Conheça 24 petiscos naturais que você pode oferecer ao seu cão
Existem muitos alimentos que ingerimos que podem ser oferecidos aos cães. Eles podem ser dados como forma de petiscos naturais e é isso que vamos ver agora.
Dentre os muitos alimentos que ingerimos, alguns podem ser oferecidos aos cães e eles adoram! É uma verdadeira explosão de texturas e sabores que podem ser dados como forma de petisco natural, como recompensa após algum treinamento ou agrado num momento de carinho.
Separamos aqui 24 alimentos que você pode oferecer ao seu cão sem medo, vamos conhecê-los?
1- Cenoura
A cenoura é rica em Vitamina A, C, D, E, K, B1 e B6, fibras, antioxidantes e carotenoides. Por ser um vegetal de baixa caloria, você pode oferecer sem medo de o cachorro engordar. Quando oferecida crua, devido a sua textura, é ótima para ajudar o seu cão a limpar os dentes dos restos de ração, principalmente se você costuma dar ração úmida, que normalmente deixam resíduos entres os dentes formando as placas bacterianas.
Você também pode oferecer a cenoura cozida, desde que não acrescente cebola, alho ou temperos industrializados. Cozinhar apenas na água com uma leve pitada de sal é o aconselhável.
Benefícios:
- Ajudar a limpar os dentes
- Ajuda a regular o sistema nervoso
- Retarda o envelhecimento
2-Brócolis
O brócolis é rico em Vitamina C, Magnésio, Cálcio, Zinco e Ferro. Este alimento pode ser oferecido ao seu cachorro sem medo desde que não ultrapasse 5% do total da alimentação do seu cão. O excesso de brócolis pode causar irritação no estômago e diarreia.
Mas não tenha medo de oferecer essa delícia ao seu cãozinho, em doses moderadas o brócolis auxilia no sistema digestivo, tem pouquíssima caloria e eles adoram! Ofereça cozido e misturado na ração.
Benefícios:
- Controla a pressão arterial
- Auxilia no trato digestivo
- Fonte de fibra e baixa calorias
3- Alface
A alface é rica em Vitaminas A, C e Niacina, Ferro, Fósforo e Cálcio. De baixíssima caloria, quase zero, a alface nem sempre é a verdura favorita dos cachorros mas se houver algum desconforto intestinal ela é a mais indicada. Ofereça junto da ração ou como petiscos entre as refeições mesmo.
Benefícios:
- Auxilia na prisão de ventre
- Combate o desconforto gástrico
- Auxilia no trato intestinal
4- Couve
A couve é rica em Vitaminas A, B1, B2, B3, B5, C e K, Cálcio, Ferro, Fósforo, Magnésio, Cloro, Enxofre, Silício e Sódio. Esse alimento é um ótimo aliado aos cães que precisam perder peso, pois trazem uma sensação de saciedade nos cães, logo, acabam comendo menos. Você pode oferecer as folhas cortadas em tiras bem finas ou bem picadinhas, cozidas no vapor ou em pouca água e depois misturadas na ração. Atenção, não exagere na quantidade oferecida, pois o excesso de couve pode causar gazes e trazer mau estar.
Benefícios:
- Auxilia na perda de peso
- Protege os ossos e dentes
- Previne anemia
5- Beterraba
A beterraba é fonte de Vitamina A, B1, B2, B5, C, Cálcio, Ferro, Potássio, Sódio e Zinco. É também um alimento de baixa caloria, rico em fibras, auxiliando assim no trato intestinal do animal. É possível observar, devido a sua forte coloração vermelha, que se dada em excesso as fezes podem ficar com esse tom avermelhado por isso não se assuste. A beterraba pode ser oferecida crua ou cozida.
Benefícios:
- Auxilia no combate a anemia
- Melhora o fluxo intestinal
- É de baixa caloria
6- Vagem
A vagem é fonte de Vitaminas do Complexo B, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Potássio, Ferro e Ácido Fólico. Por conter um antioxidante natural, ajuda no combate ao envelhecimento e também é grande aliada no combate aos radicais livres. Tem sabor suave e quase não tem calorias, você deve oferecer ao seu cachorro sempre cozida, misturada a ração.
