Minha gata não gosta de colo, será que ela não gosta de mim?

Eu sempre tive gatos. Em determinada época da minha vida foram 13! E com tantos anos convivendo com gatos eu posso afirmar que aprendi algumas coisas sobre a personalidade deles. Como por exemplo que eles têm pernonalidade e que cada gato é diferente do outro.

Hoje estou em novo aprendizado e acredito que muitas pessoas estão passando pelo mesmo que eu: minha gata não gosta de colo. Será que isso significa que ela não gosta de mim?

A Ruby vai fazer 2 anos em setembro. Eu a resgatei em uma noite de chuva quando ela era apenas um “camundongo”. Ela era tão magrinha, cheia de pulgas e assustada. Mesmo assim roubou meu coração desde o primeiro segundo em que eu a vi.

A trouxe para casa mas meu marido não a queria. Ele dizia que odiava gatos! Dizia que são interesseiros, que não gostam das pessoas, só da casa, entre outos mitos absurdos. A verdade é que ele nunca havia convivido com um gatinho.

Ruby com 3 meses de idade.

Quando ela era bebezinha, era puro dengo. Aí foi crescendo, aprendeu a caçar, aprendeu a escolher ração, onde dormir, onde queria beber água, que na barriga ninguém pode encostar e com o tempo, que também não gosta de colo.  Não gosta sequer que façamos carinho. Aprendeu a roubar comida também, mas sobre isso falo em outro momento.

Ela tem um monte de brinquedos: são ratos, bolinhas com sininhos, ratinhos de cordas e três arranhadores só pra ela! Ela também não tem acesso a rua e fica sempre protegida em casa. Aqui todas as janelas são teladas. Não me importo com o sofá destruido, com os lençóis furados ou com os arranhões que eventualmente acabo levando.

Além da diversão, a saúde está super em dia! Ela tem a caderneta de vacina atualizada e até marco na agenda para não atrasar. A castração foi aos 5 meses (até relatei aqui como foi o processo) e não falta mimo. Pode dormir na cama e quando está frio, até debaixo da nossa coberta ela pode ficar. Detalhe: todas as noites ela dorme nas pernas adivinha de quem? Claro, do meu marido! Aquele que odiava gatos e agora sente falta quando ela não vem.

Claro, como toda casa existem as regras: ela não pode ficar na mesa da cozinha, pia ou fogão. As regras são respeitadas, caso contrário, o senhor borrifador entra em ação.

Todas as manhãs eu coloco a caminha dela no sol. Ela gosta de tomar banho e tirar um cochilinho enquanto se aquece. A tarde, o arranhador maior fica na janela da sala, que é onde ela gosta de observar a rua e os passarinhos que cantam alegremente na amendoeira do vizinho da frente. Nos finais de semana, a gente passeia no terraço. Tenho algumas plantinhas que ela gosta destruir.

Ruby “cuidando” do pezinho de hortelã.

Sabe quando alguém fala te catucando o tempo todo? Nossa, como isso é chato! Eu imagino que ela se sinta assim. Não acho que seja possível ela não me amar, ainda que ela não goste que eu encoste muito nela.

Deve mesmo ser estranho uma pessoa 20 vezes maior que ela ficar pegando e amassando o tempo todo. E voz chata que é só: “Quem é a princesinha da mamãe? Cadê a gatinha lindinha da mamãe? Eu vou amassar você todinha!”

Mesmo assim, sem gostar de muito contato físico, lembro de uma vez que tive uma crise renal. Fiquei de respouso por uns dias e ela não saiu do meu lado. Em alguns momentos até deixou eu fazer carinho por um longo tempo. Quando não estava na cama comigo, estava no chão me vigiando.

Meu marido uma vez também ficou muito doente. O dia que ficou internado ela ficou até sem comer! Quando ele voltou para casa, estava mancando um pouco e adivinha quem começou a mancar? Não sei se era deboche, acho que até podia ser… O fato é que a medida que ele foi melhorando ela também foi parando de mancar.

Se isso não é demonstração de amor, não sei como poderia definir.

A minha Ruby é atrevida, levada, caçadora (mas tem medo de barata e ônibus), não tem medo das visitas e ama um sachê de truta com espinafre. A alegria que ela nos trouxe não se paga. Como ela é muito arteira, cada dia é uma piada nova! Eu poderia passar dias contando suas artes… Ela sabe abrir meu guarda roupas! Ela empurra a porta de correr e afia as unhas nas minhas calças. Já perdi algumas bolsas assim também. Certa vez a peguei no nicho da cozinha sentada e jogando tudo no chão. Acho que estava entediada…

Essa sou eu em um dia frio. A Ruby já estava no limite do “pode me abraçar”, rs.

