Veja como escolher o bebedouro ideal para o seu gato
Que atire o primeiro petisco aquele que tem um gato que nunca bebeu água na torneira! Quem tem um gatinho ou mais, sabe o quanto eles amam isso, mas por que será?
Água limpa, fresquinha e corrente! Hummm… Que Delícia, diria seu gato! Vamos aprender como escolher um bom bebedouro!
Mas antes de a gente entrar no tema propriamente dito, vamos lembrar que é muito comum os gatos beberem pouca água e isso pode causar sérios problemas de saúde, crise renal é uma dessas doenças. Nesse post a gente falou mais detalhadamente sobre o assunto, mas vale relembrar que:
- A qualidade da água está diretamente ligada ao fato do gato ingerir pouco líquido (lembre-se de trocar a água diariamente);
- É importante oferecer mais de um bebedouro em locais distintos da casa.
Nos dias mais quentes, coloque pedrinhas de gelo no bebedouro. Além de manter a água fresquinha, eles adoram brincar de pegar o gelinho.
Fontes decorativas como bebedouro
Provavelmente você já viu algumas fontes lindíssimas em casas de produtos natuais ou lojas especializadas. É super relaxante aquele barulhinho de água corrente, remete a natureza e nos traz paz. Mas não se engane, esses produtos são projetados como artigos decorativos, não devem ser utilizados como bebedouro dos gatinhos.
Os gatos não gostam de encostar seus bigodes na água. Essas fontes normalmente tem efeito cachoeira e são mais estreitas. Eles podem ficar não confortáveis para beber ali. Sim, é possível que você compre uma fonte decorativa e seu gato se sinta a vontade de utilizar com essa finalidade, mas não é regra, é excessão.
Seja consciente!
Segundo dados do Saaet, uma torneira gotejando pode desperdiçar 46 litros de água por dia, ou seja, 1380 litros por mês. Um filete de água pode consumir mais de 10.000 litros de água por mês. Ou seja, não é legal deixar a torneira aberta o dia todo, ainda que seu gatinho ame uma água corrente, existem outras formas de solucionar essa situação e deixá-lo feliz. 😉
Bebedouro tradicional
Se você optar pelo modelo de bebedouro padrão, aqueles potinhos, siga essas dicas:
- Opte por material de porcelana, barro ou cerâmica. O material não deve ser plástico pois pode causar acne felina (que são pequenos pontos pretos no queixo ou lábio inferior, que posteriormente formam feridinhas, queda de pelos e até mesmo pus, é dolorido e até sangra);
- O potinho deve ser largo. Os gatos não gostam de encostar seus bigodes na água;
- Cetifique-se de que a quantidade de água forme um espelho de água (quando a água fica no limite de transbordar). Eles adoram esse estado espelhado, se sentem estimulados a beber mais água;
- No alto verão, você pode fazer cubos de gelo com ração úmida batida e depois colocar no potinho. Aquele gostinho da comidinha faz com que bebam mais água. Não esqueça que quando acrescida de comida, você deve deixar por um período mais curto de tempo.
Você sabia que muitos gatinhos antes de beber água colocam a patinha e lambem para sentir a temperatura da água antes de colocar a lígua? São muito espertos! 💜
Fontes próprias para gatos
As fontes fazem com os gatos bebam até 5 vezes mais água do que os potinhos tradiciomais. Eles amam água corrente e além disso, normalmente as fontes mantêm a água fresca.
Existem vários modelos, mas gosto particularmente dos modelos que utilizam filtros pois é garantia de água limpa ou dos modelos com pedras natuais que além de filtrar, mantém a água fresca. Vamos aos modelos!
MagiCat
Esse modelo é uma exclusividade do site Cat My Pet. Não foi a fonte mais barata que encontrei, mas foi a que mais me identiquei pelo desing de baldinho com torneira invisível. Na minha casa, fica na área de serviço, antão achei perfeito. Comprei um modelo rosa há 3 meses.
Como consideração de uso, não achei nada extraordiário. Mas atende bem a necessidade, fica ligada dia e noite e não aquece (motor e água), a Ruby teve uma boa aceitação. Naõ exige limpeza diária e as pedras não formam limo e mantém a água fresca. Como ponto negativo, achei muito pequeno, na foto me pareceu maior. No caso da Ruby, ela bebe quase lambendo a torneira mesmo (tadinha, ela acredita que realmente é uma torneira, hahaha…), mas caso ela quisesse beber no baldinho, achei a boca pequena. Ainda assim, é um modelo que indico.
Truqys Pet
Esse modelo chamo carinhosamente de capacete de bicicleta, acho feio. Conheço de uma pet shop e achei extremamente estreito, se o gatinho quiser beber diretamente na boca do bebedouro me passa a sensação que não vai caber a cabeça, não gostei.