Benefícios:
- Controla o colesterol
- Combate os radicais livres
- É antioxidante natural
7- Batata Inglesa
A batata inglesa é rica em carboidratos, Vitaminas do Complexo B, Vitamina C, Ferro, Potássio, Cálcio, Fósforo e Amido. Não há problemas incluir batatas inglesa no cardápio do seu cão desde que siga as orientações a seguir:
A batata inglesa nunca deve ser oferecida crua ao animal e nem com casca, pois sua casca tem uma substância chamada Solamina que é extremamente tóxica para os cães! É importante que além de descascadas, sejam retiradas toda e qualquer parte apodrecida ou aquela parte que as vezes fica esverdeada (sabe na casca quando pensamos que está um pouco crua? Essa parte).
Caso oferecida crua ou com casca, o animal pode ter sérios problemas de vômito, diarreia e até problemas mais graves no caso de agravamento dos sintomas.
Benefícios:
- Pode aumentar a resistência física
- Mantém os níveis de açúcar
- Previne fezes amolecidas
8- Batata Doce
A batata doce é rica em Vitamina A, C, E, Ferro e Potássio além de grande fonte de fibras. Como a batata doce tem um alto índice de carboidrato deve ser oferecida com cautela. Oferecida de forma desidratada, é ótima para as gengivas do seu cachorro.
Benefícios:
- Fortalece o sistema imunológico
- Auxilia no sistema digestivo
- Ajuda a controlar o diabetes
9- Abóbora
A abóbora é rica em Vitamina A, Vitaminas do Complexo B, Cálcio e Fósforo e é rica em fibras. Deve ser oferecida sem casca e cozida na água e sal ou no vapor. Previne problemas de visão e derrames e ainda auxilia na absorção de nutrientes como proteínas e ferro.
Benefícios:
- Combate a fadiga
- Previne problemas de visão
- Auxilia na digestão
10- Salsinha
A salsinha é rica em Vitamina A, B1, B2, C e D. De baixíssima caloria pode ser oferecida tanto crua quanto cozida, no entanto se seu cachorro tiver alguma doença renal este alimento deve ser evitado devido aos seus altos índices de oxalato.
Benefícios:
- Ajuda a aumentar a resistência no sistema imunológico
- Combate o mau hálito
- Auxilia na prevenção de envelhecimento precoce
- Ajuda a aliviar dores articulares
11- Ervilha
A ervilha é rica em Vitamina A, C, B1, B2, B3 e B6, Potássio, Ferro, Cálcio e Fósforo. Não deve ser oferecida a ervilha que vem na latinha em conserva, deve-se dar apenas a natural sem a vagem que cobre os grãos. Esses grãos de ervilha devem ser oferecido cozido e preferencialmente amassadas para facilitar na digestão.
Benefícios:
- Devido ao alto índice de Ferro pode prevenir anemia
- Fortalecem o sistema imunológico
- Melhora o fluxo intestinal
12- Chuchu
O chuchu é uma excelente fonte de Vitamina C, Folato, Tiamina, Riboflavina, Piridoxina, Cálcio, Magnésio, Fósforo e Zinco. De baixa caloria o chuchu é um excelente petisco natural, rico em fibras e de fácil digestão ainda é indicado para animais que bebem pouca água. Deve ser oferecido cozido sem casca e sem miolo.
Benefícios:
- Auxilia no controle do colesterol
- Indicado para cães acima do peso, pois favorece o emagrecimento
- Previne a constipação
13- Inhame
O inhame é fonte de Vitamina C, E, B6 e Potássio e ainda grande fonte de Diosgenina que se transforma em hormônio no organismo do cachorro. Rico em fibras o inhame tem baixo teor de gordura e deve ser servido bem cozido e sem a casca.
Benefícios:
- Possui ação anti-inflamatória
- Aumenta a fertilidade
- Reforça as defesas do organismo
- Faz bem ao coração
14- Espinafre
O espinafre é rico em Vitaminas A e do Complexo B, C e E, Betacaroteno,Manganês, Zinco, Selênio, Ferro, Fósforo e Cálcio. Esse petisco natural pode ser oferecido a qualquer cachorro, aumenta a imunidade, é ótimo para o pelo e consumido a longo prazo fortalece os ossos, não é a toa que o alimento favorito do Popeye! Deve ser oferecido cozido e de preferência misturado com outros alimentos.
