Além da vacinação, veja quais cuidados precisa ter com seu pet

Todo ano todos devem realizar o famoso check-up, que é na verdade o momento de conferir se está tudo bem com nossa saúde. Quem não faz deveria fazer, pois existem muitas doenças silenciosas. Você sabe como esta sua pressão? Colesterol? E o do seu peludinho?

Então, eles também precisam passar por exames periódicos além de manter as vacinas em dia. Vamos descobrir os motivos?

No momento de realizar as vacinas periódicas do seu peludinho, aproveite a consulta. Tire todas as suas dúvidas, fale de algum comportamento diferente que possa estar havendo, comente sobre queda de pelos, excesso ou ausência de fome e saiba que existem outras coisas que precisa estar atento. Muitas doenças são silenciosas.

Sobre a raiva

Esse ano, tivemos um caso de raiva confirmado em 33 anos em Campinas/SP!!! Isso é muito grave, precisamos ficar alertas. Um cachorro foi mordido por um morcego, se contaminou e mordeu um homem (a matéria completa esta aqui) e este por sua vez já esta sendo medicado e passa bem.

O problema é que em vários Estados não estamos mais tendo as vacinas contra raiva para cães e gatos como de costume, e muitas pessoas acabam esperando pelos mutirões oferecidos pelo Governo e estes não estão acontecendo. Houve um ano, talvez vocês se lembrem, em que as vacinas foram trocadas por, pasmem, água!!! Muitos animais morrem!

Eu sei que existe uma parcela muito grande da população que não tem como arcar com essa despesa, mas se você não faz parte dessa parcela, vacine seu peludinho! E se você for de uma parcela que sempre quis ajudar um animal mas não tem condições de adotar um, ajude alguém que não tem condições a vacinar um cachorro ou gato, juntos podemos mais.

A vacina contra raiva faz parte de um quadro de várias outras que o animal precisa tomar ao longo de sua vida. As primeiras vacinas você pode conferir nessa tabela aqui. Listamos as principais vacinas que vão desde o primeiro mês de vida aos 4 meses e incluímos as anuais também.

Na hora de vacinar contra a raiva, sugerimos que você aproveite também a consulta para deixar a saúde dos seus peludinhos em dia.

Pra que não sabe, a raiva é uma infecção, também conhecida como Doença do Cachorro Louco ou Hidrofobia, é transmitida aos humanos por meio do contato com a saliva do cão e do gato que tenham a doença, em alguns casos por mordidas de morcego também, não tem cura e só a vacina pode impedir sua disseminação.

Apesar de a raiva canina e felina não ser mais tão comum nos dias de hoje, a vacinação é obrigatória e deve ser realizada todos os anos em cães e gatos. Sendo  assim, você pode aproveitar essa oportunidade de visita ao veterinário para fazer um chek-up e avaliar a saúde deles, prevenindo algumas doenças.

gato

Exames sugeridos para o check-up:

Exames de sangue, urina, mensuração da pressão arterial e um simples eletrocardiograma podem indicar sinais de algumas doenças ou mesmo sugerir alteração no manejo e alimentação para prevenir outras patologias. Os animais idosos exigem uma atenção especial, você pode conferir aqui como cuidar de um animal idoso.

Segundo Dr. Marcelo Quinzani, do Hospital Veterinário Pet care, “Esses exames são muito importantes para a saúde de cães e gatos. Como não falam, os animais não conseguem nos dizer se têm algum desconforto ou mesmo algo de errado acontecendo, esse cuidado se torna mais importante em animais acima de sete anos de idade para a maioria dos cães e gatos”.

As principais doenças silenciosas e importantes nos pets são:

  • Diabetes;
  • Cardiopatias (de forma genérica podemos entender como doenças do coração);
  • Hipotireoidismo;
  • Hipertensão;
  • Derrames;
  • Doenças hepáticas;

Diabetes

A diabetes em cães é semelhante a dos humanos, mas pode ser bastante discreta no início, segundo Quinzani podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Perda de peso;
  • Aumento de ingestão de água;
  • Alta produção urinária.

Exames de urina e glicemia podem indicar o surgimento do Diabetes. “Tomar conhecimento destes valores é o gatilho inicial para investigarmos mais a fundo”, completa o veterinário.

Hipotireoidismo

Um resultado mais alto do colesterol sanguíneo pode sugerir o hipotireoidismo em cães mais velhos. Dr Quinzani explica que existem alguns sintomas visíveis do hipotireoidismo em cães, como:

  • Sobrepeso;
  • Problemas crônicos de pele
  • Sonolência.

Mas um exame de sangue pode ajudar a identificar esta doença com certa antecedência. É a partir de dados obtidos com a avaliação física e exames de sangue que o veterinário consegue saber se está tudo bem com o pet ou se é necessário fazer uma investigação mais detalhada”, completa o veterinário.

cachorro

Doenças hepáticas

Alterações nos exames de triglicérides, colesterol e outras enzimas do fígado também podem ser importantes indícios de que o pet tem alguma doença hepática ou metabólica, como hiperlipidemia ou Síndrome de Cushing. “Quando um animal possui índices anormais de triglicérides e colesterol, a tendência para desenvolverem estas patologias é maior, por isso estes exames precisam ser realizados periodicamente”, conclui o veterinário.

Hipertensão e Derrame

Animais com Hipertensão normalmente não têm nenhum sintoma visível, mas podem apresentar alterações importantes no coração, nos rins ou mesmo na tireoide. O aumento da pressão arterial pode levar, entre outros problemas, aos derrames cerebrais. Para saber se o cão ou gato tem pressão alta, é necessário medir a pressão com um aparelho especial chamado Doppler.

Doenças cardíacas

Durante a vacinação, quando o veterinário ausculta o coração do cachorro ou gato, ele pode identificar a presença de sopros cardíacos ou arritmias. Esses sinais com ou sem aumento da pressão arterial poderiam indicar alguma doença cardíaca. Animais idosos, principalmente de pequeno porte, são mais propensos a doenças cardíacas com presença de sopro.

 

Vale lembrar que apenas o médico veterinário esta apto a definir quais exames seu peludinho deve realizar. Nós citamos aqui alguns exames periódicos apenas como sugestão, mas existem alguns que só se fazem necessários em animais mais velhos, outros devem ser realizados por todos de todas as idades. Então, não fique preocupado se seu médico não te solicitou algum que falamos aqui no post, talvez nesse momento não se faça realmente necessário.

Mas de qualquer forma, as vacinas precisam estar em dia. E o cartão de vacinação sempre em mãos.

E claro, não esqueça de um dos melhores remédios: amor! Encha seu peludo de amor, cheirinho e muitos beijinhos!

Gostaria de agradecer ao Dr Marcelo Quinzani que nos auxilou no post de hoje.

 

E aí, gostou do post de hoje?

Deixe suas dúvidas e depoimento nos comentários, vamos adorar ler!

Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados para vocês, até lá! 😷

 Banner Amigo adotar

Leave a Reply

Next ArticleSaiba tudo sobre doação de sangue animal