não se Compra
Pessoal, como a Fabiana já disse acima, nesses casos de dúvidas de pós-operatório o mais indicado é sempre procurar o vet que castrou! Ele será a pessoa mais indicada para dar as orientações adequadas.
Natália Siqueira
Oi… A minha castrou na sexta e ainda não fez cocô. Devo me preocupar já? Pois não gostaria de fazer algo sem orientação
Natalia - Amigo Não se Compra
Na dúvida, ligue para o vet que fez a castração!
Gabi
Olá, acabei de castrar minha gatinha. Minha pergunta é: ela tem o costume de ir para o quintal fazer suas necessidades, não se adaptou a caixa de areia, já que ela não pode fazer esforço como vai fazer suas necessidades?
Natalia - Amigo Não se Compra
O vet que fez a cirurgia poderá te orientar 🙂
JK
TRÊS DIAS SEM FAZER MDS eu já ia surtar KKKKK q bom q é normal bom saber, pq a minha não fez ainda é nem faz 24h a Nina tem vontade de pular em cima do sofá mas ela não pode KKKKK tadinha, espero q ocorra tudo bem
Amanda Figueiredo
Estava preocupada pq a minha gata estava com o intestino preso há 2 dias, mas seu post me ajudou a não ficar paranóica e a saber q providencia tomar, mto obrigada
Natalia - Amigo Não se Compra
Que bom! Essa dúvida é bem comum.
johny
Olá, primeiramente sua gatinha é muito bonita. Eu tenho uma certa dúvida quanto a castração…eu mandei castrar a minha gata e o veterinário não depilou/raspou o local…será que isso é normal?
Natalia - Amigo Não se Compra
geralmente eles raspam pra poder fazer o corte… talvez valha a pena perguntar a ele mesmo, o motivo de ter preferido não raspar.
Maria
Oii , estou passando pela fase da castração com a mia minha gatinha ….. foi ontem que ela fez a cirurgia , e comeu normalmente , ela acordava do nada e saía correndo sabe , pelo o efeito da anestesia. Bom hoje dia 01/08/2021 ela está fazendo xixi normal , e comendo e bebendo água , porém ela está meio agressiva não sei o motivo ao certo , ela não conseguiu fazer coco ainda , então pode ser por esse motivo . Bom vamos esperar para ver como vai ser . O veterinário dela disse que tem que deixar com a roupinha pós cirúrgica até o dia do retorno pra tirar os pontos . Ele disse que não é bom fazer curativo por que pode pegar bactérias ao tirar a roupinha . Então estou seguindo o que ele me disse . Tô desesperada por que ela não para quieta , ela já pulou , e ficou andando pra um monte de lugar hoje , mais aí coloquei ela no meu quarto e fechei a porta e agora tá tudo certo rsrsrs . Vamos ver volto no dia de tirar os pontos .
Beijos de Maria Victoria e mia
Natalia - Amigo Não se Compra
Tem gatinho e gatinha que é assim mesmo, nem operada sossega! rs. Essa mudança de temperamento é normal, afinal o incômodo deixa todo mundo mal humorado, também é assim com a gente, né? Se for algo que demore a voltar ao normal, é bom procurar o vet pois pode ser que ela esteja com alguma dor fora do esperado.
Elizabeth de Souza Ferreira
Boa Noite!
Depois que castrei minha gata, ela não faz xixi na caixinha de areia.
Isso é normal ? Oq posso fazer ?
Isso vai passar?
Mavie
Eu não sei oq pensar do seu relato. Acabei de castrar a minha gatinha. Tem 5 meses tbm. Porém ela ficou 3 horas na clínica. Veio sem curativo. Sem colar que eu enviei. A Vet ( que é de minha total confiança) disse que assim cicatriza mais rápido. Só que ela está virada no jyraia! Se não ficarmos literalmente olhando pra ela o tempo TODO ela arranca os pontos. Colar ela não aceita de forma alguma, se joga na parede,da cambalhota. A roupa cirúrgica? Piorou 100x. Ela pula pra cima,se joga no chão e etc … 24 horas sem dormir, sem trabalhar,sem ir ao banheiro praticamente. Decidimos colocar o colar e deixar na cx de transporte. Estou horrorizada com isso tudo e besta com sua história!
Natalia - Amigo Não se Compra
Nesse caso é melhor mesmo deixar numa gaiolinha ou mesmo internada, pois é o equivalente à cama de hospital, né? É importante ficar em “repouso” por alguns dias, e como não tem como explicar isso pra gata, a solução é prender um pouquinho, mas claro, sempre ficando de olho se está tudo bem.
Angelita
Minha gatinha do meio odiou a roupinha!! Custou ficar 7 dias. E nestes dias tentamos usar faixa, colar elizabetano… mas não adiantou!! Estava revoltada. Só queria ficar debaixo de coberta, não queria comer, beber água nem usar a caixinha de areia. Tenso viu!! Quando tirou a roupa, virou outra gata….
Natalia - Amigo Não se Compra
Muitos gatos detestam mesmo essa roupa!