O fato é que assim como nós, existem gatos mais carinhosos e afetuosos. A Ruby nos ama, eu sei disso. Mas ela é um espírito livre, totalmente independente e isso não significa que ela me ama menos ou mais.  Na verdade até aprendo com ela: devemos amar as pessoas da mesma maneira que amamos nossos peludos, sem esperar nada em troca. Amo a Ruby porque a amo e ponto. Não espero que ela faça algo por mim ou sequer que me deixe tocá-la, ao contrário, respeito o tempo dela. Quando aceita um carinho eu faço, quando não, é vida que segue. Que possamos levar isso para além da convivência com os gatinhos.

Sim, me considero boa mãe de gato! E você, como é a relação com seus gatinhos?

Por hoje é só, mas semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados pra vocês! Até lá! 🐱

 

Leave a Reply

33 Comentários

  1. Marco Mandarino

    Nossa gata mais nova, Pepita, também não gosta de colo, mas dorme em cima da gente ou grudadinha ao nosso corpo quando estamos dormindo.

    • Fabiana Xavier

      Olá, Marco!

      Acho que é o jeitinho de alguns gatinhos mesmo. Mas a gente que conhece a história, sabe que a Pepita ama demais essa família linda! <3

  2. Paula Antunes

    Gostei muito do seu depoimento.
    Nunca fui “gateira” sempre tive cães mas achei que estava na altura de ter um animalzinho a quem dar carinho já que o filho cresceu e … pronto.
    A Luna foi escolhida por mim entre uma ninhada de gatinhos abandonados com 2 meses e contra a vontade do meu marido que nunca quis animais em casa.
    Desde o primeiro dia que a quem a “rapariga” seguia pela casa adivinhem lá quem foi… o marido, e depois o filho.
    Eu desde o início fui “tolerada” porque lhe dava a comida e só pelo meu lado da cama ela podia subir sem ser borrifada.
    Agora nem uma festa me permite fazer, foge de mim, e o colo, ronrons e marradinhas vão todos para os homens da casa que claro se renderam.
    Francamente fico um pouco “magoada” mas habituei-me a ser ignorada e a ignorá-la.
    Já não tento nem espero quaisquer carinhos e talvez algum dia venha a ter outro gato a quem possa fazer mimos… mas não será a esta certamente 🙁

    • Fabiana Xavier

      Olá, Paula!

      Gatos são assim mesmo, espíritos livres! A gente precisa respeitar seu espaço e saber que nem todos gostam de carinho. A minha por exemplo, quase não gosta. Mas há muitos felinos por aí ronronentos e que gostam de ser amassados, digamos assim. Mas, nos cabe respeitá-los com seus temperamentos únicos.

      Um abraço!

  3. Renata

    Amei o texto. EStava aqui net procurando o porque da minha gata não gostar de mim mas lendo o texto entendi que sim, ela tem o temperamento dela mas ela me ama sim. Fiquei até mais aliviada! rs
    Eu amo aquela bola de pêlos demaaaais!!!! Porém ela tbm e assim, não gosta colo, nem que encoste muito nela. Qdo neném vivia dormindo comigo ou junto de mim, agora q tá mocinha tá livre e independente.
    É linda demais minha Miá! <3

    • Amigo Não se Compra

      Pois é, Renata!

      Eles crescem rápido demais! E a gente fica assim sem saber muito bem como agir na fase da gatolescência! hahahaha…
      Mas o importante é saber que eles nos amam tanto quanto nós os amamos!
      Um abraço!

    • marcowis

      É igual filho quando bate os problemas correm pros pais, quando tao carentes ou querem calor correm pra junto no do dono.

  4. Joice

    Nossa … parece que eu to lendo a história da minha Chanel, única diferença é que ela não é tão arteira, é mais quietinha na dela!!! Amo demais essa braveza

    • Amigo Não se Compra

      Olá, Joice!

      Hahahaha… É muito bom saber que não estou sozinha nesse mundo!

      Um abraço!

  5. Dilliany Falcão

    Ruby é uma gatinha muito linda, parabéns pelo tesouro que você tem. Também tenho uma gatinha, parecida com a Ruby (“murisquinha”), minha Luna, está com 6 meses e hoje (06/04) levamos ela para ser castrada. A Luna também não gosta de colo e nem de carinhos muitos demorados, tem que ser um carinho curto na cabecinha e ao longo da coluna e ponto, não abuse humana. Ela adora caçar (só no terreno de casa, ela não sai) e não tem nenhum medo de barata, pelo contrário, ela faz a maior festa quando consegue pegar uma pra “brincar” e não deixa os irmãozinhos chegarem perto da sua “caça”. Esses pequenos são colocados no mundo para nos dar muito amor e cada um faz isso a sua maneira, eu sei que ela me ama e eu amo muito ela e meus outros “bebezes”. Adorei seu post, parabéns novamente.

