Do que seus bichos NÃO precisam
Gatos são gatos e cachorros são cachorros, certo? Hum, parece óbvio, mas tem muita gente que acha que bicho é gente. À primeira vista parece uma linda manifestação de amor da pessoa pelo seu peludo, mas a verdade é que esse comportamento de humanizar cães e gatos costuma ser muito prejudicial para a saúde física e principalmente mental do bichinho.
Segundo Cesar Millan, mais conhecido como “o encantador de cães”, não se vê animais com distúrbios psicológicos em savanas ou mesmo em animais de rua. Neuroses, depressão, dependência excessiva e outros problemas comportamentais só são observados nos animais que vivem próximos ao homem – justamente porque são tratados como humanos e, por conta disso, não têm atendidas as necessidades inerentes à sua espécie.
Então, pra defender os direitos do gato de ser um gato, e do cachorro de ser um cachorro, listamos aqui algumas coisas de que o seu bicho NÃO precisa:
Comida de gente
As pet shops estão cheias de rações e petiscos dos mais variados tamanhos, preços e gostos. As rações possuem a quantidade ideal de nutrientes para cada tipo de bicho, que é diferente dos nutrientes da alimentação humana. Pior que isso: vários alimentos que consumimos são prejudiciais ou mesmo tóxicos para os cães e gatos. Temperos como cebola e alho, bebidas como café ou álcool, chocolates e outras delícias podem causar sérios problemas nos peludos, como vômitos, taquicardia, anemia ou mesmo a morte. Por isso, se você quer mimar seu peludo, compre ração de qualidade para ele!
Roupinhas
Gatos não precisam de roupa, pois mesmo no frio encontram um lugar quentinho pra se abrigar. Pra eles, o ideal é colocar à disposição colchonetes e cobertores. Já no caso de cachorros, as roupas podem ajudar a protegê-los do frio do inverno, principalmente os que possuem pouca pelagem ou são idosos. Mas é apenas isso! Não vista roupas em seu cãozinho desnecessariamente. Além de incomodá-lo, muitas roupinhas podem causar alergias e, nos cães de pêlo longo, podem causar nós. O que pode ser bonitinho ou fashion pra você, pode ser extremamente desagradável pra ele.
Sapatos
Os sapatos foram criados para cachorros de resgate, para evitar que machucassem suas patas entre os escombros. Já quanto ao uso por cachorros comuns, as opiniões são controversas. Há quem diga que são importantes durante os passeis para proteger suas patas e por questões de higiene, já que muitas vezes o cão volta do passeio na rua e vai direto pro sofá, pra cama… Outros defendem que prejudicam os cães, pois os deixam nervosos e desconfortáveis. Talvez o melhor seja manter o bom senso: se você perceber que seu cão está incomodado com o acessório, avalie se é realmente necessário pra ele. Use-os o mínimo possível, e lembre-se de cortar as unhas do cão, já que o sapato impede o desgaste natural delas.
Perfumes
Aí está um dos maiores crimes que você pode cometer contra seu cãozinho. Ao contrário dos seres humanos, os cachorros têm o olfato como seu principal sentido. Por impedir que explorem o mundo através do faro, os produtos com cheiros fortes (mesmo os perfumes específicos para cachorros) são para os cães quase o mesmo que uma venda nos olhos de um ser humano. É por isso que muitos deles voltam das petshops e na primeira oportunidade rolam na grama, na terra… pra retirar os odores artificiais que o impedem de “enxergar” o mundo através do seu faro. E esse não é o único problema. Além de todo esse desconforto, os perfumes geralmente causam alergias nos pobrezinhos: não é raro ver um cachorro espirrando sem parar ao sair da pet shop. Enfim, ao dar banho nos cães use produtos com cheiros suaves, e evite perfumes, mesmo os ditos “específicos para cães” (já os para humanos então, nem pensar!!).
E quanto aos os gatos, não precisamos nem entrar nessa conversa, né? Gatos são muito limpos por natureza e não possuem o odor característicos dos cães. Ou seja, a grande maioria nem precisa de banho – salvo exceções – e, perfume de qualquer tipo, nem pensar!
Então, se você quer o bem-estar do seu bichinho, trate-o como tal, respeitando as necessidades da espécie dele. Até porque, cá entre nós, a maior qualidade dos animais é justamente o fato de não serem humanos! :o)
Fontes:
http://www.amocachorros.com.br/tag/sapatos-cachorros/
http://cachorrosblogs.blogspot.com.br/2010/10/cachorros-sapatos.html
http://www.anda.jor.br/01/03/2012/do-que-um-cao-nao-precisa
Este post foi revisado pela veterinária Claudia Valente Kantz.