Benefícios:
- Fortalece os ossos
- Aumenta a imunidade
- Melhora a visão
15- Couve Flor
A couve flor é fonte de Vitamina C, K, B6, B1, B2, B3 e E e ainda Ácido Fólico. Portadora de grande fonte de antioxidante pode retardar o envelhecimento. Rica em fibras solúveis auxilia na digestão e pode ser oferecida tanto cozida quanto crua, o que preserva ainda mais suas fibras, vitaminas e minerais. Vale ressaltar que apesar de ser um ótimo alimento para seu cão, não se deve ultrapassar mais que 5% do consumo diário do alimento do seu pet. O excesso de couve flor pode causar irritação gástrica e até intoxicação.
Benefícios:
- Fortalece o sistema imunológico
- Pode desacelerar o envelhecimento
- Proteção da osteoporose
16- Banana
A banana é riquíssima em Potássio, Vitaminas A e C. Aqui no Brasil temos uma gama muito grande de bananas e algumas são mais abundantes em uma determinada região que outras. As melhores bananas para serem oferecidas ao seu cão devem ser a banana prata, banana maçã por serem menos doce, menos calórica e menos ácida. Mas ainda podem ser oferecidas as bananas ouro e banana nanica que na verdade é uma versão menor da banana d˙água. Jamais deve ser oferecida a banana ainda verde ou com casca pois fazer muito mal ao se peludinho.
Benefícios:
- Grande percursor de energia
- Estimula a produção de hemoglobina
- Rica em fibras, controla o intestino
17- Caju
O caju é uma das frutas que mais contém Vitamina C mas também estão presentes Vitamina E, B1, B2, B3, B-6, K, Ácido Fólico, Cobre, Cálcio, Magnésio, Ferro, Fósforo, Potássio e Zinco. O caju deve ser oferecido bem maduro e sem a castanha.
Benefícios:
- Melhora o sistema imunológico
- Previne radicais livres
- Melhorar o sistema cardiovascular
18- Caqui
O caqui é fonte de Vitamina A, C, K e Zeaxantina. Os cães adoram essa fruta pois é bem docinha, pode ser oferecida com casca no entanto em pouca quantidade e não ofereça verde ou quando deves.
Benefícios:
- Previne tumores
- Diminui o risco de doenças degenerativas
- Melhora o sistema imunológico
19- Maçã
A maçã é formada por fibras, Vitamina B, C e E, além de conter Pectina e Quercetina. A maçã é uma das frutas mais fáceis de se encontrar em qualquer região do país e temos praticamente o ano inteiro, além de ser um petisco natural muito saboroso, ela ajuda a limpar os dentes. Atenção: Jamais ofereça as maçãs com sementes ou talo ao seu cachorro. Elas contém uma substância chamada ácido cianídrico que é altamente tóxica aos cães! Também não é indicada a maçã verde. Você pode oferecer com casca, em tiras ou cubinhos para facilitar a mastigação.
Benefícios:
- Melhora a função intestinal
- Regula a glicemia
- Ajuda a limpar os dentes
20- Pera
A pera é muito parecida com a maçã em termos de nutrientes, rica em fibras, Vitaminas B2, C e E, Cobre, Niacina e Potássio. Também não pode ser oferecida com sementes e talo pois assim como a maçã, estes possuem uma substância chamada ácido cianídrico e é altamente tóxico aos cães. Pode ser oferecida com casca e em quantidades moderadas.
Benefícios:
- Protege o intestino
- Melhora a imunidade
- Ajuda a reduzir o colesterol
21- Manga
A manga é rica em Vitamina A, Pectina, Quercetina, Betacaroteno e Ácido Gálico. Como uma fruta calórica a manga deve ser oferecida com cautela e nunca com casca ou caroço para evitar o engasgamento do animal. A manga mais verde também deve ser evitada para cadelas prenhes pois contém substâncias abortivas.