    • Amigo Não se Compra

      Olá, Dilliany!

      Que legal o seu relato! Só comprova o quanto é maravilhoso ter um gatinho, mesmo eles não sendo tão carinhosos como gostaríamos, hahahaha…

      Um abraço!

  6. Rebeca

    Tenho uma filha linda que se chama Filomena é minha paixao minha bebê adotei ela em uma ONG de proteção ao animal sempre à tratei bem mas percebia q não gostava e não gosta de colo mas eu sabia q ela gostava de mim afinal aqui em casa e aberto e ela sãi e volta quando quer ..

    • Amigo Não se Compra

      Olá, Rebeca!

      Eu tenho certeza que ela te ama muito! Gatos são muito amorosos!
      Mas cuidado com essas voltinhas, hein! Um dia ela pode sair e não voltar.

      Um abraço!

  7. Ca

    Fiquei apaixonada com seu relato. Tenho um gato de 1 ano muuuito resmungão, detesta colo, banho, carinho e sempre que damos uma brecha ele tenta fugir. Confesso que sempre penso que ele não gosta de mim, mas eu o amo e fico cada dia mais apaixonada observando ele aprontar e dormir ( e ele dorme a tarde inteira sem interrupçoes kkk)

    • Amigo Não se Compra

      Oi, Ca!

      Minha Ruby também! hahaha… Impossível não amar essas bolinhas de pelos!

  8. Cesar

    Pareçe meu gato, era de rua tambem eu acabei adotando. Ele não é muito chegado a colo, mas quando durmo no sofa e acordo ele esta em cima de minha barriga..kkkk

    • Fabiana Xavier

      Olá, Cesar!

      Ou seja, ele te ama, mas não quer dar confiança! hahaha…
      Ele deve ser uma delícia! <3

      Um abraço!

  9. Ana

    Minha gatinha dormia todos os dias com migo E Eu amava mas depois que a gastamos ela nao quiz mais ficar no meu quarto ou dormir na cama comigo alguém sabe pq?

  10. claudia

    Amei a sua história com a Ruby!
    Passo exatamente por isso (resgate do “camundongo” cheio de pulgas, discurso do marido, falta de amorosidade comigo, etc) kkkk
    Só sirvo p alimentá-la, raramente recebo um roçado nas pernas, colo (1x!!!) nem acreditei!
    Já com meu marido que “odeia” gatos ela não para de segui-lo, se ele tá fazendo algum trabalho, lá está ela do lado, se vai p cozinha, ela vai atrás, é um nojo kkkkkk
    Quando chego do trabalho, encontro ela e o irmão (cachorro) me esperando; ele faz aquela festa, ela apenas me olha e se dirige p a cozinha, assim que entro, ela mia pedindo a comida. Pode ter 1.000 pessoas em casa, mas ela me espera chegar p pedir a comida; por isso falo que sou apenas a serviçal dela. kkkkkk
    Estava procurando informações sobre essa falta de amor e encontrei esse texto. Lendo o seu depoimento percebo que a minha Madame Norra tb me ama, ao modo dela, e isso basta! Amo-a de qq jeito!
    Grata por compartilhar!

    • Larissa

      Ahhh que delícia de história… vivo dizendo que minha Nina é e sempre será o único relacionamento não recíproco que terei na vida ela odeeeeeia colo, mas permite que eu faça carinho nela… até oferece o pescocinho quando estou fazendo carinho, é um dengo só! E as vezes se joga nos meus pés querendo atenção (AMO quando ela faz isso ) mas tudo no TEMPO DELA. Aprendi a respeitar. E vida que segue… sei que ela me ama, amo saber e sentir isso. Hoje pago a língua porque quem tinha aversão a gatos era eu e vejam só, quando estou no trabalho me vejo várias vezes pensando nela e perguntando a minha mãe se ela está bem, onde está, o que está fazendo, se comeu direitinho… Paixão por felinos é um caminho sem volta! Amo demais a minha peludinha

  11. Gal

    Minha gata Tica eu resgatei da rua. O que vc relatou é exatamente o que acontece na minha casa! Ela não sai de perto de mim um segundo! Mas nao gosta de colo
    E isso me frustra tanto. Mas agora entendi que nao é só a minha! Amo minha gatinha…

    • quézia martins dos santos

      Bom dia, o meu Gato Bob o mais novo da turma (tenho 4 com ele), encontrei ele na rua abandonado, mas ele depois que cresceu não gosta de colo, fica nervoso quando pego ele para acarinhar, quando beijo ele, mas ama a minha cama e as cobertas. E quando a minha mãe pega ele, ele não faz nada.
      Sempre cuidei dele, quando esteve dodói (foi mordido por outro gato, quando ele não era castrado), ficou internado e enfim. Percebi que quando é eu ele fica assim. Fico muito triste pois eu o amo muito.

