Os três ingredientes básicos para um cão feliz e equilibrado

cachorro calmo e feliz
É muito comum ver pessoas comentando sobre cães que latem demais, destróem objetos dentro de casa ou demonstram outros tipos de ansiedade. Por isso, neste post vamos contar algumas dicas do André Flores, especialista em psicologia canina, para manter seu cão tranquilo e feliz.

Antes de mais nada, é importante lembrar que o latido é uma das formas de comunicação entre os cães. É usado para reunir o grupo, avisar sobre um perigo iminente, afastar algo que está causando medo a ele, ou simplesmente latir em momentos de brincadeiras e felicidade. O latido só passa a ser um desequilíbrio quando começa a acontecer sem motivos aparentes ou com uma grande frequência.

Para terem uma vida emocional e física equilibrada, os cães precisam de três ingredientes fundamentais: exercício, disciplina e carinho na dose certa (exatamente nessa ordem). Todos eles são fundamentais para criar um cão feliz e equilibrado, mas a maioria das pessoas oferece apenas carinho aos seus cães, ou não usam esses três ítens na ordem correta.

Então, vamos ver cada um deles em detalhes:

Exercícios

Os cães devem caminhar por pelo menos uma hora todos os dias. É a maneira de eles trabalharem seus instintos de quando selvagens. É o momento em que farejam, correm e lidam com uma série de estímulos visuais e auditivos. As novidades que um passeio representa para o cão são muito importantes para espantar o tédio, gastar as energias e controlar sua ansiedade – além de ser um grande momento para o cão e seu dono estabelecerem a relação de liderança e companheirismo entre eles. Ainda não costuma passear com seu amigão? Então veja aqui o melhor tipo de coleira para ele.

Disciplina

Em uma relação entre humanos e cachorros, o humano deve ser o líder da matilha, o que significa definir regras e limites ao cão de maneira não-abusiva. RAtenção: raiva, agressão ou violência com o cão não farão de você um líder de matilha; um líder bravo e agressivo não está no comando. A energia calma e assertiva e o
comportamento de liderança consistente é que tornarão mais fácil o reforço das regras. Aqui tem algumas dicas para estabelecer as regras de um jeito amoroso que os tornará ainda mais companheiros.

Carinho

Esta é uma recompensa que damos aos cães e a nós mesmos depois que eles estiverem calmos e submissos na nossa “matilha”. Afague seu amigão, abrace, role… aproveite o melhor da companhia do seu peludo!

Leave a Reply

Next ArticleComo os animais nos ensinam o desapego