Benefícios:
- Diminui o risco de doenças degenerativas
- Previne o envelhecimento precoce
- Ajuda a manter o tecido conjuntivo do bicho saudável
22- Kiwi
O kiwi possui o dobro da Vitamina C da laranja e ainda possui Vitamina E, B6, Niacina, Potássio, Magnésio, Cobre e Fosfato. É preciso oferecer a fruta sem a casca e em pequenas porções.
Benefícios:
- Fortalece o sistema imunológico
- Auxilia o fortalecimento dos ossos
- Alguns estudos apontam proteger do câncer
23- Mamão
O mamão é rico em Vitamina A, B, C, Fósforo, Cálcio, Ferro e Potássio. É um petisco natural muito apreciado pelos cães, no entanto é preciso ter cautela na hora de oferecer. O mamão é um laxante natural que se dado em excesso pode causar diarreia ao seu cão. Também é importante oferecer sem a casca e sementes.
Benefícios:
- Diurético
- Pode atenuar inflamações
- Auxilia na digestão
24- Melancia
A melancia é excelente fonte de A, C e B6 além de conter um bom índice de Licopeno. Rica em fibras, a melancia não deve ser oferecida com casca nem com sementes. O ideal é cortar pequenos pedaços e se o dia estiver quente, pode oferecer gelado mesmo, eles amam!
Benefícios:
- Hidratante
- Ajuda na produção de anticorpos
- Refrescante
Vale lembrar que mesmo os alimentos permitidos citados acima, só devem ser dado ao animal como forma de petisco natural e não regularmente. Nada substitui a ração. Nela estão concentradas todas vitaminas, minerais e proteínas fundamentais ao bem estar do seu animal. Ainda é importante frisar que cada animal tem uma reação diferente em relação a cada alimento, pode ser que ele ame todos os legumes, verduras e frutas citados acima mas pode ser também que ele goste mais de um do que outro. Fique atento a reação do seu cão quando ele experimentar algo novo e deliciem-se com as novidades!
E não esqueça, todo alimento que for oferecido cru, antes precisa ser bem higienizado em água corrente e depois com uma solução de água e cloro.
A dosagem é uma colher de sopa de cloro para cada litro de água filtrada. Deixe submerso por 15 minutos e depois lave com água filtrada novamente para retirar o excesso de cloro. Essa receita vale tanto para os alimentos oferecidos aos seus cães como para os alimentos que você ingere.
E aí, gostaram? Quais desses petiscos naturais você já ofereceu ao seu cachorrinho? Conta pra gente aqui nos comentários!
Até a próxima!
Texto revisado pela médica veterinária voluntária, Cecília Amélia Borges de Almeida- CRMV MG 8639 em 15/06/2018.
Fontes:
- http://www.cachorropodecomer.com/2014/06/cachorro-pode-comer-cenoura.html
- http://www.remedio-caseiro.com/vagem-beneficios-e-propriedades/
- http://www.cachorropodecomer.com/2014/06/cachorro-pode-comer-batata.html
- http://www.tuasaude.com/beneficios-da-batata-doce/
- http://www.cachorropodecomer.com/2015/03/cachorro-pode-comer-salsa.html
- http://www.saudedica.com.br/couve-flor/
- http://melhorcomsaude.com/tomate-rica-fonte-vitamina/
- http://www.saudedica.com.br/os-8-beneficios-do-caju-para-saude/
- http://bulldogapollo.com.br/frutas-que-seu-cao-pode-comer/
- http://www.frutasnobrasil.com/vitaminas_do_mamao.html
- http://revistameupet.com.br/alimentacao/10-frutas-que-contribuem-para-saude-dos-caes/348/
- http://portaldodog.com.br/cachorros/adultos-cachorros/alimentacao-adulto/verduras-e-legumes-permitidos-para-caes/
- http://anda.jusbrasil.com.br/noticias/100671868/confira-os-vegetais-que-seu-cachorro-pode-e-deve-comer
- http://www.ospaparazzi.com.br/pet/confira-os-vegetais-que-seu-cachorro-pode-comer-11509.html
Lidiane
Gostei muito da matéria, bem completa. A surpresa pra mim foi o caju. Não sabia que podia comer.
Natalia - Amigo Não se Compra
Que bom que gostou!