Como resolver o medo que seu cachorro tem do barulho
Devido a quarentena, a rotina da maior parte das famílias mudou e consequentemente, agora os cachorros ficam mais tempo com seus responsáveis, este é um bom momento para analisar o comportamento do seu melhor amigo e até resolver questões como o medo dos sons altos e outros barulhos como a campainha, toque do celular, trovão e fogos de artifício. Qual é a reação do seu peludo com estes barulhos?
Identificando o problema
Alguns sinais podem indicar que seu amigo tem medo do barulho. Confira alguns sinais que ele pode apresentar assim que um barulho alto acontecer:
- Tremor;
- Excesso de saliva;
- Tentar se esconder;
- Ficar atordoado (sem saber para onde ir e pode inclusive fugir e se perder);
- Procurar por atenção;
- Uivos ou choro;
- Latidos excessivos e em tom diferente do comum.
Se o seu cachorro fica em pânico com o coração disparado e tentando se esconder, esta é a hora para adotar medidas que o tranquilizem. Sabemos que acalmar um cachorro com medo é desafiador, mas com as dicas que separamos, ficará mais fácil.
Existem diversos motivos que podem levar o cão a apresentar medo de barulhos: o mais comum é quando ocorre a exposição traumática quando o animal ainda é filhote. Mas também pode ser desencadeado na fase adulta, quando o cachorro passa por uma situação intensa ou que está sozinho.
Vamos acabar com este problema? É só dar uma olhada nas dicas e aplicar as ações indicadas:
Pânico de barulho do trovão
Em dias de chuva, o ideal é manter o cachorro em um lugar seguro (sem vidros ou janelas abertas) e não tentar prendê-lo na coleira. Se puder, fique ao lado dele. Caso contrário, deixe seu amigo em um ambiente com objetos que tragam conforto como a caminha, os brinquedos e até uma roupa que tenha o seu cheiro.
Medo de fogos de artifício e rojões
Esse é um dos problemas mais comuns, uma dica é ir acostumando o cachorro com barulhos altos como o som da TV, música, entre outros.
Utilize o seu celular para reproduzir barulhos diversos, como o de fogos de artifício explodindo. Comece bem baixinho e sempre que colocar para tocar, faça festa com o seu cachorrinho. Vale dar carinho e até um petisco se ele mantiver a calma. Aos poucos, vá aumentando o som gradativamente, até que fique alto ou próximo da situação real. Se o cachorro sentir medo, volte a abaixar o volume e comece de novo. O que dá certo é ter persistência.
Medo da campainha ou música alta
Os ouvidos dos cachorros são mais sensíveis que os nossos, eles escutam muito melhor do que a gente e muitos deles costumam ficar agitados e assustados quando os barulhos começam. Contar com um adestrador para realizar um treinamento de dessensibilização ao barulho pode ser uma forma eficaz de fazer o animal se sentir seguro nessas situações.
De qualquer forma, seguir os passos do item acima de tocar a campainha e mostrar pra ele que não é preciso ter medo, vai ajudar. Quando ele apresentar tranquilidade, ofereça um petisco, faça carinho e toda festa possível.
Técnica de Tellington Ttouch
Existe uma técnica de amarração com panos pode ajudar a acalmar os cachoros durante uma exposição a sons altos. A “Técnica Tellington Ttouch”, consiste em colocar pressão sobre várias partes do corpo do animal com a finalidade de ativar seu sistema nervoso e tranquilizá-lo.
Uso de medicamentos para controle do medo e ansiedade
Em todas as ocasiões em que o cachorro possa ter medo ou ficar ansioso, oferecer um cuidado natural pode ajudar muito. Um deles é a Passiflora, a planta do maracujá. Enquanto muitas pessoas pensam que é a fruta que ajuda a acalmar, é a partir da folha que obtemos os benefícios que auxiliam no tratamento dos sintomas como ansiedade, medo, agitação, entre outros.
A qualidade terapêutica do maracujá é potencializada quando concentrada em suplementos, que contém os compostos bioativos (a parte mais “interessante”) em doses terapêuticas ideais para os pets.
A Botica Pets tem uma fórmula de palitos mastigáveis de maracujá que podem auxilá-lo no tratamento.
Mas além de palitos, existem florais próprios para cachorros que ajudam no tratamento do medo, ansiedade e outros sentimentos.
Em todos os casos, é fundamental consultar o médico veterinário antes de iniciar um tratamento. Mesmo sendo medicamentos fitoterápicos, ou seja, natural, é muito importante manter um acompanhamento com o veterinário do seu amigão.
Mas me conta aí, seu cachorro já teve do barulho? O que você fez que funcionou? A gente vai adorar ver as suas dicas nos comentários.
Até a próxima! 🐶
Ana lucia
Meu Deus eu amo cachorrinho Sempre quis um
Fabiana Xavier
Oi, Ana Lucia!
Nós também amamos! São muito companheiros, não é verdade? 🙂
Um abraço!
Maria Celeste
LITO, O NOSSO CACHORRO, FICA SALIVANDO E LATINDO MUITO POR CAUSA DE SOM ALTO. COLOCAMOS ELE PARA DENTRO DE CASA, ATE O SOM ACABAR. NAS FESTAS DE FIM DE ANO E SAO JOÃO A VETERINÁRIO RECEITOU UM CALMANTE. NÃO POSSO ESTA DAND ESSE REMÉDIO TODO O FINAL de semana, pois, os vizinhos colocam o som alto. E6 um martírio para nós. Tem 06 anos e é de porte grande.
Natalia - Amigo Não se Compra
Poxa Maria, sinto muito pelo seu cãozinho! É aquela situação em que os humanos se comportam de forma bem selvagem, né? Que que custa ouvir um som normal sem atrapalhar os vizinhos?
Uma coisa que você pode fazer, é buscar ajuda de um adestrador, pois como especialista em comportamento animal ele poderá te orientar sobre como ajudá-lo a perder esse medo.