  12. Daiane

    Também resgatei uma gata da rua se chama Maizena.
    Mas ela não gosta de colo nem de carinho , ela não gosta que passe a mão nela, não gosta que pega no colo , não gosta de banho, só come um tipo de ração, só bebe água essa torneira do banheiro estiver aberta

    .. ela morde demais ela morde todo mundo preciso cortar sempre a unha dela porque senão ela arranha todo mundo ela não tem acesso a rua ela fica dentro de casa ou no quintal ….. foi criada junto com rottweiler Será que o instinto do cachorro passou para ela e ela acha que ela é um rottweiler???

    • Martha

      Tinha um gato que tipo ele agia como os meus cachorros e não como os demais gatos, a gente tem gatos e cachorros… eu acredito que de certa forma eles podem adotar essa personalidade de cachorro… mas kkk achei que era imaginação minha

  13. Meu gato de 3 meses já está com espírito livre e já não curte carinho ou ficar no colo, só quando ele quer. Fiquei meio frustado, o temperamento dos gatos é extremamente diferente um do outro. Não é que nem cachorro, que na maioria das vezes é bem caloroso.

  14. Francis

    Minha Mel também é arteira. Essa noite achou os papel higiênicos no armário e destruiu todos. Mas nao consigo ficar brava com ela…kkk

  15. A minha Dalila foi a alegria que faltava na minha vida 2018 perder minha mãe e junto foi minha alegria de viverro. Aí ela veio para eliminar baratas e ratos e a mesma fez isso magnificamente mais fui pegando amor a ela que aff no começo não saia nem já área foi crescendo e aprendeu a subir no portão da garagem e a ir para o telhado da casala a vizinha tinha muito medo dela cair dela não voltar de levarem ela mais fui me acostumando e ela sempre volta. Amo amo minha filha ela não gosta de muito carinho não só quando estar sonolenta estou toda arranhada nos braços mas mãos tirando ela lá dos lugares indevidos mais vale a pena tudo porque é minha alegria. Cuido dela estar tomando vacinas dou carinho e sei que ela gota de mim ela lambe meu cabelo é meu rosto se deixar e não sai de junto de mim Onde vou ela vai atrás sei que me ama. Mais vou fiar Maia sossegada quando acabar as vacinas e castrar ela porque teve um gato as trás dela e deu trabalho viu

  16. Munique

    A Pitaya é o grande amor da minha vida. Minha primeira gatinha. Ela dorme todas as noites comigo, bem grudadinha, mas só porque eu a trago para o quarto e fecho a porta. Aposto que se ela soubesse abrir, sairia. Detesta colo, não gosta de carinho… O pior pra mim é que ela passa o dia todo no quarto da minha Roomate. Fica lá, em cima dela o tempo todo. Não dá a mínima pra mim. Eu quero chorar todos os dias por isso… Por que será que ela não gosta de mim se sou eu quem cuida dela e a alimenta?! 🙁

  17. luane

    Antes a minha gata amava colo, mas agora ela não gosta mais! E eu fico sentida porque eu não fiz nada de mal pra ela:(
    Eu estranhei, porque isso aconteceu de repente
    Ela age normal (aceita carinho, dá presente…), mas não sobe mais no meu colo

  18. Macele

    Que textinho gostoso,vc escreve tão bem eu queria morar aqui 27.08.21

  19. aracy

    obrigada pelo seu depoimento, eu ja tava desesperada, chorando, pq a minha estrela sempre foi muito caseira, de ficar mais em casa, mais de uns dias ele descobriu o mundo e anda dando passeios longe pela vizinhança, achei que ela não gostava mais de mim, tenho muito medo que alguém pegue ela.

  20. Liliane

    Tem uma gatinha aqui também mora aqui há três anos peguei ela na rua Ela foi abandonada mas já era castrada não gosta de colo e é muito fofa e gorda amo amo amo demais tento pegar e dar muito beijos mas ela não gosta…. de colo Será que foi por causa do castramento que ela ficou assim?

  21. Neide

    Entrei aqui a procura de porque as minhas gatas não gostam de mim tenho 10 e a vida toda tive gatos mas essas é demais para mim os outros foram resgatados agora elas não, nasceu do meu lado a mãe baba por mim, mas elas nasceram no meu quarto vive no meu quarto porém são as únicas que não ronronan para mim, estava desesperada mas agora acalmei meu coração ❤️ obrigada pela postagem, agora sei quê Safira Doce, Algodão Doce e Sofia Doce, me amam.

Next ArticleO que você precisa saber antes de comprar um cachorro