Mas tem algumas funções ótimas: você pode trocar o bico, é possível escolher entre fonte de bebedouro padrão ou trocar por um bico que troca o efeito torneira por uma cascata mais suave. Ideal para os gatinhos mais medrosos. Também é possível controlar a pressão da água e acompanha um filtro que deve ser trocado. Ok, tem até mais vantagens do que o modelo que comprei, mas acho feio demais, me desculpe.
Esse modelo é muito comum e você encontra em vários sites, um deles, de onde retirei a imagem, é o site da americanas.com.
Cat It Frash & Clear
Esse foi o maior modelo que encontrei, tem capacidade para 3 litros. Ideal para quem tem mais de um gatinho em casa, no entanto, tem uma coisa que me incomoda profundamente nesse modelo: eles pedem um descanso de 8 horas.
Não acho legal, porque normalmente depois que começam a utilizar as fontes não querem mais beber nos potinhos. Aí fica a dúvida: deixar desligado durante o dia ou noite? Não sei, apesar do tamanho, essa restrição me desanima. Segundo o site Pet Love, único local que encontrei esse modelo, é um produto que vem dos Estados Unidos e é muito confiável. Se alguém usa, pode deixar suas considerações nos comentários.
Eu sei que essas fontes não são baratas (apesar de você encontrar bons preços no Mercado Livre) e nem todos podem dispor desse valor para comprar um modelo. Pensando nisso, separamos esse vídeo no estilo faça você mesmo. Não requer muita habilidade e tem o mesmo efeito dos produtos comerciais. Confira:
Cuide bem de quem te ama sem interesse e para sempre!
Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados para vocês, até lá! 🐱

Pingback: Confira nosso checklist para receber um animal em casa
Pingback: Bem-vindo, ano novo! | Amigo Não se Compra
Fabiana Carla da Silva
Opte por material de porcelana, barro ou cerâmica. O material não deve ser plástico pois pode causar acne felina. Você indicou só as de plásticos.
Marcelo Cardozo
Fabiano, tive a mesma percepção. No artigo diz ser ruim o plástico mas depois acaba indicando somente fontes de plástico. Existem modelos de porcelana, ou mesmo de aço inoxidável, são mais caros e tudo, mas se as mais baratas podem causar algum problema vale a pena investir um pouco mais.
Luciane
Fresco demais o post. E faltou a ressalva relativa ao alumínio também…
Luciane
*fraco, não fresco, maldito corretor rsrs
Renata
Acho que ela se referiu aos potes tradicionais de plástico.
As fontes não tem problema.
Alessandra
Olá, um leitor disse q o post é fresco demais. Que desrespeito, tudo dito no post tem muito fundamento, só ficou contraditório indicar produtos de plástico. Existe um filtro de barro para gatos com fonte. E o preço está páreo com a concorrência. Para mim que estou com baixo orçamento, optei por comprar uma bomba de 6w para aquário, um jarro de vidro e uma mangueira de silicone (achei mais “saudável que a cristal) e ficou tudo em 80 reais. Meus gatos amaram. A água é filtrada no filtro de barro, troco uma vez por dia. O legal é evitar materiais metálicos, ferro, alumínio, pasicos, prefiram vidro, loiça, os comedouros dos meus são em cumbucas de porcelana japas rsrs. Ah e sobre colocar pedrinhas CUIDADO há pedras q soltam residuos q para os cats é venenoso. Em pleno 2019 chove postagens na internet mas todas muito incompletas e displicentes.
Alberto
O meu Maine Coon só bebe água de fonte, onde consegue ver água corrente. Comprei uma fonte da marca Petlon pelo site Geração Pet e o custo x benefício foi excelente. Recomendo.
Priscila Vieira
Eu comprei o meu da aqua mini pros meus gatinhos, na Geração Pet, ele amou. Só precisa trocar sempre o filtro, aqui em casa são 3 fêmeas e 1 macho rss
Rosana
Olá, meus gatos não deram a mínima paras as duas fontes q eu fiz
Será que é porque tem pedrinhas e uma plantinha decorativa?
Pingback: Tudo o que você precisa saber sobre infecção urinária nos pets |
Ana Garcia
Comprei uma que chegou hj mas ela tá com medo de beber ainda..paguei 98.00 já com frete. Veio bebedor com bomba, brinquedo e comedouro ergonomico. minha água tava vindo cara pq ela só queria água na pia d banheiro e eu esquevlcia d desligar a torneira. Mas gostei MT. E prateado a cor ótimo acabamento . Fácil d instalar tb. Comprei na dm soluções pet
Pingback: Você sabe o que é a Síndrome de Pandora? |