Alergias e os pets vivendo em paz, seria meu sonho?
Muitas pessoas sonham em ter um pet, mas sofrem de Rinite, Sinusite, entre outras alergias. Será que não tem mesmo uma forma das alergias e os pets conviverem em paz?
Ao contrário do que muita gente imagina, os animais em si não são os únicos responsáveis pelos problemas de saúde, como as tão comuns alergias.
A pele, os pelos, a saliva e a urina até podem conter substâncias alergênicas que causam sintomas em quem é predisposto geneticamente, mas é a quantidade de ácaros que eles acumulam é que podem causar as alergias.
A alergia pode se manifestar tanto com sintomas respiratórios, como asma, sinusite e rinite, quanto dermatológicos, como coceiras. No entanto, quem é alérgico não precisa ser privado do contato com os animais. Hoje, estudos científicos comprovam que o convívio com os bichos de estimação pode estimular o organismo a se defender de outras alergias. Alias, citamos nesse post uma pesquisa realizada pela CNN que comprova isso.
Mesmo com estudos comprovando que convivência com animais faz bem e até melhora a imunidade, é possível que sua alergia seja muito intensa. Nesse caso, se estiver impactando na sua qualidade de vida, nossa recomendação é realmente minimizar o contato. Em casos extremos, recomendamos não adotar e só brincar ou fazer carinho quando visitar algum amigo que tem um pet em casa.
Ok, até agora eu posso ter deixado você na dúvida. Mas afinal, como conviver com um pet mesmo tendo alergias?
A melhor forma de evitar qualquer tipo de problema de saúde relacionado aos animais de estimação é investir em uma coisa muito simples: cuidados de higiene, tanto pessoais quanto na casa e com os próprios animais!
Dicas de Cuidados Pessoais
- Evite que o seu pet se aproxime de suas vias respiratórias (nariz e boca) para prevenir os sintomas de uma crise respiratória. Instintivamente, os animais adoram lamber e se encostar nas pessoas, é uma das formas que eles têm de transmitir seu carinho e amor. s2
- Se você tiver alergia de contato aos animais de estimação, controle o tempo que passa perto deles. E sempre que fizer carinho, lave as mãos e use álcool em gel.
- Na hora de fazer a limpeza da área onde o bicho faz as necessidades, procure usar luvas de limpeza. Assim você não irá tocar diretamente nos excrementos nem em produtos de limpeza abrasivos.
- Não durma com o seu pet. Ao adotar esse hábito, a sua cama – e o seu corpo – se transformarão em centros de fatores que podem causar as alergias.
- Pratique uma atividade física. Caminhadas, natação, andar de bicicleta são algumas atividades que melhoram, além do condicionamento físico, a imunidade.
Antes de bater o martelo dizendo que o pet é o casusador das suas alergias, converse com um especialista. Você pode ser alérgico a alimentos, tecidos, medicamentos entre outras possibilidades e não necessariamente a animais.
Dicas de Cuidados com os Pets
- Alguns cães e gatos tendem a causar menos alergias. Se você está prestes a adotar e é alérgico, considere animais de pelos longos. Sim!! Animais de pelos longos têm menos queda na pelagem do que animais de pelos curtos. Outra dica, é conversar com o adotante para entender quais animais ele tem com menos queda de pelos.
- Faça a escovação diária do pet. Dessa forma ele eliminará menos pelos, pele morta e ácaros, que podem desencadear as crises. Procure fazer isso fora de casa, em um local ventilado e arejado, como uma varanda, por exemplo.
- Dê banhos quinzenais no seu animal de estimação. Essa é uma forma de manter todo o corpo do pet higienizado e livre de fatores alergênicos. No caso dos gatos, converse com o veterinário sobre os banhos.
- É preciso que o seu pet seque muito bem, especialmente os mais peludos, para que não acumulem fungos – outro agente que causa alergias. Use secador ou toalhas de banho – que devem ser separadas só para esse fim.
- Os pets que são muito peludos podem fazer a tosa quinzenal ou mensal. Isso ajuda a reduzir a quantidade de pelos e, especialmente no verão, ajuda a refrescar e a secar o animal.
- Semanalmente é essencial higienizar os itens de uso do animal, como bebedouros e comedouros, caminhas e brinquedos, pois eles tendem a acumular os agentes nocivos. Água quente e sabão neutro são os melhores produtos para isso.
- Ensine o animal a fazer as necessidades sempre no mesmo lugar. Com os gatos, basta colocar a caixa de areia em um local arejado. No caso dos cães, é preciso habituá-los desde cedo a usar apenas um lugar da casa para isso.
- Animais estressados podem perder mais pelos do que o normal. Proporcione bem-estar ao seu bicho de estimação para evitar que isso aconteça.
Dicas de Cuidados com a Casa
- Diariamente, use um aspirador de pó ou um pano úmido para remover o excesso de sujeira da casa. Uma vez por semana, invista na faxina pesada. Apenas evite usar a vassoura, que pode espalhar os agentes alergênicos pelo ar. Máscaras, luvas e toucas são bem-vindos em casos de alergias extremas.
- Use produtos específicos para a limpeza de locais onde há animais. Eles são mais eficientes para remover odores, resíduos e agentes nocivos à saúde sem causar alergia nos animais (o que aumentaria a quantidade de pelos perdidos).
- Semanalmente, coloque travesseiros, cobertores, almofadas, cortinas, toalhas e tapetes para tomar o sol da manhã. Antes de guardar, dê uma boa sacudida para eliminar os pelos.
- Mantenha a sua casa sempre bem iluminada e arejada. Deixe as portas e janelas abertas, pois isso ajuda o ar a circular e reduz odores que também podem ser incômodos.
- Use um purificador de ar no ambiente. O produto ajuda a reter os pelos e as impurezas presentes no ar, e devolve um ar limpo e livre de agentes nocivos para você respirar.
Fizemos um post com 6 dicas fabulosas de limpeza para quem tem pet. Você vai se surpreender em como uma luva de borracha pode ser tão úitil!
Antes de você ir, deixa eu pôr mais lenha nessa fogueira: ela encontrou o amor da vida dela, mas ele é muito alérgico. E aí? O gato ou o namorado? Confira aqui esse depoimento surpreendente!
Você é alérgico e tem algum pet? Conta sua experiência pra gente aqui nos comentários!
Até a próxima!